Quando o empregado tem direito a jantar?

Perguntado por: Leandro Paulo Freitas  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

Quando a empresa tem que pagar a janta? De acordo com a legislação, em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação.

Quando a empresa tem que pagar a janta?

Quando acontecem horas extras que excedem as 6:00 horas de trabalho (intervalo de alimentação), eles tem direito a janta (nesse caso quando ultrapassam ás 18:30hr de segunda a quinta e ás 17:30hr nas sextas feiras). Quando há horas extras após ás 20:00hr, todos eles recebem além de janta, um lanche.

Quantas horas de trabalho para ter direito a janta?

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quando a empresa é obrigada a dar refeição?

A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado. Não obstante, o art. 458 da CLT dispõe que a alimentação fornecida pelo empregador ao empregado, está compreendida no salário: Art.

Quem trabalha à noite tem direito a jantar?

Quem trabalha à noite tem direito a refeição? Assim como em qualquer jornada de trabalho, os trabalhadores noturnos têm direito a intervalos para descanso e alimentação.

Trabalhador: Saiba se você tem direito ao intervalo para descanso e refeição

40 questões relacionadas encontradas

Como funciona a lei para quem trabalha à noite?

A Constituição Federal, no seu artigo 7º, inciso IX, estabelece que são direitos dos trabalhadores, além de outros, remuneração do trabalho noturno superior à do diurno. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte.

Quem trabalha 12 horas tem direito a almoço e janta?

De maneira geral, a jornada 12x36 é aquela em que o profissional trabalha por 12 horas consecutivas e descansa as próximas 36 horas. Dentro deste período de 12 horas, o profissional tem o direito garantido de um intervalo intrajornada de 1 hora, para almoço, lanche ou descanso.

O que diz a CLT sobre alimentação?

Com relação à Consolidação das Leis do Trabalho, ela não obriga o fornecimento do vale-alimentação. Isso porque se entende que o próprio salário do trabalhador deve ser utilizado para comprar sua comida. A única hipótese de obrigatoriedade é quando há Convenção Coletiva de Trabalho nesse sentido.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito à alimentação?

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito ao vale-refeição? Quem trabalha 8 horas por dia tem direito ao vale-refeição, desde que não receba alimentação no local de trabalho ou em refeitórios conveniados.

Quando o funcionário tem direito a 15 minutos de lanche?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos. Nota: Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

Pode trabalhar 8 horas em pé?

Quais direitos de quem trabalha em pé? 1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

Quem trabalha em pé tem direito a sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

Pode descontar horário de café do funcionário?

Está estabelecido no § 1º do artigo 58 da CLT que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto dos empregados não excedentes a 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários.

Quais benefícios são obrigatórios por lei?

Esses benefícios abrangem áreas importantes, como salário, jornada de trabalho, férias, licenças e segurança no ambiente corporativo e têm por missão oferecer um ambiente de trabalho saudável e em conformidade com a legislação.

É obrigatório ter microondas no trabalho?

Funcionários têm direito a micro-ondas na empresa? A depender do tamanho, a empresa deve oferecer refeitório aos funcionários, a menos que opte em dar VR para todos, ficando liberada do refeitório, porém, oferecendo condições de conservação, AQUECIMENTO e limpeza dos utensílios.

Quem trabalha em padaria tem direito a uma hora de almoço?

Art. 8º O trabalho será entremeado por um intervalo de trinta minutos no mínimo, para refeição e descanso. Art. 9º Qualquer que seja o horario adotado, assegurar-se-á aos empregados compreendidos por êste decreto um repouso diario numa inferior a nove horas consecutivas.

O que o empregador é obrigado a pagar?

a empresa deve pagar a remuneração equivalente ao último salário do funcionário, incluindo gratificações, comissões, horas extras e adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade; o fim do contrato de trabalho é imediato; o pagamento das verbas rescisórias deve ser feito 10 dias após a comunicação da demissão.

O que acontece se a empresa não pagar o vale refeição?

Assim, não existe uma “data certa”, desde que não ultrapasse o 5º dia útil. Havendo atraso deverá o empregador arcar com as multas estabelecidas nas Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho se seu sindicato profissional.

É obrigação da empresa pagar vale-transporte?

A empresa deve oferecer o vale transporte a todos os funcionários em regime CLT. Contudo, existem alguns casos que a isentam dessa obrigatoriedade. São eles: Quando o colaborador tem à disposição algum meio de transporte particular oferecido pela empresa, e que cubra o trajeto integralmente.

Quais são os direitos da alimentação?

O que é o direito humano à alimentação adequada? É o direito de cada pessoa ter o acesso físico e econômico, ininterruptamente, à alimentação ade- quada ou aos meios para obter estes alimentos, sem comprometer os recursos para obter outros direitos fundamentais, como saúde e educação.

Quais são as Leis da alimentação?

A elaboração dos cardápios deve obedecer às quatro Leis da Alimentação: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação, criadas em 1937, por Pedro Escudero, médico argentino. Nos dias de hoje, esses quatro enunciados ainda são considerados a base de uma alimentação saudável.

Quantos funcionários a empresa tem que ter para dar vale-alimentação?

A legislação também diz que empresas com mais de 300 colaboradores devem ter um refeitório em suas instalações, independente se oferecem refeições ou qualquer outro tipo de benefício, como vale-refeição e vale-alimentação.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a lanche?

Quem trabalha 8 horas não possui direito a intervalo para lanche no meio do expediente. O intervalo para quem trabalha 8 horas ou mais, é aquele previsto na lei trabalhista: no mínimo uma hora de intervalo para descanso e refeição. As pessoas que trabalham 9 horas por dia, tem direito a 1 hora de descanso.

É permitido trabalhar 9 horas por dia?

A Constituição é clara em determinar que a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais” (Art. 7º, XIII). Portanto, todo o período trabalhado acima das 08h00 diárias devem ser pagas como hora extra, inclusive com adicional mínimo de 50%.

Pode trabalhar 12 horas por dia todos os dias?

A CLT prevê que o limite de oito horas diárias de trabalho pode ser extrapolado diante de necessidade imperiosa ou para conclusão de serviços inadiáveis e que “o trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei não fixe expressamente outro limite”.

Artigo anterior
Qual é a dança típica do Rio Grande do Sul?
Artigo seguinte
Pode se casar com 2 mulheres?