Quando o sujeito é formado por porcentagem?

Perguntado por: Davi Filipe de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo. Exemplos: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação. 85% dos entrevistados não aprovam a administração do prefeito.

Quando se usa porcentagem?

A porcentagem é usada para comparar grandezas, calcular valores de lucro, desconto ou prejuízo e até mesmo taxas de juros.

Quando o sujeito é composto de uma porcentagem que não é seguida de outra palavra o verbo concorda com?

- O verbo concorda com o sujeito quando esse é um número expresso em porcentagem, sem especificação. Ex: Um por cento não compareceu à aula. Noventa por cento não compareceram à aula.

Quando o sujeito é formado por expressões que indicam porcentagem seguida de um substantivo como se dá a concordância do verbo cite exemplo?

A concordância deve ser feita sempre com o número percentual quando o verbo aparecer antes da porcentagem, ou a porcentagem for antecedida por um determinante. Exemplos: Do total de alunos, 25% não compareceram à aula. Não apareceu nem 1% do dinheiro até agora.

O que é concordância com porcentagem?

Com as expressões que indicam percentagens o verbo pode ficar no plural ou no singular, conforme o caso, já que a concordância pode ser feita com o número percentual ou com o substantivo a que ele se refere: No seu Estado, 75% da população ganha menos de dois salários mínimos (concorda com população).

CONCORDÂNCIA VERBAL - Sujeito representado por uma porcentagem.

45 questões relacionadas encontradas

São 20% ou E 20%?

As duas formas estão corretas.

Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

São 10% e 10%?

Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas. Hoje são dez de setembro de 2011.

Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo?

5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo. Exemplos: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação.

Quando o sujeito é representado por um substantivo coletivo?

Quando o sujeito é representado por um substantivo coletivo, o verbo fica no singular. Quando o sujeito é um pronome demonstrativo, o verbo fica na 3ª pessoa.

Quando as expressões um e outro nem um nem outro são seguidas de um substantivo este permanece no singular qual alternativa está correta?

Se existir um substantivo depois de “um e outro”, o mesmo ficará no singular: Um e outro aluno estudaram/estudou para a prova e não Um e outro alunos estudaram para a prova. 3. No caso do substantivo vir acompanhado de um adjetivo, este último ficará no plural: Um e outro aluno aplicados estudaram/estudou para a prova.

Quais são as regras de concordância nominal?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Quais são as regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

O que é um sujeito composto?

Sujeito composto: é aquele que possui mais de um núcleo.

Como usar porcentagem no texto?

Nas obras gramaticais tradicionais, a questão da concordância com as porcentagens não é citada. No entanto, devemos partir da lógica normativa: de dois em diante, usa-se o plural. Em outras palavras: "Apenas 20% querem a manutenção".

Qual a diferença de percentagem e porcentagem?

Inicialmente, as duas palavras estão corretas. O que diferencia as duas é que porcentagem é nativa do português brasileiro e percentagem vem de percentage, cuja origem é do inglês.

Qual o correto por cento ou porcento?

A percentagem (representada pelo símbolo %) é um cálculo baseado em 100 unidades. Traduz a ideia 'por cada cem', 'por cada centena', 'por cada cento'. É, pois, por cento que se deve escrever.

Como identificar um substantivo coletivo?

Substantivo comum que indica coletivo

Substantivo coletivo é o substantivo comum, que mesmo estando no singular, indica um agrupamento, uma coleção ou conjunto, que pode se referir às pessoas, animais que pertencem a uma mesma espécie, objetos, coisas, meios de transporte, elementos da natureza, entre outros.

O que é um sujeito coletivo?

26. Reconhecer os sujeitos coletivos é dar materialidade política – voz e capacidade deliberativa – às pessoas in- seridas na situação e no contexto em que ocorrem as disputas. Significa ir além da democracia representativa, chegando a uma forma mais direta de intervenção, de- bate e deliberação.

O que é um substantivo coletivo?

Substantivos coletivos são substantivos comuns que, mesmo no singular, indicam um conjunto de seres da mesma espécie. Eles podem ser específicos, indeterminados ou numéricos. Qualquer substantivo que indique um grupo de seres da mesma espécie é um coletivo.

Quando o sujeito é formado por expressão Partitiva mais um substantivo ou um pronome no plural o verbo pode ficar no plural para destacar?

Expressões partitivas + substantivo/pronome:

Quando o sujeito apresenta expressão partitiva, ou seja, aquela que sugere uma “parte de alguma coisa”, seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural. Exemplos: A maioria dos alunos não estuda para o simulado.

Quando o sujeito é formado por um pronome indefinido ou interrogativo plural o verbo vai para?

a) quando o sujeito possui expressões constituídas de pronomes indefinidos ou pronomes interrogativos no plural, seguidos da preposição “de” e dos pronomes pessoais nós e vós, o verbo vai para o plural, mas pode concordar, em pessoa, tanto com o pronome indefinido (3ª pessoa) como com o pronome pessoal.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Que horas são ou é?

Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

E três horas ou são três horas?

Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado. – já são 09 horas da manhã.

É uma hora e meia ou são uma hora e meia?

Faz zero grau! Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

Artigo anterior
Como os satélites nos ajudam?
Artigo seguinte
Quem tem imóvel pode pedir usucapião?