Quando é usado o hífen?

Perguntado por: Érika Miriam Marques Reis Pinto  |  Última atualização: 4. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Quando devemos usar o hífen?

De forma geral, o hífen é usado em palavras compostas sem elemento de ligação, como “arco-íris”, por exemplo. Por outro lado, não o utilizamos nas palavras compostas com elemento de ligação, tais como “pé de moleque”. É preciso também estar atento(a) ao uso ou não uso do hífen após os prefixos.

Quando usar ou não o hífen?

Quando não utilizar o HÍFEN
  1. Quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente. ...
  2. Deve-se dobrar a consoante ao invés de usar o hífen nas palavras em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa em “r” ou “s”.

Quando separar palavras com hífen?

O hífen ocorre para marcar separação silábica e translineação, ou seja, quando uma palavra é dividida em sílaba por não caber em uma linha, tendo sua continuação na linha seguinte. Ex. na divisão silábica: ex-pec-ta-ti-va.

Quando usar hífen no meio da frase?

O hífen é usado para separar o pronome oblíquo do verbo em casos de mesóclise e de ênclise. Veja: Exemplos em mesóclise (intercalado no meio do verbo): “entregar-me-ão o documento”, “ver-nos-emos em breve”.

Uso do HÍFEN – O que é Hífen? Quando Usar Hífen? (Regras do Novo Acordo Ortográfico)

28 questões relacionadas encontradas

É correto dizer bem-vindos?

Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.

Por que cor de rosa tem hífen?

A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.

Tem hífen depois de não?

Assim sendo, o correto era NÃO-CONFORMIDADE com hífen, pois conformidade é substantivo. Essa polêmica toda acabou. O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo.

Como saber se a frase está correta?

Como saber se a frase está correta
  1. Verifique a concordância verbal e nominal. A concordância verbal e nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática. ...
  2. Analise a pontuação. ...
  3. Observe a estrutura da frase. ...
  4. Consulte um dicionário ou gramática. ...
  5. Peça a opinião de outra pessoa.

Tem hífen depois de ex?

Usa-se hífen com os prefixos: ex, sota, soto, vice. ex-almirante, ex-presidente, sota-piloto, soto-pôr, vice-almirante, vice-rei.

Como se escreve bem casado na nova ortografia?

O uso de bem como prefixo exige hífen antes de palavras que têm vida autônoma ou quando houver exigência de pronúncia: bem-acabado, bem-amado,bem-casado, bem-criado, bem-estar, bem-humorado, bem-nascido, bem-vindo, bem-aventurado (se escrevêssemosbemaventurado, poderíamos ler be-ma-ven-tu-ra-do).

O que mudou no uso do hífen?

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

Como escrever microondas correto?

1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

Porque a palavra Bem-vindo tem hífen?

A resposta a essa pergunta é “bem-vindo”, com hífen. Isso porque o prefixo “bem” exige o uso de hífen. Assim, devemos utilizar a palavra “bem-vindo” como adjetivo ou interjeição. No mais, esse termo pode sofrer flexão de gênero (“bem-vinda”) e também de número (“bem-vindos”).

Quais palavras não tem mais hífen?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo. 2. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação.

Porque pão duro tem hífen?

O hífen, por vezes, indica que duas ou mais palavras perderam seu sentido original em favor de um novo. A grafia "pão-duro" não deixa dúvidas: todos sabemos que se trata de um indivíduo sovina ou avarento, não de um pão enrijecido. Até uma oração pode transformar-se em substantivo.

Porque guarda-chuva tem hífen?

A única forma correta é guarda-chuva, com hífen. Logo, escrever guarda chuva, sem hífen, está errado. Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.

Qual é o plural de guarda-chuva?

A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva), pelo que apenas o segundo elemento varia em número.

Porque arco-íris tem hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Porque erva doce tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Tem vírgula depois do bem-vindo?

Vocativo, função sintática responsável pelo chamamento, deve fazer uso de vírgula, dois-pontos ou exclamação: "Bem-vindo, clientes!".

Como se diz em inglês bem-vinda?

welcome adj

Novas ideias são sempre bem-vindas na minha firma.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Artigo anterior
Qual a melhor cor de tinta para parede interna?
Artigo seguinte
Como proteger a pele do sol na praia?