Quando muito é pronome indefinido?

Perguntado por: Bernardo Gabriel Brito de Amorim  |  Última atualização: 30. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de muito(s), muita(s). – Esse livro traz bastantes exemplos de como produzir uma mini-horta.

Quando que muito é pronome indefinido?

esta palavra estiver mudando o sentido de um adjetivo, de um verbo ou de outro advérbio. Porém se no contexto linguístico. muito estiver relacionado a um substantivo, muito irá funcionar como pronome indefinido. Veja os próprios exemplos que nossa amiga nos trouxe, ela é muito inteligente.

Quando a palavra muito é pronome?

Essas palavras (algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, alguém, ninguém, tudo, nada, cada, demais, algo) que se referem a substantivos de modo impreciso ou genérico são os pronomes indefinidos.

Como saber se é pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Quais são os pronome indefinido?

Pronomes indefinidos e interrogativos - Nenhum, outro, qualquer, quem?, quanto?, qual? Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo.

Pronomes indefinidos [Prof. Noslen]

42 questões relacionadas encontradas

Quanto é um pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

Como saber se muito é advérbio ou pronome indefinido?

Constatamos que em todos os casos a palavra em questão, representada por “muito”, permanece invariável, sem nenhuma flexão. Diante desse aspecto, afirmamos que se trata de um advérbio.

Quando a palavra muito não é advérbio?

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

Como usar o muito?

Usa-se para formar o grau superlativo absoluto analítico de adjectivos e advérbios (ex.: ela é muito alta; são imagens que muito raramente coincidem).

Quando o muito é advérbio?

→ Advérbio de intensidade

Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Qual é a classe gramatical de muito?

Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.

Qual é a função da palavra muito?

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

Quando muito vai para o plural?

Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.

Quando o muito flexiona?

Muito + substantivo – variável (flexiona-se).

Quais são os advérbios de muito?

Advérbios de intensidade: muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, tanto, tão etc.

Como saber se é pronome ou advérbio?

pronomes (substituem ou acompanham termos); verbos (materializam ações, estados, fenômenos); advérbios (circunstanciam); interjeições (expressam sensações humanas);

Quando é pronome ou advérbio?

São advérbios interrogativos quando, como, onde, por que e se referem às circunstâncias de tempo, de modo, de lugar, e de causa, respectivamente.

Qual é a definição de pronome indefinido?

Como bem retrata o conceito ora proferido, os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso.

O que é indefinido na língua portuguesa?

O artigo indefinido é o contrário do artigo definido, pois o indefinido não especifica com precisão os substantivos. Exemplo 1: Maria Júlia contou para a irmã uma história. No exemplo, o artigo indefinido não determinou com precisão a história que Maria Júlia contou, e sim qualquer história.

Como saber se é um pronome?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Como identificar colocação pronominal?

A colocação pronominal diz respeito ao posicionamento de um pronome oblíquo em relação ao verbo. Veja: "Meu pai não me penteou direito." Na oração, o verbo "pentear" aparece acompanhado do pronome oblíquo "me".

Artigo anterior
Qual a diferença entre carência e vencimento?
Artigo seguinte
O que significa SLT no whatsapp?