Quando o inquilino não pagar a imobiliária tem que pagar?
Perguntado por: Raúl Mota Sá | Última atualização: 23. März 2025Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)
Em caso de inadimplemento do inquilino, a administradora deverá arcar com o pagamento dos aluguéis em atraso? Em regra não. A princípio, não cabe à imobiliária a responsabilidade pelo pagamento de aluguéis, cotas condominiais ou tributos inadimplidos pelo locatário.
Quando o inquilino pode processar a imobiliária?
O inquilino tem direito de processar quando há abusos ou ilegalidades por parte do locador ou da imobiliária.
O que a imobiliária pode cobrar do locador?
A taxa de intermediação refere-se ao custo cobrado pela imobiliária para a intermediação do processo de locação de um imóvel. Em geral, ela é cobrada de uma única vez e varia entre 7% a 10% do valor do aluguel.
O que acontece se não pagar imobiliária?
Se o inquilino não pagar as taxas condominiais em dia, o proprietário tem o direito de pedir pelo despejo do indivíduo. Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário que faltar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel até 15 dias.
Quais são as responsabilidades de uma imobiliária?
Quais as responsabilidades da imobiliária de uma locação? A imobiliária deve atuar com zelo, presteza, responsabilidade no momento da avaliação da documentação do pretenso inquilino, solicitando TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, como os do inquilino, do fiador, certidão de matrícula, comprovante de renda, dentre outros.
O que fazer quando inquilino não paga aluguel?
Quem tem que pagar a imobiliária?
Se você atua como profissional autônomo, saiba que: a responsabilidade de pagar o serviço do corretor de imóveis é do vendedor ou locador do imóvel em questão.
O que fazer para processar uma imobiliária?
Para realizar a reclamação, você deve buscar pelo CRECI da sua localidade (pela internet ou presencialmente), registrar de forma escrita em um documento a narração do seu problema e incluir nele todos os dados da imobiliária e/ou do corretor de imóveis, assim como anexar comprovantes e contratos.
O que a imobiliária não pode cobrar do locatário?
“A taxa de reserva, e o pagamento de serviços de reformas no condomínio, inclusive pintura externa, equipamentos de segurança, esporte e lazer, que são permanentes, não cabem ao locatário, mas ao locador”, explica o coordenador do Procon.
Em quais casos o proprietário pode processar o inquilino?
Se o inquilino atrasa consecutivamente os pagamentos ou acumula dívidas, o locador tem o direito de buscar reparação judicial. Esse é o cenário mais comum em que caso posso processar um inquilino.
O que não pode ser cobrado do inquilino?
O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...
Qual é a Lei que protege o inquilino?
É imprescindível que se tenha conhecimento de todas as normas que envolvem o processo para evitar dores de cabeça. A Lei do Inquilinato existe justamente para esclarecer e determinar os deveres e direitos do inquilino e do proprietário e proteger os interesses de ambas as partes.
O que o locador não pode exigir?
O locador, por sua vez, não pode pedir o imóvel de volta antes de terminado o prazo do contrato. E é possível estipular que o locatário pode devolver o imóvel depois de doze meses sem multa.
O que o inquilino tem direito?
O inquilino tem o direito à privacidade e à tranquilidade em sua moradia, e o proprietário deve respeitar essa privacidade, evitando qualquer tipo de intrusão indevida.
Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?
Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.
Quanto é a multa de quebra de contrato de imobiliária?
Em um aluguel de R$ 1.000, por exemplo, a multa de 3 meses dá R$ 3.000. Esse valor deve ser dividido pela quantidade de meses totais do contrato, que geralmente são 30 meses. Então 3.000 dividido por 30 dá 100 reais de multa por mês de contrato.
É possível que o locatário impeça a entrada do locador no imóvel alugado?
Segundo a Constituição Federal entrar em um imóvel que está locado não é uma prática correta: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.
Quantos dias de aluguel atrasado posso ser despejado?
Em regra a desocupação do imóvel alugado não se inicia no primeiro dia de atraso do aluguel, o procedimento judicial para desocupação do imóvel é moroso, demorado. Por isso, na prática das ações de despejo é comum o ajuizamento dos pedidos judiciais de despejo acontecerem depois de 30 a 60 dias de atraso do aluguel.
Quantos dias o inquilino pode atrasar o pagamento do aluguel?
A nova legislação estabeleceu um prazo máximo de 45 dias para a devolução do imóvel, quando solicitado por um motivo legal. Prazo este que anteriormente poderia ser estendido por até 3 anos. Dessa forma, em casos de inadimplência, o prazo para despejar o inquilino agora é de 30 dias.
Como resolver problemas com imobiliária?
- CRECI do seu estado.
- Reclame aqui.
- Google Meu Negócio da empresa.
- Procon.
- Advogado especializado em direito imobiliário.
Quanto tempo a imobiliária tem para resolver um problema?
Depois do comunicado, o responsável possui o tempo de 10 dias para aplicar uma resolução, do contrário, o locatário tem o direito ao abatimento proporcional no valor do aluguel pelo tempo ultrapassado. Em casos extremos, se a questão perdurar mais de 30 dias, é possível rescindir o contrato sem a aplicação de multa.
Onde dar queixa de inquilino?
A partir do instante em que descobrir que o inquilino abandonou o imóvel o locador deverá vistoriar o imóvel para se certificar de que este não foi invadido. Logo depois, deverá procurar a delegacia de polícia, a fimlavrar Boletim de Ocorrência para proteger seus direitos.
Qual advogado para processar imobiliária?
O advogado especialista em Direito Imobiliário tem sido decisivo para garantir a segurança jurídica na compra e venda, locação, leilões, reintegração de posse e outros assuntos envolvendo imóveis.
Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?
O inquilino é responsável por todos os danos causados ao imóvel durante a locação, por isso terá que consertar tudo antes de entregar o imóvel. Os reparos provenientes do uso normal do imóvel são de responsabilidade de quem aluga. A regra é simples: O locatário deverá entregar o imóvel do mesma forma que recebeu!
Qual é a taxa da imobiliária?
Apesar de não existir um valor predefinido, as imobiliárias geralmente operam com uma taxa de cerca de 10%. Contudo, esse percentual pode variar para mais ou para menos, levando em conta fatores como localização do imóvel, tamanho, demanda na região e pacote de serviços fornecidos pela imobiliária.
Como funciona contrato com a imobiliária?
O contrato de locação de imóvel é um instrumento jurídico particular que rege os direitos e deveres da locação. É celebrado entre o locador e o locatário e pode ser firmado entre a imobiliária e o locatário, quando o imóvel é locado diretamente no empreendimento imobiliário.
Como é que escreve o nome tubarão?
O que são fatores de Mendel?