Quando o empregado pode ser transferido?

Perguntado por: Miriam Marta Amaral  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

Guia Trabalhista O artigo 469 da CLT dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio. A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio.

Quais são os casos em que é permitido a transferência de empregados?

Quando a transferência ocorre entre matriz e filial, ou vice-versa; Em caso de cisão, fusão ou incorporação de empresas; Quando as empresas envolvidas têm sócios em comum e pertencem ao mesmo grupo econômico.

Sou obrigado a aceitar transferência de local de trabalho?

O art. 469 da CLT estabelece um claro limite à alteração do local do contrato de trabalho; diz a norma que “ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato”.

Pode se recusar a ser transferido?

1) O EMPREGADO É OBRIGADO A ACEITAR A TRANSFERÊNCIA DO LOCAL DE TRABALHO PARA OUTRO MUNICÍPIO? NÃO. A legislação trabalhista entende que, em regra, a transferência do local de trabalho que implique a mudança de município NÃO É PERMITIDA, sem que antes o trabalhador CONCORDE EXPRESSAMENTE com esta alteração.

Quando a empresa muda de lugar o funcionário é obrigado a ir?

A resposta é não. A CLT prevê que um dos direitos do trabalhador é a garantia de ir e vir, no trajeto casa – trabalho – casa. E isso independe do endereço. Se o funcionário mudou de endereço e necessita pegar um ônibus a mais, a empresa não pode negar isso a ele.

O empregado pode ser transferido, mesmo que não queira ?

42 questões relacionadas encontradas

Quando o empregado pode ser transferido mesmo que não queira?

No entanto, há alguns casos em que a transferência é permitida. Veja: Empregados que estejam exercendo cargo de confiança podem ser transferidos quando houver real necessidade do serviço; Quando ocorrer a extinção do estabelecimento, o empregado que exerce qualquer cargo pode ser transferido.

O que diz a CLT sobre transferência de funcionário?

O artigo 469 da CLT diz que: “Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio”.

Como funciona a transferência de funcionário de uma empresa para outra?

A transferência de empregados é a mudança do local de trabalho que ocorre por necessidade do serviço. Essa transferência pode ser definitiva ou provisória. Ambas as modalidades de transferência devem observar os direitos do empregado de acordo com a legislação trabalhista.

É obrigatório fazer a transferência?

2 - Ao comprar o carro é preciso fazer a transferência!

Sua obrigatoriedade está prevista no artigo 123 do CTB, que estabelece a necessidade de um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) em casos de transferência de propriedade ou de município/residência.

Quais os trabalhadores não autorizados a transferência?

MEMBRO DA CIPA E/OU DIRIGENTE SINDICAL. Sendo o trabalhador dirigente sindical ou membro titular eleito da CIPA, a transferência é vedada.

Quando a transferência realizada pelo empregador é considerada abusiva?

Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço. Essa Súmula refere-se à vedação prevista no art. 469 da CLT, segundo a qual o empregador é proibido de “transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato”.

O que fazer quando a empresa muda de endereço?

Para alteração, é preciso apresentar um requerimento constando a solicitação do endereço antigo para o atual, assinado pelo proprietário da empresa e demais documentos que serão solicitados pela prefeitura onde a empresa fixará o seu endereço. Informar os órgãos públicos sobre a mudança de sede é uma obrigação legal.

O que a empresa não pode fazer com o funcionário?

A partir da CLT, os empregadores passaram a ter responsabilidades com os seus colaboradores para assegurar sua qualidade de vida durante e fora da jornada de trabalho. O que a empresa não pode fazer é suprimir os direitos do trabalhador como: hora de almoço, descanso remunerado, férias, 13º salário, entre outros.

O que ocorre com o contrato de trabalho quando o empregado se recusa a ser transferido na hipótese do parágrafo 2 do art 469?

Se, entretanto, o empregado se recusar a ser transferido, a empresa poderá rescindir o contrato de trabalho do mesmo, pagando a indenização devida na forma da lei.

Qual a lei se aplica para o empregado transferido para o exterior?

LEI No 7.064, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1982.

Dispõe sobre a situação de trabalhadores contratados ou transferidos para prestar serviços no exterior.

Quando se faz uma transferência?

Apesar de a compensação ser rápida, ela não é automática como o Pix e é taxada pelos bancos. Se for feita antes das 17h de um dia útil, cai no mesmo dia na conta do recebedor. Depois desse horário, é agendada para o dia útil seguinte. Não há limite mínimo de transferência.

O que é necessário para fazer uma transferência?

  1. Documento oficial com foto e CPF.
  2. Comprovante de endereço.
  3. Certificado de Registro de Veículo (CRV) original preenchido e com reconhecimento por autencidade (verdadeiro) de firma do comprador e do vendedor. ...
  4. Débitos quitados.

Quando começa a contar os 30 dias da transferência?

A transferência de propriedade do veículo deve ser feita no prazo de 30 dias da data da aquisição, no seu município de domicílio/residência. A contagem do prazo de 30 dias se inicia na data do reconhecimento da assinatura do vendedor no documento de transferência (Certificado de Registro do Veículo - CRV).

Quanto tempo a empresa tem para mudar o cargo do funcionário?

A verdade é que não existe um prazo legal definido quanto ao momento em que a empresa deve atualizar uma mudança de cargo na CTPS. Portanto, se você foi promovido, mas essa promoção não foi registrada em carteira, isso não necessariamente significa que a empresa esteja irregular.

Quando o funcionário é transferido para outra empresa como fica o FGTS?

No caso de a empresa transferir o empregado em definitivo, e não adotando o regime centralizado de depósitos, deverá providenciar a transferência da conta do FGTS do empregado para a localidade onde este passará a exercer sua atividade.

O que diz o artigo 2º da CLT?

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Quais os 3 tipos de substituição de um empregado por outro?

CLT, art. 450 - Ao empregado chamado a ocupar, em comissão, interinamente, ou em substituição eventual ou temporária, cargo diverso do que exercer na empresa, serão garantidas a contagem do tempo naquele serviço, bem como volta ao cargo anterior.

O que o empregador não pode exigir?

Você sabia que a empresa não pode exigir experiência superior a 6 meses na contratação? O artigo 442-A da CLT prevê expressamente que, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.

Quais são os 5 direitos trabalhistas?

5 Direitos Trabalhistas que todo Empregado deve conhecer
  • VALE TRANSPORTE.
  • LICENÇA MATERNIDADE.
  • FÉRIAS.
  • AVISO PRÉVIO.
  • RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO.

O que um chefe não pode dizer ao empregado?

Nunca revele simpatias e antipatias

Porém, como chefe, você não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta, por exemplo, o em quem confia e em quem não confia.

Artigo anterior
Quanto rende 20 mil na poupança Banco do Brasil?
Artigo seguinte
O que a Bncc fala sobre o ensino fundamental?