Quando fazer radio ou quimioterapia?

Perguntado por: Isabela Ramos  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Enquanto a quimio pode ser por via oral ou venosa, a radio é pela teleterapia ou braquiterapia. Por isso, a radioterapia é mais indicada nos casos em que o tumor encontra-se mais localizado e, comumente, em estágios iniciais. Atualmente, esses dois tipos de tratamento podem ser utilizados em conjunto.

O que é mais perigoso quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

Quando é indicado radioterapia e quimioterapia?

A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).

Quando a radioterapia deve ser usada?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Qual a diferença entre rádio terapia e quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.

Radioterapia e quimioterapia: qual a diferença entre elas? - Dúvidas sobre câncer

15 questões relacionadas encontradas

Porque radioterapia e não quimioterapia?

Enquanto a quimio atinge todo o organismo, a radioterapia atinge apenas o tumor – e as células por perto. Mas ambas são agressivas e generalistas. Ao atingir também células saudáveis, acabam até debilitando mais do que auxiliando os pacientes.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Quantas vezes se pode fazer radioterapia?

A quantidade de sessões indicada varia de acordo com o tipo de tratamento. Em alguns casos, por exemplo o tumor cerebral, apenas uma aplicação é suficiente. Em outros casos, pode ser necessário que o paciente seja submetido a uma maior quantidade.

Quando o câncer é considerado curado?

Quanto tempo após tratar um câncer para estar curado? Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.

Quando há necessidade de fazer quimioterapia?

Em linhas gerais, não há uma regra que determine quando e como a quimioterapia deve ser utilizada no tratamento da doença. A única certeza é a de que é capaz de destruir as células doentes que formam o tumor, podendo ser aplicada tanto antes ou depois da cirurgia de retirada do câncer quanto isoladamente.

Quais são as doenças tratadas com quimioterapia?

Agentes quimioterápicos também podem ser utilizados para o tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide, além de ser usados também para a supressão de rejeições a transplantes diversos (imunossupressão).

Tem pessoas que morrem no tratamento da quimio?

Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.

O que a radioterapia faz com o tumor?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

O que acontece depois da radioterapia?

Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.

Qual é o câncer mais fácil de ser curado?

Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos.

Qual o câncer mais difícil de ser curado?

1º) Mama 66.280. 2º) Próstata 65.840. 3º) Cólon e Reto 41.010. 4º) Traqueia, brônquio e pulmão 30.200.

Qual tipo de câncer que não tem cura?

Câncer de pulmão, cólon e reto, mama e estômago são alguns dos tipos mais letais da doença, de acordo com a lista publicada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2018.

Pode fazer radioterapia mais de uma vez?

O desenvolvimento de técnicas sofisticadas de radiação, assim como a maior compreensão dos mecanismos biológicos envolvidos na ação da radioterapia, fatos ocorridos de modo acelerado nas últimas décadas, têm permitido a reirradiação mais seguramente.

Quem fez radioterapia pode fazer novamente?

Avaliar o sucesso da radioterapia- dependendo do resultado da radioterapia, o médico rádio-oncologista pode decidir propor repetir todo o procedimento, usar um método diferente de tratamento, adicionar dose de radiação, mudar o protocolo ou parar a radioterapia.

Pode repetir a radioterapia?

Repetir a radioterapia geralmente não é uma opção devido ao aumento da probabilidade de efeitos colaterais graves, embora em alguns casos a braquiterapia seja a opção para um segundo tratamento. Às vezes, pode não estar claro onde o câncer está localizado no restante do corpo.

Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?

Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

Quais são as etapas da radioterapia?

Etapas do tratamento da Radioterapia Externa

Um médico radio-oncologista examinará o paciente, fará uma série de perguntas para saber tudo o que está ocorrendo com sua saúde e pedirá alguns exames, se necessário. Quando os exames estiverem prontos, serão definidos o tipo e o tempo do tratamento.

Quais os malefícios da radioterapia?

Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

Quais são os benefícios da radioterapia?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Artigo anterior
Qual é a participação da população economicamente ativa no setor primário da Europa?
Artigo seguinte
Qual a função dos receptores muscarínicos?