Quando há diferença no valor do resultado operacional entre o custeio variável e o custeio por absorção ela está sempre?

Perguntado por: Telmo Nuno Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

5) Quando há diferença no valor do resultado operacional entre o Custeio Variável e o Custeio por Absorção, essa diferença está sempre, apenas, no tratamento dos: A. Custos indiretos.

Qual é a principal diferença entre o custeio por absorção e o custeio variável?

Enquanto o custeio variável tem seu resultado baseado a partir das vendas, o custeio por absorção tem o resultado a partir da produção. Assim, produtos em estoque têm atribuídos em seus custos os custos fixos, independente de quando estes aconteceram.

Qual a diferença entre custeio variável e custeio direto?

Custeio Variável não é a mesma coisa que Custeio Direto, pois, neste último, custos fixos que porventura sejam diretamente identificáveis com os objetos de custeio (outros que não sejam as unidades de produto, tais como a linha de produto, o centro de custos, o departamento), a estes são levados, o que jamais deve ...

Qual é a grande diferença entre o método de custeio direto e ou variável em relação ao método de custeio por absorção?

Ao contrário do método tradicional de custos por absorção, o sistema do custeio direto separa os custos fixos de fabricação dos custos diretamente variáveis com a produção. Os custos fixos são diretamente levados à conta de lucros e perdas e eqüitativamente distribuídos por períodos de produção.

O que limita a aplicação do custeio variável?

Por essas razões e para aperfeiçoar decisões, o custeio variável tende a ser mais utilizado, lembrando que não é um sistema aceito legalmente, sua utilização limita-se à contabilidade para efeitos internos da empresa, chamada Contabilidade Gerencial.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

43 questões relacionadas encontradas

O que entra no custeio variável?

O custeio variável é um tipo de custeio que considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período. Ou seja, o que integra o custo variável de uma empresa variará de acordo com a sua atividade-fim, serviço ou produto.

Quais as vantagens e desvantagens do custeio variável?

As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.

Qual a diferença entre Custeio ABC custeio direto e custeio por absorção Cite exemplos?

Diferentemente dos custeios por absorção e variável que distribuem os custos diretamente aos produtos, o Custeio ABC rastreia as atividades relevantes do processo produtivo, aloca os custos às atividades para então distribuí-los aos produtos.

Quais os sistemas de custeio e qual a diferença entre eles?

A diferença é que, no custeio variável, os custos fixos foram lançados como despesas operacionais, enquanto que no custeio por absorção, esses custos foram lançados como sendo dos produtos vendidos, gerando uma diferença na linha de lucro bruto.

Qual a principal diferença entre rateio e rastreamento?

DIFERENÇA ENTRE RASTREAMENTO E RASTEIO? A principal diferença entre Rateio e Rastreamento é a de que no rastreamento há uma relação mais direta dos custos com o departamento ou atividade e, por consequência, uma maior relação dos custos com os produtos, o que torna a apropriação dos custos indiretos menos arbitrária.

O que são custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

O que é o custeio completo?

O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral ou Custo Integral, recebe esse nome exatamente por absorver os Custos Fixos no custo final de cada produto vendido.

Como se faz o custeio variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

O que é o custeio por absorção?

Na prática, custeio por absorção é aquele que inclui o cálculo de todos os custos de produção ou fabricação, independentemente de serem custos estruturais ou operacionais, fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção?

Nesse método, os gastos são divididos em: despesas, custos diretos e indiretos. No entanto, o método é alvo de algumas críticas. Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção? ...  O cálculo dos custos diretos.

Qual o principal objetivo do método de custeio ABC?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

Quais são os tipos de sistemas de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

Quais são os tipos de sistema de custeio?

Métodos de Custeio: ABC, Absorção e Custeio Variável
  • Método de custeio variável (ou de custeio direto)
  • Método de custeio por absorção (ou ainda custeio integral ou custo integral)
  • Custeio ABC (Baseado em Atividades)

Quantos e quais são os sistemas de custeio?

Custeio significa método de Apropriação de Custos. Assim, existe Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Marginal, ABC, RKW e etc. A) Custeio por absorção: É aquele que utiliza todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis diretas ou indiretas, para apuração do custo dos produtos.

Qual a principal diferença entre o método de custeio da departamentalização é o método ABC?

o custeio ABC somente deve ser aplicado em empresas não industriais, devido ao fato de somar custos e despesas, enquanto a departamentalização é utilizada, exclusivamente, em empresas industriais.

Qual é a diferença entre custo e custeio?

O custeio é a apropriação dos custos de produção aos produtos, sendo que, a depender de qual tipo será utilizado pela empresa, haverá diferentes valores de custos, estoques, despesas e resultados para a empresa.

Quais as desvantagens do custeio ABC?

Como desvantagem apresenta-se a não obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.

Quais as vantagens e desvantagens que obtemos utilizando o orçamento de custo indireto de fabricação?

Assim sendo, como vantagem pode - se citar a previsão mais rápida que se recebe sobre determinado material. Nesse sentido, como desvantagem pode - se citar que por vezes o custo indireto pode não estimar o valor exato de produção o que em larga escala trará alterações.

É a principal característica do método de custeio variável?

É a principal característica do método de custeio variável: Alternativas: Separação dos gastos em custos fixos e variáveis e identificação da margem de contribuição. É o método de custeio adotado oficialmente pela receita federal.

Quais são os custos variáveis?

O que é custo variável?
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Artigo anterior
Por que ter uma biblioteca em casa?
Artigo seguinte
Quais são as fases de aplicação da pena?