Quando o muito varia?

Perguntado por: Emanuel Gonçalves de Pinho  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

When we use the word “muito” to indicate quantity, it's a variable word, that is, it varies in gender and number. In this case, the word “muito” is equivalent to the word “many” or “a lot of”, in English. The word "muito" indicates an amount that is not accurate or precise.

É correto escrever muitos?

Mesmo sem muitas explicações gramaticais, é fácil compreender o seguinte: MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

Quando a palavra muito vai para o plural?

Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.

Quando se usa muito e muita?

Como advérbio é invariável: muito grande, muito pequena, muito pequenos, muito pequenas. A forma que vemos em "muita grande" pertence à linguagem coloquial. O e final de grande modifica-se em a para intensificar o significado de grande. Outros casos: "muita" bom, "muita" feio/a, "muita" palerma, etc.

Quando bastante varia?

Função de pronome indefinido

Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”

MUITOS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS POR ISSO! | Neurocientista Dr. Andrew Huberman

20 questões relacionadas encontradas

Quando bastante flexiona?

A palavra "bastante" pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos(as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado.

Quando muito flexiona?

Muito + advérbio – invariável (não se flexiona). Eu cheguei muito cedo. Ele anda muito devagar. Muito + substantivo – variável (flexiona-se).

Quando se diz muito obrigado?

Ora, sabemos que todos os adjetivos concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Logo, se o sujeito for masculino, dirá: muito obrigado. Mas se for feminino, há de dizer: muito obrigada".

Qual advérbio de muita?

Muito (adv.), muita (pron. indef.)

Como saber se a frase está correta?

Um dos pilares da gramática é a ortografia

Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.

É correto dizer Estamos muito felizes?

Felizes é o plural de feliz. O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.

O que é muitas?

Muita é o feminino de muito. O mesmo que: sobeja, demasiada, exagerada, excessiva.

Como se escreve muito ou muinto?

A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
...
Formas erradas:
  1. muinto feliz;
  2. muintos amigos;
  3. muinta força;
  4. muintas famílias.

Foi muitos ou foram muitos?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Como se escreve muitas coisas?

' - 'Muitas das coisas que aconteceram não se justificam. ' - 'Descobri logo que muitas das coisas que eu admirava em...' - 'Partilhei muitas das coisas que vivi por aqui. ' É correta a utilização do termo 'muitas das coisas'?

Qual a classificação de muitas?

Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere. Em outras palavras, se “gente” é feminino e plural, emprega-se “muita”, por ter igual flexão.

É errado falar obrigado sendo mulher?

Então, muita atenção. Para ajudar a gravar essa concordância dos adjetivos obrigado e obrigada de uma vez por todas: sempre que utilizarmos o termo obrigado, acompanhado de outras palavras ou isolado, devemos concordar em gênero. Ou seja, mulheres dizem obrigada e homens dizem obrigado.

Como se escreve muito obrigado em português?

  1. thank you so much.
  2. thank you very much.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Como se flexiona o advérbio?

Como advérbio não se flexiona, mas existe flexionado como pronome ou adjetivo. Exemplos: Há bastante divergência a respeito no Congresso (muita divergência…) (advérbio).

Quando todo e advérbio?

Simples: na língua culta, TODO funciona normalmente como pronome indefinido e, como sabemos, pronomes podem variar (todo, toda, todos, todas). Por influência desse traço de variação pronominal, quando esse vocábulo é usado contextualmente como advérbio, PODE sofrer variação.

Teve bastante dificuldades?

Tenho bastante problemas ou Tenho bastantes problemas? Bastante, como muito, pode funcionar seja como advérbio, sendo então invariável, seja comoadjetivo, devendo então concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar.

Artigo anterior
Como fazer a voz do Google Tradutor homem?
Artigo seguinte
Quantas doses da vacina da febre amarela?