Quando o Coombs indireto da Positivo na gravidez?
Perguntado por: Erica Lia Lima Reis Vieira | Última atualização: 1. Mai 2025Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)
O coombs positivo significa que a gestante teve contato com sangue Rh positivo. Isso pode acontecer especialmente em casos de sangramento, abortos, em procedimentos invasivos (amniocentese, etc), ou durante o terceiro trimestre, no parto, ou, é claro, em transfusões de sangue.
O que acontece se o Coombs indireto deu positivo na gravidez?
Caso este exame tenha como resultado coombs indireto positivo, essa gestante deve ser encaminhada para o pré-natal de alto risco para seguir com a investigação e intervenções pertinentes ao caso.
Quando o Coombs indireto dá reagente?
Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.
O que quer dizer Coombs Direto positivo?
Um resultado positivo sugere a presença de autoanticorpos nos eritrócitos.
Quando o Coombs indireto da Negativo precisa tomar vacina?
Quando identificada a incompatibilidade da mãe com o feto, a partir do teste chamado Coombs indireto, ou seja, o Rh da mãe é negativo (A -, B-, AB-, O-) e do bebê é positivo, é administrada a vacina entre 28 e 32 semanas da gravidez em todas as gestantes negativas com o objetivo de diminuir a chance de sensibilização.
Coombs positivo na gravidez | incompatibilidade sanguínea
O que acontece se o Coombs indireto for negativo na gravidez?
Caso o Coombs indireto resulte negativo, ele deve ser novamente solicitado a cada 4 semanas, após a 24ª semana gestacional.
O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?
Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.
É possível um bebê nascer com o tipo de sangue diferente dos pais?
Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.
O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?
A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.
O que é Coombs reagente?
No teste de Coombs direto, uma amostra de sangue do paciente é tratada com um reagente que contém anticorpos anti-imunoglobulina humana. Se houver a presença de anticorpos ou fragmentos de anticorpos ligados às células vermelhas, ocorrerá aglutinação, indicando um resultado positivo.
Porque o Coombs indireto da Positivo?
Resultados positivos indicam a presença desses anticorpos, sugerindo que já houve contato com um tipo sanguíneo diferente. Pode haver reação à transfusão sanguínea caso o doador seja Rh positivo. Para as gestantes, esse resultado marca risco de Eritroblastose Fetal caso o seu bebê seja Rh positivo.
Para que serve o exame Coombs indireto na gravidez?
Como protocolo, todas as gestantes Rh negativas que gerarem filhos Rh positivos devem realizar o exame de Coombs indireto mensalmente. O objetivo é identificar os fetos com risco potencial de anemia fetal e de desenvolvimento da doença hemolítica perinatal.
Tem como saber o tipo de sangue do bebê ainda na barriga?
A detecção do Rh fetal é realizada a partir de uma simples amostra de sangue periférico da gestante, através do uso da técnica RT – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) em tempo real em pequenas quantidades de DNA circulante.
Quando encaminhar a gestante para o pré-natal de alto risco?
Para o segundo grupo, é recomendado o acompanhamento de alto risco quando houve uma gravidez anterior com histórico de hipertensão, abortos de repetição, descolamento prévio da placenta, por exemplo.
Em qual caso ocorre incompatibilidade ABO Materno-fetal?
Essa doença é causada por uma incompatibilidade sanguínea no sistema Rh entre mãe e feto, ou seja, quando a gestante possui Rh negativo e o bebê, Rh positivo. O perigo está na troca de sangue entre mãe e filho(a), que normalmente acontece durante o parto.
Qual a imunoglobulina que atravessa a placenta?
c) Transferência placentária - IgG é a única classe de Ig que atravessa a placenta. A transferência é mediada pelo receptor da região Fc do IgG nas células placentárias.
De quem o filho herda o sangue?
Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.
Qual a combinação de sangue que não pode ter filhos?
- O sangue da mãe é Rh negativo E.
- O sangue do pai é Rh positivo E.
- O sangue do bebê é Rh positivo.
Quais os tipos de sangue que não podem ter filhos?
Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes. Caso a mãe seja RH negativo e o pai RH positivo, por exemplo, existe o risco do bebê ser RH positivo, como o pai, e o organismo da mãe produzir anticorpos contra as suas células sanguíneas. Esta situação é conhecida como incompatibilidade Rh.
Qual o tipo sanguíneo é mais difícil de engravidar?
As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.
Quando o sangue da mãe é positivo e do pai negativo?
O seu bebê tem mais possibilidades de herdar o mesmo fator sanguíneo que o pai. Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez.
É possível os pais terem sangue positivo e O filho negativo?
Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.
Onde é aplicada a injeção de imunoglobulina?
Local de aplicação
A recomendação é para que a Imunoglobulina Anti-RhD seja aplicada por via intramuscular.
Quando devo solicitar o Coombs indireto?
Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana. Quando o Coombs indireto for positivo, encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco7(D).
Qual o óleo recomendado para spin?
Como fazer corretamente o exercício de prancha?