Quando é possível a apelação das decisões proferidas pelo Tribunal do Júri?

Perguntado por: Alexandra Mendes de Vicente  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena: Cabe apelação das decisões do Tribunal do Júri quando houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança.

Quando cabe apelação no Tribunal do Júri?

Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias: III – das decisões do Tribunal do Júri, quando: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) for a ...

Quando é cabível o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Quando cabe recurso no Tribunal do Júri?

De acordo com o dispositivo, é cabível apelação das decisões do Tribunal do Júri quando os jurados decidirem de modo manifestamente contrário à prova dos autos.

É cabível o recurso de apelação da sentença da primeira fase do Júri quando?

São cabíveis quando a decisão do Tribunal do Júri não for unânime, ou seja, quando houver divergência entre os jurados. Os embargos infringentes devem ser interpostos pela defesa do réu e devem ser julgados por uma câmara criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Conforme o Decreto Lei nº 3.689 prescreve em seu art.

🔴 Recurso de Apelação no Tribunal do Júri

19 questões relacionadas encontradas

Pode recorrer da decisão do Júri?

Portanto, o advogado poderá realizar a interposição oral ou juntar petição de interposição no prazo de 5 (cinco) dias úteis após o julgamento, prazo esse que é fatal.

Tem como recorrer do Tribunal do Júri?

O advogado do Tribunal do Júri jamais deve jogar a toalha, mesmo diante do último voto revelado. Nesse particular, no caso do Tribunal do Júri, o advogado tem a faculdade de interpor oralmente o recurso de apelação criminal, após a leitura da sentença, na própria sessão de julgamento.

Quais os efeitos da apelação no Tribunal do Júri?

O efeito devolutivo da apelação contra decisões do júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição. É importante ressaltar que a previsão contida no artigo 593, III, do Código de Processo Penal não se constitui mera hipótese de cabimento de recurso.

Quais são os recursos cabíveis após uma decisão proferida pelo Tribunal do Júri?

Pelo Código de Processo Penal, os recursos são: a) em sentido estrito; b) apelação; c) protesto por novo júri; d) embargos; e) revisão; f) recurso extraordinário; g) carta testemunhável; h) habeas corpus. Deve ser mencionado, além dos recursos regimentais, o recurso especial, criado pela Constituição Federal de 1988.

Quem julga o recurso do Tribunal do Júri?

O colegiado popular realiza o julgamento ao responder quesitos, que são as perguntas que o presidente do júri faz aos jurados sobre o fato criminoso e demais circunstâncias essenciais ao julgamento. Os jurados decidem sobre a matéria de fato e se o acusado deve ser absolvido.

Quais são os tipos de apelação?

Aponta-se, ainda, a apelação plena (ou total) ou parcial (ou restrita). Será plena quando o inconformismo se dirigir contra a totalidade da decisão. E parcial quando somente uma parte da decisão for atacada.

O que se discute em recurso de apelação?

A apelação é uma espécie de recurso que tem como finalidade a revisão de uma sentença definitiva ou terminativa, visando sua reforma ou invalidação da decisão judicial proferida por juiz de primeiro grau.. De acordo com o artigo 203, § 1º, do Novo Código de Processo Civil (“NCPC”), “(...)

O que são as razões de apelação?

Trata-se de recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao tribunal superior amplo conhecimento da matéria. A apelação constitui, portanto, um recurso com incidência ampla tendo em vista que tem o condão de devolver todo o conjunto da decisão impugnada.

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

Qual o recurso cabível contra a decisão proferida pelo juiz Presidente do Tribunal do Júri justifique?

a) Conforme previsão do Código de Processo Penal, o recurso cabível será o Recurso em Sentido Estrito.

O que diz o artigo 593 do CPP?

c) injustiça da sentença do juiz presidente, quanto à aplicação da pena ou da medida de segurança. Parágrafo único. Quando cabivel a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

É possível recorrer a um acórdão?

Recursos: A parte insatisfeita com a decisão do acórdão pode buscar recursos legais. Isso geralmente envolve a apresentação de um recurso para um tribunal de instância superior, que revisará o caso e tomará uma nova decisão com base nos argumentos apresentados.

Quem julga o recurso de apelação?

Quem julga o recurso de apelação? O Art. 1.010 do Novo CPC estabelece que a interposição da apelação é por petição ao juízo de primeiro grau, ou seja, ao juízo ad quo. Entretanto, quem julga é o juízo ad quem, ou em outras palavras, o tribunal superior.

Como anular uma sentença transitada em julgado?

Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.

O que diz a Súmula 710 do STF?

SÚMULA 710

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Em que situações o recurso de apelação não terá efeito suspensivo?

Quando a apelação não tem efeito suspensivo? O primeiro caso de apelação sem efeito suspensivo é o de recurso interposto em face de sentença que homologa divisão ou demarcação de terras (art. 1.012, § 1º, I, CPC).

O que anula um Júri?

Existem diversas outras hipóteses de nulidade no julgamento pelo Tribunal do Júri, como apresentação de provas novas, incomunicabilidade de testemunhas, causas de suspeição e impedimento, presença de acusação e defesa, impedimento do direito ao silêncio, parcialidade de jurados e do magistrado, pedidos de desaforamento ...

Como funciona a defesa no Tribunal do Júri?

c) Durante a defesa oral no júri, o tribuno deve analisar atentamente a reação dos jurados, verificando se o tom da voz está incomodando, se deve se aproximar ou não, se estão sonolentos, desatentos. Recomendo sempre que se olhe diretamente nos olhos dos jurados, mostrando convicção da tese defendida.

É cabível revisão criminal em decisões proferidas em Tribunal do Júri?

De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a condenação penal definitiva imposta pelo júri é passível de desconstituição mediante revisão criminal, de forma que não é legítimo, nesses casos, invocar a cláusula constitucional da soberania do veredito do conselho de sentença.

É possível reverter uma condenação?

É possível reverter uma condenação? Caso a revisão seja julgada procedente, o condenado poderá obter uma diminuição em sua pena e, a depender das provas e circunstâncias, poderá inclusive ser absolvido da sentença criminal. No entanto, como não existe exatidão no direito, todo caso merece uma análise técnica.

Artigo anterior
O que é um sociopata funcional?
Artigo seguinte
Como saber meu plano Globoplay?