Quando o fiador pode pedir exoneração da fiança?

Perguntado por: Miriam Kyara de Neto  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

De acordo com o artigo 835 do Código Civil: Art. 835. O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

Como pedir exoneração de fiança?

Para ele, se o fiador desejar pedir a sua exoneração, deve fazer, no período de prorrogação contratual, a notificação prevista no artigo 835 do Código Civil, mesmo quando houver expressa renúncia ao direito à exoneração, mas antes do início da inadimplência e da cobrança pelo afiançado, contra o fiador, do crédito por ...

Quais as hipóteses em que a jurisprudência admite a extinção da fiança?

A forma mais simples de se verificar a possibilidade de extinção do contrato de fiança é quando ocorre a satisfação da prestação, ou seja, cumprida a obrigação principal assumida contratualmente, ocorrerá a extinção da mesma e, conseqüentemente, a extinção do contrato acessório (da fiança).

Como deixar de ser fiador em contrato de aluguel?

Encerrado o prazo do contrato notifique o locador da exoneração da fiança por escrito e de forma inequívoca. Basta comunicar, não precisa que o locador concorde. Pela lei após notificar ainda permanece 120 dias responsável pelo contrato, após estará automaticamente livre da fiança.

Sou fiador e quero tirar meu nome?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.

Como e quando o fiador pode se exonerar da fiança?

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora. ... “Se o fiador só tiver um bem imóvel, que é considerado bem de família, este imóvel será penhorado para pagar a dívida da locação”, explica a Ildecer Amorim, conselheira da OAB.

Pode o Locatario ser seu próprio fiador?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Como o fiador pode sair do contrato?

O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

O que fazer para deixar de ser fiador?

Sugere-se que a comunicação do fiador ao locador seja feita por escrito, preferencialmente formalizando-a por meio de envio de Notificação Extrajudicial, que pode ser entregue pessoalmente ou via correio, com Aviso de Recebimento, para que fique comprovada a data de entrega do documento.

Não é fator de extinção da fiança?

- Quando o credor deixar que o pagamento da dívida seja efetuado em outra espécie, configurando dessa forma dação em pagamento. ... Se isso acontecer o colar sairá das mãos do credor e a obrigação do devedor se restabelecerá. Contudo a fiança não, estará continuará extinta, sem a possibilidade de se restabelecer.

Qual a natureza jurídica do contrato de fiança?

Pode-se afirmar, assim, que a natureza jurídica da fiança é de uma medida cautelar, cujo objetivo é de substituir a prisão em flagrante ou a prisão preventiva, livrando o agente da prisão uma vez recolhida.

Qual a natureza jurídica do contrato de fiança sua resposta?

Quanto à natureza jurídica, é consenso na doutrina que a fiança consiste em contrato acessório, unilateral e gratuito ou benéfico, intuitu personae, consensual e solene. ... Como acessório, segue o principal, a fiança seguirá o destino do principal; se este for nulo, nula ela será (CC, art. 824).

Tem como deixar de ser avalista de alguém?

Para deixar de ser avalista, terá o banco de dar o seu acordo. ... Compreende-se que o banco adopte cautelas. Caso contrário, para se libertarem de responsabilidades, os sócios avalistas cederiam as suas quotas a pessoas sem património, deixando assim de correr quaisquer riscos e diminuindo a protecção do credor.

O que fazer para deixar de ser fiadora de alguém no FIES?

Para deixar de ser fiador do FIES é preciso providenciar uma carta de exoneração no aditamento. No Fundo de Financiamento Estudantil, o fiador cumpre seu papel por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período de pagamento da dívida.

Como fazer para tirar o nome de avalista?

Depois que a divida não foi paga, não dá pra desistir de ser avalista; A unica coisa q ela pode fazer é pagar o valor e ai entrar contra ele pedindo a restituição, e consequentemente pedir o carro como pagamento. ... Pode tentar uma ação de reconhecimento de união estavel e discutir a divisão desta divida.

Quando cessa a responsabilidade do fiador?

Essa obrigação da garantia da fiança começa na assinatura e encerra na data estipulada no contrato, podendo ficar com a obrigação contratual em no máximo 120 dias, caso seja renovado automaticamente (geralmente os contratos constam essa cláusula).

Quais são os direitos de um fiador?

O fiador tem direito aos juros do desembolso pela taxa estipulada na obrigação principal, e, não havendo taxa convencionada, aos juros legais da mora. Quando o credor, sem justa causa, demorar a execução iniciada contra o devedor, poderá o fiador promover-lhe o andamento.

O que é fiador próprio?

É a pessoa que garante o pagamento da dívida, caso o devedor principal não pague ao credor. Portanto, o fiador também se torna devedor e, em caso de inadimplência, ele assume a dívida do devedor principal. Em razão disso, é requisitado que esse garantidor tenha patrimônio para garantir o cumprimento do contrato.

Quando alguém não pode ser fiador?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

O que é um fiador próprio?

Ter um fiador é uma forma de garantir ao proprietário do imóvel que ele não terá prejuízos, caso o inquilino tenha problemas para o pagamento do aluguel, do condomínio ou de demais despesas, como energia, gás e água. ... Isso ocorre porque é ele quem vai pagar os custos do contrato, caso algo dê errado.

Quando o fiador pode ser cobrado?

Em geral o fiador pode exigir que antes de ter de pagar, haja a cobrança do devedor, porém, se no contrato tiver uma cláusula que se chama “renúncia ao benefício de ordem”, o fiador está renunciando a este direito e poderá ser cobrado junto com o devedor.

Pode sujar o nome de uma pessoa com fiador?

O nome do fiador não pode ser inserido nos cadastros do SPC e da Serasa. O entendimento é do juiz Marco Antonio Ibrahim, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O juiz determinou a exclusão do nome do administrador Manoel de Castro dos cadastros dos maus pagadores. ... Ele era fiador de um contrato de crédito.

Quando o fiador é responsável pela dívida do locatário?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel.

Qual a natureza jurídica do contrato de locação de coisas?

A natureza jurídica do contrato de Locação é de negócio jurídico contratual, bilateral, oneroso, impessoal, não-solene, comutativo, de relação duradoura e de trato sucessivo.

Qual a classificação do contrato de fiança?

Caio Mario da Silva Pereira classifica o contrato de fiança da seguinte forma: a) unilateral – porque gera obrigação somente para o fiador; b) gratuito – porque cria vantagem para uma só das partes, nenhum benefício auferindo o fiador; c) intuito personae – porque ajustado em função da confiança de que desfruta o ...

Artigo anterior
Quando irá lançar Boruto na Netflix?
Artigo seguinte
Quais os impactos para o meio ambiente?