Quando iniciar o uso da tesoura?

Perguntado por: Marta Brito  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Entre 2 anos e 2 anos e meio, a criança já pode começar a manusear uma tesoura escolar. Entretanto, é importante que esse aprendizado seja realizado de maneira gradual, respeitando seu desenvolvimento.

Quando a criança pode começar a usar tesoura?

Isso se dá a partir dos 18-19 meses. Em geral, nesse período as crianças aprendem a abrir e a fechar a tesoura com as duas mãos.

Como ensinar a usar a tesoura?

Para iniciar as crianças você pode usar plasticina para fazer um corte no meio. Assim poderão começar a usar a tesoura da forma correta e com o tempo cortarão em linha reta e fazendo figuras. Depois de aprender a cortar a plasticina, passe à cartolina ou papelão para ensinar a usar a tesoura.

Como iniciar o uso da tesoura na educação infantil?

Sendo assim, a melhor maneira é começar do zero. Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.

Qual o objetivo de usar a tesoura na educação infantil?

O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina, desenvolve habilidades como: percepção visual, coordenação visomotora, orientação espacial, consciência corporal e força muscular.

Como introduzir o uso da tesoura na Educação Infantil

19 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo de trabalhar recorte na educação infantil?

A prática do recorte é extremamente importante na educação infantil, propicia o desenvolvimento da motricidade, a noção de espaço, lateralidade, direção e equilíbrio, além de ser um exercício que precede a alfabetização.

Qual o objetivo de trabalhar recorte e colagem na educação infantil?

Os recursos de recorte e colagem auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade do educando, visando melhorá-lo no processo cognitivo, visomotor e nos sentidos (audição, visão e tato), integrado ao conhecimento estético.

Como ensinar recortar?

Um bom exemplo é colocar um adesivo no meio de uma folha de papel e fazer com que ela recorte com a tesoura. Você também pode desenhar uma linha em um pedaço de papel e pedir ao seu filho para cortar seguindo a linha.

Como trabalhar a coordenação viso motora?

Atividades para estimular essa coordenação
  1. Empilhar objetos. As atividades de empilhar os objetos são atividades simples. ...
  2. Recorte e colagem. ...
  3. Bolhas de sabão ajudam na coordenação visomotora. ...
  4. Brincadeiras com bolas. ...
  5. Abotoar camisas. ...
  6. Pintura é ótima para a coordenação visomotora.

O que a atividade de colagem desenvolve?

Este tipo de atividade auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e imaginação e, ainda promove o conhecimento e valorização da própria cultura.

Qual o objetivo da atividade de colagem?

Além de ser um passatempo lúdico e divertido, as atividades de colagem utilizando diferentes materiais são uma excelente oportunidade para desenvolver a percepção visual, a coordenação motora fina e a criatividade das crianças.

Qual campo de experiência trabalha recorte e colagem?

-Recorte , colagem -Desenvolver a -Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, -Aprimorar a coordenação motora fina . observação e a imaginação do aluno.

O que significa EI03TS02?

(EI03TS02): Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Qual objetivo de trabalhar as partes do rosto?

Com esta atividade educativa a criança tem a oportunidade de se reconhecer como pessoa, descobrir o seu corpo, suas capacidades de movimento e interação e, ainda, interagir com o próximo de forma respeitosa.

Quais são os principais materiais utilizados em recorte e colagem?

Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas, botões, palitos… E, claro, tesoura e cola. Recomendamos que leia os artigos abaixo para entender mais a importância do uso da tesoura em atividades de recortar para o desenvolvimento da criança.

Qual o objetivo da colagem com algodão?

Com esta atividade de colagem com algodão, as crianças puderam explorar habilidades como a percepção visual, a criatividade, a coordenação motora fina e, ainda, aprenderam sobre a ovelha.

Como trabalhar com colagem na educação infantil?

Para as atividades de colagem você pode trabalhar com diversos tipos de materiais como:
  1. algodão.
  2. cascas de ovos.
  3. palitos de fósforo.
  4. serragem.
  5. folhas secas.
  6. papéis de diferentes texturas (papel crepom, celofane, camurça, papel de seda)
  7. sementes e grãos.
  8. areia.

Qual o objetivo de plantar na educação infantil?

Ajudar a plantar ou a regar as plantas na horta, são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio e deixando as suas ações mais precisas, contribuindo com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que as crianças ...

O que a pintura desenvolve na educação infantil?

A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.

Qual a importância de rasgar papel na educação infantil?

O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista, ou jornal, uma folha de sulfite, é estimular a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça. É na educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras.

Como trabalhar a motricidade na educação infantil?

Para estimular e desenvolver a coordenação motora grossa nas crianças, o ideal é promover atividades divertidas que envolvam corrida, salto, dança e brincadeiras como esconde-esconde, amarelinha, lenço-atrás, pega-pega, entre outras.

O que é a motricidade?

A motricidade refere-se, portanto, a sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo no espaço-tempo objetivo e representado, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção, raciocínio.

Como fazer um plano de aula de literatura infantil?

Plano de Aula Literatura Infantil Conto Os Três Porquinhos
  1. Reconhecer os personagens da História – Os Três Porquinhos.
  2. Ordenar letras formando o nome das casinhas dos porquinhos.
  3. Listar as comidas dos porquinhos (a partir de desenhos)
  4. Recortar, colar palavras para completar frases;

O que a criança aprende quando pinta?

Desenvolvimento da coordenação motora

Ao aprender a desenhar e a colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando o que desenha, melhorando a coordenação motora fina. Sem contar que o ato de colorir ativa zonas nos cérebro que mexer com o celular ou no tablet não são acionadas.

Artigo anterior
Como treinar para perder a timidez?
Artigo seguinte
O que é decúbito lateral esquerdo?