Quando o que é pronome relativo ou conjunção integrante?

Perguntado por: Diego Oliveira Matos  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos. ... Eis aí a conclusão: nesse caso, o “que” atua como pronome relativo.

Quando o que é conjunção integrante?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Como saber se o que é um pronome relativo?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. ... Como se pode perceber, o que, nessa frase, está substituindo o termo professor e está relacionando a segunda oração com a primeira.

Que conjunção integrante é pronome relativo?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. ... Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis os artistas.

Quando se é pronome ou conjunção?

Funções do pronome “se” Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

QUE: Conjunção Integrante ou Pronome Relativo? | Dicas Práticas

32 questões relacionadas encontradas

Quando se é pronome?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Que pronome relativo sujeito?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Quando que é um pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. ... Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).

Como saber a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Onde é um pronome relativo?

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. ... A função sintática do pronome relativo onde será sempre de adjunto adverbial de lugar, sendo assim, é preciso ter muita atenção com o uso desordenado da palavra.

Como posso substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Como saber se o se é conjunção integrante?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

O que é conjunção integrante exemplos?

Conjunções Integrantes

São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quais os pronomes relativos em inglês?

O que são e como usar os pronomes relativos em inglês?
  • Who. “Who” é usado para falar de pessoas. ...
  • Whom. “Whom” também é usado para falar de pessoas, atuando como o nosso “quem” e com um ar mais formal. ...
  • Whose. ...
  • Which. ...
  • Where. ...
  • When. ...
  • That.

O que é pronome relativo exemplos em frases?

O pronome relativo quem é usado para fazer referência para pessoas ou coisas personificadas. Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história.

Como achar pronomes na frase?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
...
  1. Eu → mim, me, comigo;
  2. Tu → te, ti, contigo;
  3. Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  4. Nós → nos, conosco;
  5. Vós → vos, convosco;
  6. Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

Quando é que o que é sujeito?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Que em forma de sujeito?

Gostava que me dissessem qual a função sintática desempenhada pelo pronome relativo "que" na frase «O mesmo sol que abre os céus» [Mensagem, Fernando Pessoa]. ... O pronome relativo que substitui o seu antecedente, representado pelo vocábulo “horizonte”. Neste caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Onde e em que?

O pronome relativo onde não deverá ser usado com expressões que não indicam lugares, devendo ser privilegiado o uso de em que nessas situações. ... Onde, sendo um pronome relativo ou um advérbio de lugar, indica um lugar permanente.

O que substitui a conjunção se?

1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

Qual é o sentido da palavra se?

Significado de Se

conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender! Tendo em conta algo; já que: se ele precisa de mais tempo, é necessário adiar o casamento.

Quando o se é Advérbio?

O advérbio é uma classe de palavras que, ao unir-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio, podem modificar-lhe o sentido. ... Já em (2) e (3), pode-se notar que a palavra “muito” age como um intensificador do adjetivo “bom” e do advérbio “bem”.

Artigo anterior
O que não fazer durante uma tempestade?
Artigo seguinte
Como ler o corpo de outra pessoa?