Quando o frete é despesa?

Perguntado por: Vitória Viviane Pereira Fernandes Gaspar  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Frete é custo ou despesa? Essa é uma dúvida muito comum. Em contabilidade, os fretes sobre as vendas são classificados como despesas comerciais. Isso é, os gastos com o envio do produto para o cliente ou para o distribuidor são entendidos como uma despesa.

Como contabilizar despesas com frete?

Bastando para achar o custo unitário do frete a divisão do valor do mesmo pelo total das quantidades compradas e para achar o custo de aquisição total das mercadorias, somar o custo unitário do produto mais o custo unitário do frete.

O que é considerado como despesa?

Conceito de Despesa

Despesa é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo: juros, multas, material de escritório, etc. A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.

Quando um gasto deve ser classificado como despesa?

Despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. Em outras palavras, são gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio.

Como saber se é custo ou despesa?

De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.

[Aula 2] Análise das Despesas com Frete | Curso Gestão de Frete

26 questões relacionadas encontradas

São exemplos de despesas?

Exemplos de despesas:

Contas de água, luz e internet; Aluguel do prédio; Materiais de escritório; Gastos com estrutura e lanche fornecido para os funcionários.

Como classificar despesas de uma empresa?

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa
  1. Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  2. Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

Como é classificado o gasto que só é reconhecido?

O Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Devem ser classificados como despesas os itens?

Dos gastos abaixo relacionados, para fins de Contabilidade de Custos, devem ser classificados como despesas os itens: a) honorários da diretoria e fretes nas vendas. b) honorários da diretoria, fretes e seguros da fábrica. c) insumos de produção, telefone, salário da administração.

Quais são os tipos de gastos?

Em geral, existem dois tipos de gastos, são eles:
  • Gasto fixo: são constantes, independentemente da variação na sua renda. Alguns exemplos são: aluguel, contas de luz e energia, impostos, etc;
  • Gasto variável: custos que variam de acordo com sua renda ou disponibilidade financeira.

Como classificar as despesas pessoais?

Para saber como categorizar os seus gastos corretamente, continue lendo nosso post!
  1. Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
  2. Não crie muitas categorias. ...
  3. Não utilize a categoria outros! ...
  4. Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
  5. Não mascare a realidade. ...
  6. Utilize uma boa ferramenta de gestão.

O que é despesa na contabilidade de custos?

Conceito de despesa

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

Qual é a diferença entre despesas e perdas?

_ Nota: os custos e despesas são gastos voluntários, necessários para a realização de proveitos, diferentemente das perdas, que são gastos involuntários, ou seja, não objectivam a realização de proveitos.

Como contabilizar nota fiscal com frete?

O registro da despesa com frete sobre as vendas será feito mediante o recibo de postagem da mercadoria nos correios. O valor destacado na NF-e de venda será para reconhecer a receita de venda e não da despesa.

Como lançar fretes?

FRETE - Como lançar no sistema para efeito de Sintegra
  1. Quando a nota tem frete, mas este é pago pelo fornecedor, você tem que colocar o valor total da nota no campo VALOR TOTAL.
  2. No botão Inf. Sintegra preencha os dados da nota e informe o valor do frete pago pelo fornecedor no campo Frete.

Como contabilizar o frete na venda?

Você deverá lançar esta despesa na data em que ocorreu o serviço, obedecendo o regime de competência olhe a data no CTRC. O Ideal é classificar este frete no plano de contas como Frete sobre vendas o que vai facilitar a composição de sua DRE. Na DRE o frete sobre vendas entrará como Despesa de vendas.

Qual o processo básico da contabilidade de custos?

O processo básico da Contabilidade de Custos consiste nas seguintes etapas: Separar os custos das despesas, apropriar os custos indiretos e ratear as despesas. Separar os custos das despesas, apropriar os custos fixos e ratear os indiretos.

Quais são os custos de produção?

Custo de produção é todo aquele custo relacionado à cadeia produtiva de uma empresa. Eles podem ser segregados em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta.

Quando os custos são alocados aos produtos por meio de estimativas e aproximações são denominados custos?

Como exemplo, cita-se a mão de obra indireta, materiais indiretos, depreciação, manutenção, etc. Portanto, os alocados aos produtos por meio de estimativas e aproximações são denominados custos indiretos.

Como são classificados os gastos que a empresa incorre?

Investimento – São gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros. São as aquisições de bens ou serviços que são registrados no ativo da empresa.

Como podemos classificar os gastos dependendo como ele ocorre?

Os gastos são todas as saídas de dinheiro da empresa. Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

O que são despesas em uma empresa?

As despesas são todos os gastos utilizados, direta ou indiretamente, para gerar receita. Já os custos se referem aos gastos diretamente relacionados à produção do produto ou prestação do serviço.

São exemplos de despesas fixas?

Entende-se por Despesa Fixa uma despesa que acontecerá todo mês, faça chuva, faça sol, sua empresa opere ou não. Mas isso não significa que ela vai ser igual todo mês. Por exemplo, a água é uma Despesa Fixa, mas nem por isto sua empresa paga o mesmo valor todo mês.

O que são as despesas com vendas?

As despesas com vendas são relacionadas com todos os gastos que envolvem o processo de comercialização de um produto ou serviço.

Artigo anterior
Quais são as graças dos 4 arcanjos?
Artigo seguinte
Quem compõe o governo estadual?