Quando há prazo em dobro para contestar?

Perguntado por: Jaime Sérgio Oliveira  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

Para contestar: 15 dias, em geral (art. 335 c/c 231 e 214; em dobro, para litisconsortes com diferentes procuradores, de diferentes escritórios, em processos físicos: art. 229; em dobro, para a Fazenda Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública: art. 180, 183 e 186).

Quem tem prazo em dobro para contestar?

Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

Quando há prazo em dobro?

229 permite o prazo em dobro para todas manifestações nos autos, eliminando qualquer celeuma sobre a aplicação do mesmo. Conforme o artigo 229, os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores terão prazo em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

Como deverá ser feita a intimação quando haverá prazo em dobro?

Para a contagem dobrada do prazo de contestação, basta que as rés estejam representadas por diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, e não seja hipótese de processo em autos eletrônicos, conforme disposto no art. 229 do CPC.

Quando há dois réus o prazo para contestação?

334, § 4º, II), num caso em que há mais de um réu. O prazo para contestar será comum a todos os réus e deve ser contado, para todos, a partir da última das datas que corresponder a uma das hipóteses dos incisos I a VI do caput do art. 231 (§ 1º do mesmo art. 231).

Autarquia tem prazo em QUÁDRUPLO para contestar e em DOBRO para recorrer? (Vídeo 7)

28 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para contestação em litisconsórcio passivo?

– Nos termos do inciso I, do art. 335, do CPC/2015, “o réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será da data da audiência de conciliação ou de mediação (…), quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição”.

Quando houver vários réus o prazo para a resposta dos réus começa a fluir da data da juntada do último mandado de citação cumprido?

Dispõe o art. 241 do Código de Processo Civil que quando houver vários réus, o prazo para contestação começará a correr da data da juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado citatório cumprido.

Como pedir prazo em dobro na petição?

Art. 186. A Defensoria Pública gozará de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais. 2º A requerimento da Defensoria Pública, o juiz determinará a intimação pessoal da parte patrocinada quando o ato processual depender de providência ou informação que somente por ela possa ser realizada ou prestada.

Quem tem prazo em dobro no novo CPC?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Quando começa a contagem do prazo da intimação eletrônica?

Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.

Tem prazo em dobro na Justiça do Trabalho?

O Código de Processo Civil, pelo artigo 191, estabelece prazo em dobro para litisconsortes com procuradores diferentes. Contudo, tal dispositivo legal não é aplicado no Processo do Trabalho. Na Justiça do Trabalho, litisconsortes com procuradores diferentes NÃO têm prazo em dobro.

Quando a Fazenda Pública não tem prazo em dobro?

183 do Novo CPC trouxe a regra do prazo em dobro para todas as manifestações da Fazenda Pública, salvo exceção de prazos específicos, o que não é o caso, havendo a previsão de juntada da cópia do Agravo de Instrumento em 3 (três) dias (art. 1.018, § 2º), o prazo para a Fazenda Pública será de 6 (seis) dias.

É possível no CPC 2015 a alteração dos prazos peremptórios?

O Novo Código de Processo Civil permite o juiz ampliar os prazos peremptórios nas seguintes hipóteses: Em caso de processo tramitando em comarcas de difícil transporte, por até 60 dias (CPC 2015, art. 222, caput) Em caso de calamidade pública, podendo a ampliação do prazo ultrapassar 60 dias (CPC 2015, art.

Qual o prazo para o município contestar?

O prazo processual normal para apresentar contestação é de 15 dias úteis. Se a Fazenda Pública possui prazo em dobro, seu prazo processual de Contestação será de 30 dias úteis, nos termos do art.

Qual órgão público tem o prazo quádruplo para recorrer?

Nesse sentido, o CPC/1973 já prevê prazos mais extensos para os entes públicos no art. 188, ao estatuir que “computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.”.

Quando o juiz não fixa prazo qual é o prazo?

Quando a lei não determina prazo, o juiz pode estipulá-lo, conforme a complexidade do ato a ser praticado. Quando nem a lei nem o juiz estabelecem o prazo, tem-se a determinação residual do CPC – considera-se o prazo de 5 (cinco) dias para a prática do ato a cargo da parte.

Como é feita a contagem de prazo no processo civil?

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Considera-se, portanto, como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.

O que é prazo comum novo CPC?

- Prazos: Visando a simplificação dos prazos processuais, o novo CPC estabeleceu o prazo comum de 15 dias para recursos e respostas, exceto para os Embargos de Declaração, que continuam a ser de 5 dias. ... A contagem de prazos processuais passa a ser em dias úteis apenas, conforme art. 219 do NCPC.

Quando se usa agravo de instrumento?

Agravo de instrumento é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".

Como fazer um pedido de prorrogação de prazo?

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), vem pelo presente requerer a prorrogação do prazo para (a que se refere o prazo) por mais 20 (vinte) dias, tendo em vista que (especifique as razões para o pedido de prorrogação).

Como pedir mais prazo para o juiz?

COMO FAZER? Você fará uma petição simples (modelo aqui) explicando o ocorrido e pedindo mais prazo. Recomendo que logo em seguida, antes mesmo do juiz despachar ou deferir, você já cumpra o prazo. Se preferir, espere o despacho deferindo.

O que quer dizer pedido de dilação de prazo?

Dilação de prazo é a prorrogação do tempo máximo estipulado no Projeto Pedagógico para a integralização curricular de um curso. Essa prorrogação é solicitada pelo próprio discente e segue fluxo definido em anexo. Para processamento, é utilizado a Decisão Administrativa emitida pelo Colegiado do Curso.

Quando houver vários réus da data de juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado citatório cumprido?

a citação é feita por edital nas ações de estado. quando houver vários réus, começa a correr o prazo da data de juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado citatório cumprido. D a intimação do Ministério Público será feita por carta registrada, com aviso de recebimento.

Quais são as formas de resposta do réu?

A resposta do réu, portanto, não se limita apenas à sua defesa, mas também ao momento oportuno para apresentar suas pretensões em face do autor. São 03 as possibilidades de resposta do réu, de acordo com o novo CPC (Código de Processo Civil): Contestação, reconvenção e intervenção de terceiros.

Quando começa a correr o prazo da citação?

Em citação por correio, prazo de contestação começa com juntada do AR. Nos termos do Código de Processo Civil, o réu tem 15 dias para oferecer contestação, por petição, prazo cujo termo inicial será a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for feita pelo correio.

Artigo anterior
Qual a melhor cor de luz para os olhos?
Artigo seguinte
Quais são os seus traços de personalidade?