Quando o MEI vai para dívida ativa?

Perguntado por: Marta Andrade  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que estão inadimplentes, com os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas(DASN-Simei), poderão a partir de outubro ter seu CNPJ inscrito em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

O que acontece quando MEI vai para dívida ativa?

De acordo com a Receita Federal, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na dívida ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença, por exemplo.

Como saber se estou devedor no MEI?

O MEI pode pesquisar sobre débitos pendentes no Portal do Simples Nacional, na opção “Cálculo e Declaração“.
  1. Vá até a opção “PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI (versão completa)”,
  2. Clique em “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”.

Como regularizar dívida ativa MEI?

Isso mesmo, para se regularizar não é necessário quitar todos os débitos, mas sim negociar suas dívidas. Você pode realizar o pagamento das suas dívidas de forma parcelada e isso vai fazer com que o seu MEI não seja inscrito na Dívida Ativa e que a sua situação da sua empresa fique regular junto à Receita Federal.

Como fazer acordo do MEI atrasado?

Como parcelar o pagamento do MEI atrasado
  1. Acesse o portal do Simples Nacional em seu navegador clicando aqui. ...
  2. Na próxima tela, clique no ícone de chave ao lado da opção "Parcelamento - Microempreendedor individual"; ...
  3. Informe o número do CNPJ, do CPF da pessoa responsável e o Código de Acesso para acessar a plataforma.

Receita Federal Divulga que os Débitos do MEI Vai para Divida Ativa

20 questões relacionadas encontradas

Como regularizar MEI muito atrasado?

A solicitação do parcelamento deve ser realizada diretamente no Portal do Empreendedor ou no Portal do Simples Nacional. Mas é importante lembrar que antes de fazer isto será necessário realizar a DASN – Declaração Anual Simplificada para MEI.

Como saber se estou em dívida com o MEI?

Como consultar dívida MEI?
  1. Acesse o Serasa Limpa Nome.
  2. Informe seu CPF e clique em “Consultar”.
  3. Digite sua senha. Caso ainda não tenha cadastro na Serasa, pode fazer gratuitamente e na hora.
  4. Caso tenha uma empresa atrelada ao seu CPF, aparecerão acordos para a dívida no MEI.

O que acontece se eu não pagar o parcelamento do MEI?

O que acontece se o MEI não pagar? O MEI pode desistir do parcelamento a qualquer tempo. A desistência encerra o parcelamento. Os débitos não regularizados terão prosseguimento na cobrança e envio para inscrição em Dívida Ativa da União (DAU).

O que acontece se não regularizar o MEI?

Se o microempreendedor não regularizar sua situação, o registro da dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos.

O que acontece quando o nome vai para a Dívida Ativa?

A existência de uma Dívida Ativa com a União pode resultar na inclusão do devedor no CADIN (impedindo a obtenção de financiamento ou empréstimos), no protesto extrajudicial do débito em cartório (inclusão nos órgãos de restrição ao crédito, como Serasa e SPC), na impossibilidade de emissão de certidão de regularidade ...

Quem tem MEI e nunca pagou?

Para cancelar o MEI, você precisa se dirigir ao “Portal do Empreendedor” e informar o CNPJ, CPF e o Código de Acesso do Simples Nacional, que foi gerado durante o cadastro como MEI. ... Depois de realizar a baixa no Portal do Empreendedor, o MEI precisa preencher o DASN-SIMEI de Extinção – Encerramento.

Quanto tempo o MEI é cancelado?

A norma prevê que antes do cancelamento efetivo, o MEI terá seu CNPJ suspenso por 30 dias e só depois deste prazo, caso ainda continue inadimplente, a baixa acontecerá definitivamente.

Quantas parcelas do MEI posso atrasar?

O Parcelamento Simples Nacional: É uma opção disponível para o MEI atrasado que pode ser feita a qualquer momento. Ele tem limite de 60 parcelas, sem desconto de multas e parcelas, com valor mínimo de R$ 50.

Quantos parcelamentos O MEI pode fazer no ano?

Só é possível 1 (uma) negociação de parcelamento por ano calendário.

Quantas parcelas posso atrasar do parcelamento do Simples Nacional?

O parcelamento será cancelado automaticamente com a falta de pagamento de 3 parcelas, consecutivas ou não, ou então 2 parcelas, quando todas as outras tiverem sido quitadas e a última estiver vencida.

Como regularizar o MEI atrasado 2021?

Como regularizar os débitos dentro do prazo? O MEI terá até o dia 30/09/2021 para regularizar os DAS de 2016 em atraso já declarados através da DASN-Simei. Para isso, é necessário acessar o Portal GOV.BR e emitir o DAS único para pagamento ou realizar o parcelamento destes débitos.

Estou a 2 anos sem pagar o MEI?

O MEI que não mantém as contribuições mensais em dia, pode: Perder benefícios previdenciários ou levar mais tempo para se aposentar. Pagar de multas e juros pela inadimplência. Correr o risco de ter o CNPJ cancelado (depois de dois anos sem pagamento do DAS MEI)

Quanto tempo para o CNPJ ser cancelado?

Antes de mais nada, é bom saber que o CNPJ primeiramente é suspenso antes de ser totalmente cancelado. Essa suspensão ocorre por 95 dias. Portanto, dá tempo do empreendedor colocar em dia suas obrigações. passado esse prazo, aí sim, o CNPJ é cancelado.

O que acontece se não pagar uma dívida ativa?

Caso você não consiga pagar a dívida durante o período estipulado, a Secretaria Municipal da Fazenda do município pode entrar com pedido para incluir o seu CPF no cadastro de dívida ativa da cidade. Agora, além de pagar o valor atrasado, poderão ser incluídas multas e juros ao valor original.

O que acontece se eu não pagar a dívida com a Receita Federal?

A menor multa, no geral, é aplicada quando o contribuinte reconhece seu erro e quita a dívida em até 30 dias a partir da notificação. Caso o prazo não seja respeitado o valor pode subir em 75%. A Receita cobra multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20%.

Quanto tempo para a dívida ativa sair do sistema?

Legalmente, o período para que a dívida ativa prescreva é de 5 anos, após esse tempo o governo não pode mais fazer cobranças.

Como tirar dívida ativa do cartório?

Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar:
  1. Fazer o pagamento da dívida.
  2. Pedir ao credor a carta de anuência (declaração onde o credor autoriza que o título ou documento de dívida protesto seja cancelado).
  3. Levar a carta de anuência ao cartório para retirar o protesto do seu nome.

Como cancelar protesto de dívida ativa?

IMPORTANTE: Em até 5 dias úteis do pagamento da Dívida Ativa Vossa Senhoria deverá requerer o boleto para cancelamento do (s) protesto (s), neste mesmo site na guia “GERAÇÃO DE BOLETO PARA CANCELAMENTO” e efetuar o pagamento dos emolumentos para caracterizar a efetivação do cancelamento do protesto.

Quanto tempo demora para baixar dívida ativa IPVA RJ?

A Certidão de Débitos Fiscais será expedida em até 10 (dez) dias úteis, diretamente pelo sitio da Divida Ativa.

Quanto tempo caduca uma dívida na Receita Federal?

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito. Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas.

Artigo anterior
Qual o volume do pulmão?
Artigo seguinte
Como se escreve auto escola na nova ortografia?