Quando o adicional de insalubridade pode deixar de ser pago ao trabalhador?

Perguntado por: Daniel Martins  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

O adicional deixa de ser pago quando existe a eliminação ou a neutralização da insalubridade no ambiente de trabalho. Isso pode acontecer a partir da adoção de medidas de proteção, como o uso de EPI, por exemplo. Ou ainda, quando o trabalhador muda de função e deixa de estar exposto ao agente prejudicial à saúde.

Quando se perde o adicional de insalubridade?

Quando o empregador deixa de pagar o adicional de insalubridade? Assim que o funcionário deixa de ter contato com agentes que representam riscos à sua saúde, ele perde o direito de receber o adicional de insalubridade.

Quando podemos suspender o adicional de insalubridade?

Art. 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Como deixar de pagar adicional de insalubridade?

A melhor forma de se retirar o adicional é eliminando ou diminuindo a atuação do agente sobre o colaborador. Isso pode ser feito, principalmente, com a utilização dos Equipamentos de Proteção Coletiva ou Individual. Existem também, medidas administrativas.

Quando pode cortar a insalubridade?

A eliminação ou neutralização da insalubridade ocorrerá: I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância: II – com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Consequencias pelo não pagamento adicional de insalubridade

37 questões relacionadas encontradas

O que elimina a insalubridade?

194 da CLT , o direito do empregado ao adicional de insalubridade cessará com a eliminação do risco à saúde ou à integridade física. Uma vez comprovada a neutralização do ruído, através do fornecimento regular dos EPI, não há falar em pagamento de adicional de insalubridade.

Quando a empresa não precisa pagar insalubridade?

Inexistindo o risco (seja por qual motivo for) inexiste o direito ao pagamento. Tão logo descubra através do laudo que o ambiente não é insalubre ou periculoso a empresa pode descontinuar o pagamento. Só não pode é pedir o dinheiro de volta, afinal, se houve falha (pagamento sem direito), essa falha foi da empresa.

É obrigatório o pagamento de insalubridade?

Todo colaborador que está trabalhando em ambientes com condições insalubres tem o direito de receber o adicional referente à existência dessa condição. Esse benefício está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é frequentemente considerado nas negociações e acordos coletivos de cada categoria.

O que diz a CLT sobre a insalubridade?

194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Quem trabalha com limpeza de banheiro tem direito a insalubridade?

A limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação pode passar a fazer parte da lista de atividades consideradas insalubres.

Como funciona o adicional de insalubridade?

O grau mínimo de insalubridade garante um adicional de 10% do salário mínimo na remuneração do colaborador. O resultado deve ser acrescido à remuneração do profissional. Ou seja, o colaborador que se encaixa nessa categoria deve receber seu salário + R$132.

Quem tira férias tem direito a insalubridade?

O empregado tem direito a receber adicional de periculosidade, insalubridade ou noturno nas férias? A regra é que o empregado deve receber sua remuneração acrescida de ⅓ (um terço). E o adicional de insalubridade, periculosidade ou noturno faz parte da remuneração do empregado.

Como ficou a insalubridade com a reforma trabalhista?

Mudanças com a Reforma Trabalhista

Vale ressaltar que a aposentadoria por insalubridade deixa de ser integral. Ou seja, a aposentadoria especial, que dá direito a quem exerce atividade exposto a agente nocivo à saúde de se aposentar mais cedo, não terá mais integralidade no benefício.

Quanto vale 1 ano de insalubridade para aposentadoria?

Será feita a média de 100% dos seus salários de contribuição desde 1994; Desse valor, você vai receber 60% + 2% ao ano que exceder 20 anos de atividade especial para os homens e que exceder 15 anos de atividade especial para as mulheres.

Quando mudou a lei da insalubridade?

O trabalho insalubre e a Lei n.º 13.467: considerações acerca da nova redação brasileira. [por] A Lei nº 13.467 de 2017 proporcionou uma modificação na estrutura laboral brasileira, ao que se designou chamar de reforma trabalhista, por alterar profundamente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em que hipótese o empregador tem a obrigação de pagar adicional de insalubridade ou periculosidade a seus empregados?

1. QUAIS TRABALHADORES TEM DIREITO A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE? O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art.

Quais as profissões que têm direito ao adicional de insalubridade?

São elas:
  • moldador de chumbo;
  • fabricante de tinta;
  • extrator de fósforo branco;
  • extrator de mercúrio;
  • trabalhadores em túneis ou galerias que alagam;
  • laminador de chumbo;
  • fundidor de chumbo;
  • trabalhadores permanentes em subsolos;

Quem define o pagamento de insalubridade?

Para caracterizar e classificar a Insalubridade em consonância com as normas baixadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), far-se-á necessária perícia médica por profissional competente e devidamente registrado no respectivo órgão.

Quem determina o pagamento de insalubridade?

A vistoria deve ser realizada por um médico ou engenheiro do trabalho registrado no Ministério do Trabalho (MT). É essa perícia que garante um laudo pericial que junto ao MT é responsável por definir o grau de insalubridade e estabelecer o pagamento do adicional aos funcionários de uma empresa.

Quem recebe insalubridade recebe no décimo terceiro?

Os adicionais de insalubridade e de periculosidade integram o pagamento do 13º salário, uma vez que fazem parte da remuneração do empregado.

O que diz o artigo 142 da CLT?

Art. 142. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. § 1º Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.

Qual o valor da insalubridade em 2024?

Para calcular o adicional de insalubridade em 2024, é necessário multiplicar o valor do salário mínimo nacional (R$1.412,00) pelo percentual correspondente ao grau de insalubridade.

Quais são as atividades consideradas insalubres?

Com base na NR-15, podemos citar como exemplos de insalubridade no trabalho:
  • Ruídos contínuos ou intermitentes;
  • Ruídos de impacto;
  • Radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Condições hiperbáricas;
  • Exposição ao calor (acima de 28°C) ou frio (abaixo de 12°C) extremos;
  • Vibrações;
  • Umidade;
  • Poeiras minerais;

É descontado INSS do adicional de insalubridade?

O desconto do INSS incide sobre o salário-base incluindo as horas extras, os adicionais de insalubridade e de periculosidade, o adicional noturno, as diárias para viagem acima de 50% do salário percebido, subtraindo faltas e DSR sobre faltas, o 13º salário e outros valores admitidos em lei pela previdência social.

Artigo anterior
O que é melhor molas ensacadas ou Superlastic?
Artigo seguinte
Porque Mindfulness nas escolas?