Quando fazer uma pulpotomia?

Perguntado por: Inês Alícia Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Em pacientes com dentes que apresentem pulpites crônicas ulcerativas ou hiperplásicas e rizogênese incompleta, indicamos a pulpotomia na expectativa de tentar manter a vitalidade pulpar radicular, com consequente crescimento e reforço radicular.

Quando fazer pulpotomia e Pulpectomia?

Pulpotomia: remoção da porção coronária da polpa, mantendo a porção radicular quando ela é passível de se manter viável e sem infecção. Já nas dores espontâneas, podemos pensar em duas opções: pulpite irreversível ou necrose pulpar. Em ambos os casos o tratamento mais adequado é a pulpectomia.

Como é feita a pulpotomia?

Protocolo clínico para Pulpotomia
  1. Anestesia;
  2. Isolamento absoluto;
  3. Remoção da dentina cariada;
  4. Remoção do teto da camâra pulpar;
  5. Excisão da polpa coronária com curetas afiadas ou broca esférica lisa. ...
  6. Lavagem abundante da ferida cirurgica (água destilada, soro fisiológico ou detergente específico);

O que é pulpotomia na odontologia?

A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .

O que é pulpotomia em dente Deciduo?

Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.

PULPOTOMIA: QUAL A DIFERENÇA PARA A PULPECTOMIA?

33 questões relacionadas encontradas

Quando fazer pulpotomia em dentes decíduos?

Indicação
  • lesão de cárie extensa.
  • exposição pulpar (trauma, por exemplo)
  • dente livre de pulpite radicular.
  • ausência de dor espontânea persistente.
  • hemorragia no local da amputação (vermelho vivo)
  • presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular.
  • ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna.

Como tratar fístula em dente Deciduo?

Existem vários níveis de complexidade da fístula, as mais graves são tratadas cirurgicamente, enquanto as mais simples são tratadas com medicamentos e tratamento do canal ou a remoção do dente. Vale esclarecer que a fístula é uma forma de defesa do organismo, que está lutando contra uma infecção.

O que causa pulpite?

Pulpite - causas

De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.

Qual o valor de um retratamento de canal?

“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.

Como é feito o capeamento no dente?

Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.

Como é o tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

O que é Apicificação?

A solução proposta, clinicamente, para a eficácia da endodontia em dentes nesta situ- ação, se encontra numa técnica denominada de apicificação. Esta consiste na indução da formação completa da raiz e fechamento do forame apical, pela deposição de tecido duro mineralizado, em dentes com necrose pulpar.

Como é feito o tratamento expectante?

A técnica para realização do tratamento expectante compreende uma primeira escavação que objetiva retirar a biomassa cariogênica da cavidade com a remoção superficial da dentina cariada infectada da parte central da lesão e completa remoção da parte periférica. Em seguida, a cavidade é selada provisoriamente.

São contraindicações a realização da pulpotomia em dentes decíduos?

Já as contraindicações desse procedimento são: Dentes que não têm remanescente dental suficiente para ser restaurado ou reabilitado; Dentes que estão no final do ciclo biológico e têm mais de 2/3 de reabsorção fisiológica; Dentes com suporte ósseo comprometido e com rompimento de cripta óssea do sucessor permanente.

Qual a diferença entre capeamento pulpar direto e indireto?

Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.

O que é Proteção pulpar direta?

A proteção pulpar direta é um tratamento conservador que visa à manutenção da vitalidade pulpar e possibilita a permanência do elemento dental na arcada. Um material recentemente utilizado é o Agregado Trióxido Mineral, devido às suas propriedades favoráveis, como atividade antimicrobiana e alta biocompatibilidade.

O que é um retratamento de canal?

Retratar um canal quer dizer acrescentar algo que faltou no tratamento anterior… portanto, deve-se ter um bom plano de tratamento, e que poderá envolver os seguintes questionamentos: 1- Qual o Limite de Trabalho do tratamento anterior, e qual o objetivo no tratamento proposto?

Como é feito o retratamento de canal?

Como é feito o procedimento de retratamento de canal? Em primeiro lugar é realizada reabertura para retirada de todo material aplicado no primeiro procedimento. Posteriormente é feita uma criteriosa desinfecção dos canais e preenchimento com nova obturação, finalizando com o fechamento.

Quanto tempo leva um retratamento de canal?

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

Quais os sintomas de bactéria no dente?

Sinais e sintomas
  • Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  • Inchaço na bochecha.
  • Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  • Sensibilidade causada por pressão.
  • Febre.
  • Inchaço dos linfonodos no pescoço.

O que tomar para inflamação no nervo do dente?

Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
  1. Anestésicos locais. Os anestésicos locais indicados para a dor de dente agem no local da dor, diminuindo a sensibilidade local temporariamente, como por exemplo: ...
  2. Paracetamol. ...
  3. Dipirona. ...
  4. Ibuprofeno. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Ácido acetilsalicílico. ...
  7. Antibióticos.

O que é bom para matar o nervo do dente?

Para tratar a dor do nervo do dente com eficácia, escove os dentes corretamente, use um creme dental para dentes sensíveis e visite o dentista. Esfregar os dentes com força corrói o esmalte e pode danificar a gengiva, expondo as raízes dentárias.

O que é bom para fístula?

Ibuprofeno, um anti-inflamatório não esteroide, é o remédio para dor mais utilizado para tratar a dor da fístula. Fístulas anorretais são frequentemente acompanhadas de dor constante e latejante, que pode piorar muito quando você está sentado.

O que fazer em caso de fístula?

Como é feito o tratamento
  1. Faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele;
  2. Remove o tecido lesionado do interior da fístula;
  3. Coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização;
  4. Dá pontos no local para fechar a ferida.

O que fazer quando o dente de leite estragado?

O tratamento nos dentes de leite

Os tratamentos realizados em dentes decíduos com cáries vão depender de cada situação especifica e ser avaliada pelo especialista, podendo ser restaurações com materiais próprios para esses dentes, tratamentos endodônticos (de canal) com remoção do nervo do dente ou extração do dente.

Artigo anterior
O que é importante na vida de uma criança?
Artigo seguinte
O que quer dizer atividades atribuídas?