Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?

Perguntado por: Artur Martinho Branco Machado  |  Última atualização: 20. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo):

Quando usar o lhe antes do verbo?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Como saber se é lhe ou o?

- O verbo transitivo exige complemento e é dividido em: transitivo direto e indireto. O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Enquanto os pronomes o, a, os, as e variações como lo, la são dos objetos diretos.

Como saber se o se vem antes ou depois do verbo?

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

É correto começar uma frase com lhe?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

Funções sintáticas dos pronomes o(s), a(s) e lhe(s) [Prof. Noslen]

36 questões relacionadas encontradas

É correto dizer Estou lhe enviando?

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.

O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

O que atrai o pronome lhe?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu. Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

Como usar o lhe e lhes?

Empregando corretamente o pronome teremos: Jamais o procurei ou jamais procurei você. Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Como saber se a colocação pronominal está correta?

A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.

Que Deus te dê ou lhe dê?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.

O que quer dizer a palavra lhe?

1. Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido. Estavam chamando-me pelo alto-falante./ Estavam-me chamando pelo alto-falante.

Qual é o correto lhe desejo ou te desejo?

O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.

Quais verbos não aceitam o pronome lhe?

Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).

Que te falei ou que lhe falei?

Os pronomes utilizados estão corretos; devemos, no entanto, atentar para a pessoa verbal a que eles correspondem e, neste caso, o uso foi equivocado. O pronome TE (ou ti) corresponde à segunda pessoa e LHE corresponde à terceira.

Qual é a classificação do pronome lhe?

Objeto indireto

O pronome lhe, foi originado do dativo latino que tem uma espécie de função paralela à do complemento indireto do português.

Qual é o plural de lhe?

Essa história de cortar o “s” final do verbo, ao pospor-lhe um pronome oblíquo, só é válida para os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” e não para os pronomes “lhe”, “lhes”.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Qual é a função do pronome lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."

Quais são as principais regras de colocação pronominal?

Há três tipos de colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. Próclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo. Ênclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. Mesóclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado no meio do verbo.

Quando o pronome lhe é possessivo?

Pronome LHE, possessivo

O segundo uso do pronome lhe(s) traz sentido possessivo e, de acordo com a frase, equivale aos pronomes possessivos seu(s), sua(s). Observe as frases: O acusado roubou a bolsa da mulher.

Vai-te ou vai lhe?

É simples, basta haver concordância: se optarmos por nos dirigir ao interlocutor pelo pronome tu, devemos usar suas flexões te, ti, tua, sem intercambiar com outras formas de tratamento. Se optarmos por tratar o interlocutor por você, as flexões serão o/a, lhe, seu/sua.

Estou te ou estou lhe?

Quando o hábito é tratar a pessoa por TU - o que é muito comum no Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina - deve-se dizer Estou te escrevendo. Mas se o indivíduo ao longo da carta é tratado por VOCÊ, usa-se ”lhe” (assim como o/a, seu, sua e demais pronomes da 3ª pessoa): Estou lhe escrevendo...

Estou te esperando ou estou lhe esperando?

O forma correta é "Estou te esperando", pois o pronome "te" assume o papel de objeto direto. Ex: Estou esperando você. O pronome Lhe é utilizado quando há objeto indireto ou bitransitivo, e o verbo esperar é transitivo direto.

Artigo anterior
Quanto tempo uma pessoa leva para percorrer 1 km andando?
Artigo seguinte
Quanto tempo apos relacao engravida?