Quando foi regulamentada a terceirização no Brasil?

Perguntado por: Luísa Mara de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (26 avaliações)

Em 1974, a lei 6.019 que criou o chamado de trabalho temporário, foi o primeiro instrumento legal no Brasil a autorizar a terceirização, mas, somente em duas hipóteses: acréscimo extraordinário de serviço ou em casos de substituição de um colaborador regular e permanente.

Quando a terceirização surgiu?

A terceirização surgiu nos Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial. O período pós Guerra fez com que as nações envolvidas nos confrontos se organizassem e reconstruíssem toda a estrutura social, política e econômica, que fora abalada com as violentas guerrilhas.

Qual o conceito de terceirização e quando foi regulamentada no Brasil?

A terceirização tem sido registrada no Brasil desde o final da década de 1960. Ela começou no setor público, mas logo se espalhou pelo setor privado. Seu iní- cio se deu por meio do trabalho assalariado, mas evoluiu posteriormente para o trabalho não assalariado.

Qual é a lei que regulamentou a terceirização do trabalho no Brasil?

A Lei nº 13.429/2017 permite a terceirização ilimitada, irrestrita, sem qualquer regulamentação, ou seja, em todas as atividades da empresa, da mesma forma como preconizava o projeto que tramitava no Senado Federal.

Qual lei regulamenta a terceirização?

A Nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/17) foi aprovada em 31 de março de 2017 e, assim, as relações profissionais no Brasil foram transformadas. Agora, as empresas brasileiras podem terceirizar sua mão de obra.

TERCEIRIZAÇÃO: novas regras sobre FRAUDES

27 questões relacionadas encontradas

O que é a lei nº 13.429 2017?

L13429. LEI Nº 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017. Altera dispositivos da Lei n o 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros.

O que diz a lei 13467 2017?

Em vigor desde 2017, a reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017) mudou as regras relativas a remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho, entre outras. A norma foi aprovada para flexibilizar o mercado de trabalho e simplificar as relações entre trabalhadores e empregadores.

O que mudou na nova lei de terceirização?

A nova legislação sobre a terceirização não altera o regime da CLT. Isso significa que qualquer trabalhador terceirizado terá os mesmos direitos garantidos pela CLT, tais como 13º salário, FGTS, férias remuneradas, horas extras, entre outros.

Qual a lei da Reforma Trabalhista?

A Reforma Trabalhista foi sancionada em 13 de julho de 2017 pelo Presidente Michel Temer, Lei Nº 13.467, e passou a vigorar em 11 de novembro 2017.

Quais foram as mudanças que a nova lei da terceirização 13.429 2017 trouxe para o cenário trabalhista no Brasil cite as?

Trabalho temporário

A Lei da Terceirização (13.429/17), sancionada em março, já havia mudado as regras do tempo máximo de contratação, de três meses para 180 dias, consecutivos ou não. Além desse prazo inicial, pode haver uma prorrogação por mais 90 dias, consecutivos ou não, quando permanecerem as mesmas condições.

O que é a terceirização no Brasil?

A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa. No Brasil, existe uma proposta de promover esse processo para todas as atividades. Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.

Quem criou a lei da terceirização?

A história mostra que o surgimento da terceirização como processo e técnica de gestão administrativa ocorreu nos Estados Unidos após o início da Segunda Guerra Mundial, devido ao período de recessão daquele momento e à alta necessidade de produção e desenvolvimento de armamentos pelas indústrias bélicas.

Como surgiu a terceirização na administração pública?

A terceirização no setor público teve início legal a partir do Decreto-lei nº 200/67, o qual previa que a Administração Pública se utilizasse sempre que possível da execução indireta de algumas atividades, mediante contrato e desde que satisfeitas algumas condições: Decreto-Lei 200/67: Art. 10.

Qual é o conceito de terceirização?

Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Qual é o objetivo da terceirização?

'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'

Quais são as principais características da terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Qual a nova reforma trabalhista 2021?

A proposta de nova reforma libera o trabalho aos domingos para todas as atividades, sem necessidade de autorização ou de negociação coletiva, com escalas muito mais flexíveis sem garantia de que ao menos uma vez ao mês haveria coincidência de descanso aos domingos.

Quais são as novas leis trabalhistas para 2022?

Quais serão as principais mudanças nas leis trabalhistas de 2022?
  • Trabalho aos domingos. ...
  • Portaria 671. ...
  • Distrato de trabalho: novo meio de rescisão. ...
  • Mudanças na lei do estagiário. ...
  • Motorista de aplicativo e CLT. ...
  • Ratificação do Programa combate ao desemprego. ...
  • Modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS. ...
  • Priore.

Qual a nova lei trabalhista 2021?

A nova lei trabalhista mudou a forma como as férias podem ser divididas. Com a nova legislação, as férias podem ser fracionadas em até três partes, sendo que uma das partes precisa ter no mínimo 14 dias, e as outras duas parcelas não podem ter menos de cinco dias.

Como era antes e como ficou depois da lei da terceirização?

Antes da Nova Lei de Terceirização, a empresa tomadora (contratante) era solidária as obrigações trabalhistas caso não fossem cumpridas pela prestadora. Traduzindo, se o trabalhador acionasse judicialmente, independente do motivo, tanto contratante quanto contratada responderiam igualmente.

Em que difere a nova terceirização em relação à antiga?

Uma das principais mudanças promovidas pela nova legislação diz respeito à quais atividades podem ser terceirizadas. No antigo regime as chamadas atividades-fim da empresa não poderiam ser terceirizadas. ... Vale destacar que, antes da aprovação da Lei da Terceirização não existia uma lei específica regulamentando o tema.

Como era a terceirização trabalhista e como ela ficou depois da reforma feita pela lei 13.467 17?

Após a Reforma Trabalhista foi possibilitada a terceirização de atividades meio e atividades fim da empresa, mesmo que consideradas essenciais, sendo que antes da reforma era possível a contratação de serviços tão somente de meio, como os serviços de limpeza e segurança.

Quais as principais mudanças geradas pela lei da Reforma Trabalhista lei n º 13.467 2017?

Nova lei trabalhista - Principais mudanças para o trabalhador
  • Fim da contribuição sindical obrigatória. ...
  • Prática do contrato intermitente. ...
  • Teletrabalho/home office. ...
  • Férias fracionadas. ...
  • Jornada de trabalho e banco de horas. ...
  • Processo de demissão. ...
  • Rescisão contratual. ...
  • Local de trabalho para grávidas.

Quais as principais alterações trazidas pela lei nº 13.467 2017?

MUDANÇAS COM A LEI 13.467/2017 (NOVAS REGRAS)

As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva; Base legal: Lei 9.601/1998; Poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses (art.

Quais foram as principais alterações que a Reforma Trabalhista lei 13.467 de 2017 trouxe em relação as férias?

De acordo com a Reforma Trabalhista, a partir de 11.11.2017 as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos cada um, desde que haja concordância do empregado.

Artigo anterior
O que Zendaya e de Tom Holland?
Artigo seguinte
Quais são os caminhões que podemos considerar articulados?