Quando é uma conjunção condicional?

Perguntado por: Fabiana Catarina Mendes Leite  |  Última atualização: 24. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração. Se eu conseguir estudar toda a matéria, poderei sair.

Quando é uma condicional?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Quando e qual conjunção?

Temporais. As conjunções subordinativas temporais são aquelas que exprimem tempo. Exemplos: antes que, apenas, assim que, até que, depois que, logo que, quando, tanto que.

Quando é condicional ou Temporal?

— temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»); — concessiva (ex: «Costuma convidá-la para sair, quando sabe muito bem que ela tem de estudar para os exames»).

Quais são as conjunções condicionais?

→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração. Se eu conseguir estudar toda a matéria, poderei sair.

SE - Conjunção Integrante x Conjunção Condicional - Prof. João Paulo

38 questões relacionadas encontradas

Quando é conjunção coordenativa?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Como usar a palavra quando?

advérbio interrogativo

No tempo em que; em que ocasião; em que época (ex.: quando chegou?).

Quais são as regras da condicional?

Para ter direito ao Pedido de Liberdade Condicional, é necessário que o réu tenha cumprido, pelo menos, 1/6 da pena imposta. Se aprovado, o liberdade pode durar por até 3 anos, prorrogável por igual período, a critério do magistrado.

Quem está em condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Como identificar uma conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quais são os 3 tipos de conjunção?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

O que é um valor condicional?

Então como é que aparece o valor condicional no enunciado? Por acção do advérbio só: é ele que estabelece a relação de dependência/exclusividade entre «ver fogo» e «acreditar», o que induz na interpretação do primeiro evento como condição do segundo.

O que substitui a palavra quando?

2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.

Quando é Adverbio de modo?

→ Advérbio de modo

Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.

Quando é adversativa?

a) Conjunções adversativas: são aquelas que trazem a ideia de contraste (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto). Dessas, somente a conjunção mas deve aparecer obrigatoriamente no início da oração; as demais podem ser colocadas no início, ou após um dos termos da oração.

Como é conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»

Como saber se a conjunção e coordenativa ou Subordinativa?

As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. As conjunções subordinativas ligam elementos dependentes entre si, havendo uma oração principal e uma oração subordinada.

Quando é conjunção subordinada?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc. Exemplos: Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.

O que são palavras condicionais?

GRAMÁTICA que ou modo verbal que apresenta a ação, o processo ou o estado como um facto dependente de uma condição, exprimindo valores de desejo, intenção, pedido, possibilidade, etc.

Artigo anterior
O que fazer para induzir o parto normal?
Artigo seguinte
Como parar de sincronizar uma pasta no OneDrive?