Quando é usado a ação anulatória de débito fiscal?

Perguntado por: Daniel Bruno de Gomes  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

A Ação Anulatória de Débito Fiscal tem por escopo a anulação/invalidação do crédito tributário, com a consequente desconstituição do ato administrativo, que pode ser um ato de infração ou ato administrativo equivalente, ou seja, pressupõe a existência de um lançamento fiscal de tributo indevido[16] [17] [18].

Quando ajuizar ação anulatória de débito fiscal?

Ação Anulatória de Débito Fiscal e Ação de Execução Fiscal

A Ação Anulatória poderá ser proposta mesmo após já ter se iniciado a Execução Fiscal pela Fazenda Nacional, além disso, ela possui natureza modificativa em relação ao lançamento e também de certidão de dívida ativa.

Quais os requisitos de cabimento da ação anulatória de débito fiscal?

A ação anulatória precisa ser apresentada em tribunal correspondente ao endereço fiscal da sua empresa, pelo representante legal e tem que apresentar os fundamentos pelos quais acredita que não devem ser lançados os correspondentes créditos.

Como anular débito fiscal?

O que preciso para realizar uma ação anulatória? A ação anulatória de débito fiscal, “pode ser promovida pelo contribuinte contra o Poder Público tendo como pressuposto a preexistência de um lançamento fiscal, cuja anulação se pretende pela procedência da ação, desconstituindo-o”.

O que é ação anulatória de lançamento fiscal?

2- Definição de Ação Anulatória de Lançamento Fiscal

Tal ação tem como objetivo primeiro a produção de uma norma concreta e individual que desconstitua a eficácia da anterior norma tributária (o lançamento efetuado pelo Fisco).

Ação Anulatória de Débito Fiscal | 2020 | Prática Tributária

36 questões relacionadas encontradas

É possível anular um lançamento tributário?

A ação anulatória tem o condão de anular, total ou parcialmente, ato administrativo de imposição tributária (lançamento propriamente dito) ou ato de imposição de penalidade (auto de infração).

O que é uma ação anulatória?

A ação anulatória é ação autônoma de impugnação da sentença meramente homologatória, e não um recurso, por não haver seqüência na relação jurídica processual em que o ato processualizado foi praticado.

Como fazer ação Anulatoria?

É a ação que pretende extinguir ato jurídico vicioso, tornando-o inválido. Deve ser ajuizada em primeira instância, seguindo o procedimento ordinário, quando autônoma, ou qualquer outro procedimento, quando incidental.

Como fazer embargos à execução fiscal?

A Lei de execuções fiscais, em seu artigo 16, § 2º, descreve a matéria que pode ser alegada em sede de embargos à execução, onde o executado deverá alegar toda matéria útil à defesa, requerer provas e juntar aos autos os documentos e rol de testemunhas, até três, ou, a critério do juiz, até o dobro desse limite.

O que é um débito fiscal?

A dívida fiscal é o débito originado ao atrasar o pagamento de impostos, taxas e tributos. Ou seja, ao deixar de pagar essas obrigações, o contribuinte passa a ficar em dívida com o governo — o que pode causar a cobrança de juros, multas e encargos pelo atraso.

Qual o prazo para propor ação anulatória?

Prazo decadencial. A ação anulatória de ato judicial (auto de arrematação), prevista no art. 486 do CPC, também chamada rescisória atípica, está sujeita ao prazo decadencial de dois anos.

Quando é cabível uma ação de consignação tributária?

O contribuinte que não cumpriu suas obrigações acessórias pode desejar pagar o tributo e, depois, organizar melhor as obrigações acessórias para apresentá-las posteriormente. Destarte, nesse cenário, é cabível a ação de consignação para garantir o pagamento desse tributo antes do cumprimento de tais obrigações.

Quando é cabível a ação declaratória de inexistência de relação Jurídico-tributária?

Ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídico Tributária com Pedido de Tutela Provisória de Urgência. FUNDAMENTO: Artigo 19, I e Artigo 300 e 319 do CPC. TERMINOLOGIA: Autor, Réu e Propor. CABIMENTO: É a ação cabível contra qualquer exigência indevida ANTES do lançamento.

Quais os efeitos do ajuizamento da execução fiscal com a ação anulatória já ajuizada?

Caso tenha sido promovida a ação de execução e o devedor ingresse com ação anulatória do ato de constituição do crédito, esta ação, desde que a causa de pedir e o pedido sejam comuns (CPC, art. 103) e o requeira o interessado, será distribuída por dependência ao juízo da execução.

Quais as ações judiciais o contribuinte poderá utilizar antes e quais poderá manejar após o lançamento tributário?

Cabe ação declaratória: Antes do lançamento; Antes da constituição do Crédito tributário; Antes da cobrança; Antes da execução fiscal; ou antes, da notificação. Ação constitucional como remédios constitucionais.

O que é ação declaratória no direito tributário?

Em matéria tributária, a ação declaratória busca declarar a existência ou inexistência de uma relação jurídica entre o fisco e contribuinte. O referido autor afirma que as ações tributárias são antiexacionais subjetivamente porque têm sempre o contribuinte no pólo ativo e a fazenda pública no pólo passivo.

Qual recurso cabível contra execução fiscal?

São as principais formas de defesa ao executado em uma ação de execução fiscal, são estas: a impugnação, os embargos à execução, a exceção de pré executividade, a ação anulatória, ação declaratória, e Mandado de Segurança.

Quando posso embargar a execução fiscal?

Está inserido na Lei de Execução Fiscal (Lei 6.830/1980), especificamente, no artigo 16º do mesmo diploma legal: Art. 16 - O executado oferecerá embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados: ... § 1º - Não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução.

Qual o prazo para embargar a execução fiscal?

Os embargos devem ser opostos pelo executado no prazo de 30 dias, que começa a correr (art. 16 da LEF):

Quem pode propor ação anulatória?

A parte legítima para figurar no polo passivo da presente demanda é a União Federal, pessoa jurídica de direito público, a qual o órgão do Ministério Público do Trabalho é pertencente e vinculado, cabendo a ela responder as ações judiciais contra atos do MPT, incluindo aí, o termo de ajustamento de conduta.

Como pedir a anulação de sentença?

Ao juiz é defeso anular a própria sentença, devendo o inconformismo do agravante ser manejado na via recursal da apelação ou, eventualmente, por meio de ação rescisória. 4. Interposição de agravo de instrumento visando à anulação de sentença constitui erro grosseiro, o que inviabiliza a fungibilidade recursal.

Quem julga ação Anulatoria?

Sendo a causa de pedir da ação anulatória a nulidade de atos processuais praticados em feito decidido no Juízo suscitado, competente para o julgamento é o mesmo juízo que proferiu a decisão apontada nula.

O que é uma ação desconstitutiva?

Ação Rescisória Conceito;

Tem a natureza desconstitutiva (ou seja, tirar os efeitos de outra decisão que está em vigor) ou, para alguns autores, declaratória de nulidade de sentença (ou seja, reconhecer que a sentença não pode...

Qual a diferença entre ação anulatória é ação rescisória?

Ações de iniciativa do Contribuintes Ação anulatória de lançamento tributário: Ação de conhecimento que busca anular o lançamento do crédito tributário na Dívida Ativa.... A ação rescisória pode reformar ou anular decisão judicial transitada em julgado.

O que é ação anulatória de ato administrativo?

Ação Anulatória é aquela que pretende extinguir ato jurídico que contenha vício, invalidando-o. ... Entretanto, para atos administrativos eivados de vícios relativos à legalidade ou legitimidade, o ato praticado poderá ser objeto de ação anulatória.

Artigo anterior
Qual objetivo da escala de Berg?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre o inglês americano e britânico?