Quando o proprietário pode pedir a revisão do valor do aluguel judicialmente?

Perguntado por: Rafael Pacheco de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

Lei de Locações, art. 19:“Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.”

Quando o locador pode reajustar o valor do aluguel?

O proprietário tem o direito de reajustar o aluguel do imóvel uma vez por ano ou se considerar que o preço atualmente cobrado está defasado em relação ao valor do mercado. Porém, essa última revisão só pode ser solicitada após passado um período de 3 anos de contrato.

Como pedir revisão de aluguel?

A primeira orientação é sempre buscar diretamente o locador (dono do imóvel que está sendo alugado). É para ele que o locatário (o inquilino) poderá explicar suas necessidades e solicitar um desconto no valor que paga mensalmente a título de aluguel.

Quem pode requerer uma ação revisional?

Como visto, a ação revisional de aluguéis pode ser ajuizada pelo locador ou pelo locatário, conforme o interesse seja o de majorar ou reduzir o valor do aluguel, desde que o contrato esteja vigorando há, pelo menos, três anos, ou após três anos contados do último acordo de reajuste do aluguel realizado entre as partes, ...

Quais os requisitos para propositura de uma ação revisional de aluguel?

Em síntese, os requisitos para ingresso da ação renovatória são: "I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; II - o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos; e III - o locatário esteja explorando seu comércio, ...

Advogada esclarece principais dúvidas de inquilinos e proprietários de imóveis

35 questões relacionadas encontradas

Quando cabe ação revisional de aluguel?

O art. 19 da Lei de Locações estabelece uma condição adicional5 para que se faça possível o ajuizamento da ação revisional da aluguéis: que esta seja proposta pelo menos três anos após a celebração do contrato de locação, ou do último acordo entabulado entre as partes.

Quando cabe ação revisional?

A ação revisional vem tendo grande importância quando se trata da negociação do saldo devedor, caso o banco aceite negociar ou inicie as negociações. Na prática, é possível obter a concessão de mais prazo para o pagamento e/ou um bom desconto em relação ao saldo devedor.

Quem é o locatário e quem é o locador?

O locatário é quem está do outro lado da negociação, ou seja, é a pessoa para quem o imóvel será alugado. E assim como o locador, também pode ser representado por mais de uma pessoa e por pessoa jurídica.

Qual a finalidade da ação revisional?

Ação Revisional é a demanda judicial que busca a verificação e possível correção de um contrato de financiamento. O principal objetivo de tal ação é a redução ou extinção do saldo devedor.

Quais são os requisitos da ação renovatória?

Requisitos para o direito de ação renovatória
  • Ser a locação comercial (com algumas exceções)
  • Ser a locação pactuada por contrato escrito.
  • A locação deve ser pactuada por prazo determinado.
  • Mínimo 5 anos de contrato.
  • Mínimo de 3 anos no mesmo ramo empresarial.

Como saber se o valor do aluguel é justo?

Como saber se o preço do aluguel é justo? Veja o que observar
  1. Localização. O primeiro deles está relacionado à localização. ...
  2. Condições do imóvel. Conforme abordado, além da localização, há outras variáveis que motivam no aumento do preço do aluguel. ...
  3. Infraestrutura da região. ...
  4. Segurança. ...
  5. Tamanho do imóvel. ...
  6. Opções de lazer.

Como pedir desconto no aluguel por causa da pandemia?

O locador (quem mora de aluguel) que teve seus ganhos reduzidos devido à crise do COVID, precisa procurar o proprietário do imóvel para pedir revisão no valor praticado. O locatário não é obrigado por lei a conceder descontos, mas certo é que o momento de crise requer compreensão e solidariedade de todos.

Qual o prazo de uma ação de despejo?

De acordo com a Lei, quando o proprietário envia uma notificação de despejo ao inquilino, o prazo recomendável para desocupação é de pelo menos 30 dias. Ao ser informado do despejo, o morador deve desocupar o imóvel dentro do prazo estipulado.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre reajuste?

A lei que dispõe sobre as regras do contrato de locação, conhecida como Lei do Inquilinato, permite que o aluguel seja reajustado a cada 12 meses desde que contenha uma cláusula explicando os critérios utilizados. O reajuste do aluguel tem como objetivo corrigir o valor pago de acordo com os índices de mercado.

Qual o reajuste de aluguel permitido por Lei?

FGV lançou novo índice de reajuste de aluguel

Com dados atuais, o índice terminou 2021 com uma baixa de -0,61%, o que reforça que muitos dos contratos foram negociados com base na crise econômica, deixando de lado a alta do IGP-M ou os 10% do IPCA.

Qual a porcentagem que pode aumentar o aluguel?

É importante frisar que isso nunca deve ser feito antes do prazo de aniversário ou do fim do contrato. Até o mês de novembro de 2021, o indicador IGP-M acumulou 17,89% nos últimos 12 meses. E segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado no dia 26 de novembro, a meta para o IGP-M em 2022 é de 5,31%.

Qual a finalidade da ação revisional e da ação de exoneração de alimentos?

Primeiro, o que é revisional de alimentos e exoneração de alimentos? Ambas são ações judiciais com a finalidade específica de pedir revisão ou exoneração dos alimentos já fixados. Importante esclarecer que as sentenças que fixam os alimentos não transitam em julgado, ou seja, não são absolutas.

O que é uma revisional?

1. Relativo a revisão. 2. [ Direito ] Que faz a alteração a ou revisão de um contrato (ex.: acção revisional).

O que é uma revisional de contrato?

Neste contexto, a revisão contratual é uma forma de adequação do contrato à vontade dos contratantes, ou ainda, a hipótese de resolução contratual para os casos onde a redução da onerosidade não seja possível.

Quem aluga e?

Locador é o proprietário do imóvel, geralmente representado por uma administradora. O locatário é o que aluga o imóvel para moradia ou uso comercial.

Quando pedir revisão de contrato?

É o que pode ocorrer quando há cobranças indevidas de taxas, a venda casada de produtos financeiros ou presença de juros abusivos no contrato. Nesse sentido, a ação vai além da discussão direta dos termos do contrato com o banco credor.

Como faço para entrar com uma ação revisional?

Como entrar com uma ação revisional? A Constituição, em seu artigo 5º, parágrafo XXXV, garante a todo cidadão o direito de pedir a revisão dos seus contratos na Justiça, caso sinta-se lesado de alguma forma. Então, para entrar com esta ação de revisão de contrato, é preciso procurar um advogado especializado no tema.

Quem coloca na revisional não consegue mais crédito?

A ação revisional não impede um novo financiamento

Após a ação revisional feita, você pode pedir um outro financiamento normalmente. Acima de tudo, é preciso saber que cada financiadora possui regras para concessão de crédito.

Como se distinguem as ações renovatória de locação e revisional de aluguel?

Distinguem-se, nessa hipótese, o contrato encerrado e o contrato obtido com a ação renovatória, a partir do que “as acessões/benfeitorias realizadas pelo locatário somente podem ser consideradas na ação renovatória de aluguel, e não na ação revisional de aluguel”[6]. A questão foi objeto de ampla discussão no STJ.

O que é uma ação de consignação de aluguel?

Conceito: A ação de consignação de aluguel, é o meio pelo o devedor locatário, efetua o pagamento de suas obrigações, caso o locador venha e recusar o recebmento ou não possa faze-lo na forma contratual.

Artigo anterior
Para que serve o lápis de cor branca?
Artigo seguinte
O que é a infra-estrutura de uma empresa?