Quando o sangue é igual pode ter filhos?

Perguntado por: Nuno Denis Carneiro Fonseca  |  Última atualização: 10. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

“Estou grávida e descobri que eu e meu marido temos sangue A +. Fiquei preocupada se isso pode causar problemas no bebê. Casal com o mesmo tipo de sangue pode ter filhos?” O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê.

Quem tem o mesmo tipo sanguíneo pode ter filhos?

A primeira delas diz respeito a compatibilidade do casal: ter o mesmo tipo de sangue é melhor ou pior? Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis.

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos juntos?

Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.

Qual tipo de sangue é mais difícil de engravidar?

As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.

Quem tem sangue positivo pode ter filho negativo?

Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo. Isso se deve ao fato do Fator Rh ser um antígeno que é transmitido durante a concepção.

Incompatibilidade Sanguínea - Fator Rh negativo na gravidez - #MelhorVídeo

32 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando os pais têm o mesmo tipo sanguíneo?

Por exemplo, quando o pai e a mãe são O, o bebê deverá nascer com o mesmo tipo sanguíneo dos pais, ou seja, o O. Agora, se a mãe for A e o pai for O, é possível que a criança seja tanto O quanto A, mas não será B e nem BA.

De quem o filho herda o sangue?

A definição do tipo sanguíneo de uma criança depende de quais genes ela herda dos pais. As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.

Quando o sangue da mãe é negativo e do pai positivo?

Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação. O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.

Quando a mãe é O+ e O pai e a +?

Pais O+ e A+ Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A. Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo.

O que acontece quando o sangue da mãe é negativo?

Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.

Qual o melhor tipo de sangue para engravidar?

É importante destacar que não há uma comprovação de relação entre o tipo sanguíneo da mulher ou do casal e as taxas de sucesso no tratamento de reprodução humana. Porém, a preocupação se dá pelo risco de aloimunização ou eritroblastose fetal, tal qual nas gestações espontâneas.

Como saber se o sangue do casal combina?

Para fazer o teste de compatibilidade genética é preciso que o médico solicite a realização do exame. A partir daí, coleta-se uma amostra de sangue do homem e da mulher, no qual se analise o material genético de cada um, através do sequenciamento do DNA dessas células.

Quem é o+ pode ter filho A+?

Olá , quando o pai tem o tipo de sangue O+ e a mãe é A+ o filho pode ter o tipo de sangue A- Sim, é possível que o filho tenha o tipo de sangue A-. Isso acontece porque o tipo sanguíneo é determinado por herança genética dos pais, que podem transmitir diferentes alelos (variantes de um gene) para o filho.

Quando a mãe e o pai são o positivo?

Agora, podemos ir aos exemplos práticos. Por exemplo, quando o pai e a mãe são O, o bebê deverá nascer com o mesmo tipo sanguíneo dos pais, ou seja, o O. Agora, se a mãe for A e o pai for O, é possível que a criança seja tanto O quanto A, mas não será B e nem BA.

Quem tem sangue O negativo pode ter quantos filhos?

Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema.

Qual é o tipo de sangue mais raro do mundo?

Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Qual tipo de sangue combina com o+?

Pessoas com sangue O+

Podem receber de O+ e O-. Podem doar para A+, B+, AB+ e O+.

É possível um bebê nascer com o tipo de sangue diferente dos pais?

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Quando o sangue do casal não é compatível?

A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.

Qual tipo sanguíneo dos pais interfere na gravidez?

Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez. Entretanto, se você é Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade de que o bebê seja positivo e isto poderia ocasionar incompatibilidade sanguínea entre você e o seu bebê durante a gestação.

O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?

A incompatibilidade sanguínea só acontece quando a mãe não tem a proteína antígeno D no sangue (Rh-), e a criança herdou essa proteína do pai (Rh+).

O que define o tipo sanguíneo do bebê?

A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante.

O que acontece se o sangue dos pais forem iguais?

O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê. Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes.

Qual a genética mais forte do pai ou da mãe?

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Qual tipo sanguíneo e mais dominante?

Mais comuns em cada região

É também o tipo de sangue mais comum nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam.

Artigo anterior
Qual é a sigla de oxigênio?
Artigo seguinte
Onde baixar jogos para PC pirata?