Quando é usado o lhe?

Perguntado por: Eduarda Miriam Pereira  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Quando se usa o lhe?

Depende da regência. Lhe funciona como objeto indireto. Serve de complemento de um verbo transitivo indireto. O e A têm a função de objeto direto.

E lhe é correto?

A forma é-lheé [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.

É correto dizer Estou lhe enviando?

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.

Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Estou te ou estou lhe?

Quando o hábito é tratar a pessoa por TU - o que é muito comum no Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina - deve-se dizer Estou te escrevendo. Mas se o indivíduo ao longo da carta é tratado por VOCÊ, usa-se ”lhe” (assim como o/a, seu, sua e demais pronomes da 3ª pessoa): Estou lhe escrevendo...

Funções sintáticas dos pronomes o(s), a(s) e lhe(s) [Prof. Noslen]

29 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a palavra lhe?

1. Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

Qual é o correto lhe desejo ou te desejo?

O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.

Estou lhe esperando ou estou te esperando?

O forma correta é "Estou te esperando", pois o pronome "te" assume o papel de objeto direto. Ex: Estou esperando você. O pronome Lhe é utilizado quando há objeto indireto ou bitransitivo, e o verbo esperar é transitivo direto.

Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo):

Qual é o plural de lhe?

Essa história de cortar o “s” final do verbo, ao pospor-lhe um pronome oblíquo, só é válida para os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” e não para os pronomes “lhe”, “lhes”.

Que Deus lhe der ou de?

Logo, "dê" é utilizado quando nos referimos à ação de oferecer algo a alguém ou mesmo de pedir algo. Já a forma verbal "der" só pode ser usada depois do pronome "se" e "me". Veja os exemplos: Quando ele me der o dinheiro, pagarei as contas amanhã.

Tinha-lhe ou Tinha-lhe?

A forma tinha-lhepode ser [feminino singular de tinha] , [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ter] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ter] .

Em que posso lhe ajudar ou te ajudar?

Resposta verificada por especialistas. A frase correta é "como posso te ajudar?" Justificativa: Em frases interrogativas, a gramática normativa recomenda a próclise, ou seja, emprego do pronome oblíquo antes do verbo.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Como identificar colocação pronominal?

A colocação pronominal diz respeito ao posicionamento de um pronome oblíquo em relação ao verbo. Veja: "Meu pai não me penteou direito." Na oração, o verbo "pentear" aparece acompanhado do pronome oblíquo "me".

Quando não usar lhe?

O “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino, contudo, como já explicitado, não exerce função de objeto direto e sim de objeto indireto.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que quer dizer Desejo-lhe?

Palavras relacionadas

1. Acto de desejar ou de se desejar. 2. Coisa que se deseja; coisa que se quer ter, conseguir, alcançar, etc.

O que significa lhe desejo?

É o mesmo que dizer que lhe desejo algo, que quero que algo lhe ocorra. Exemplo de uso da palavra Desejo-lhe: Desejo-lhe o melhor deste mundo.

O que substitui a palavra lhe?

Dele: 2 sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você. Nele: 3 no senhor, nela, nele, em você, na senhora.

Qual é a classe de lhe?

O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Quando o pronome lhe têm valor possessivo?

O emprego do pronome “lhe” em “revigoram-lhe o lastro” imprime a esse pronome valor de possessivo, pois equivale a “revigoram seu lastro” ou, de outro modo, “revigoram o lastro da literatura”.

Artigo anterior
O que é transformação transdução é conjugação?
Artigo seguinte
Como medir 4 metros quadrados?