Quando e onde aconteceu a rebelião Ashanti?

Perguntado por: Mateus Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)

A rainha guerreira africana que enfrentou os colonialistas britânicos - e venceu. A história da destemida Yaa Asantewaa, integrante de uma família de líderes do Império Ashanti, e a de Gana estão entrelaçadas. Em 1900, o Império Ashanti, hoje Gana, na África, estava sob ataque dos britânicos.

Onde ocorreu a rebelião Ashanti?

A Revolta Ashanti e a independência de Gana

A região Ashanti da África Ocidental, na atual Gana, era valiosa por suas minas de ouro e posição estratégica no comércio transsaariano.

O que foi a rebelião Ashanti de 1890 *?

A rebelião Ashanti (1890-1900) ocorreu na Costa do Ouro, atual Gana, após os colonizadores britânicos terem substituído os líderes tradicionais por outros governantes, provocando a revolta dos ashanti, que se rebelaram. Tanzânia, Ruanda, Burundi e partes de Moçambique.

Como foi o início da rebelião Ashanti e suas consequências?

Começando em março de 1900, a rebelião cercou o forte de Kumasi, onde os britânicos tinham procurado refúgio. O forte existe até hoje como o Forte e o Museu Militar Kumasi. Depois de vários meses, o governador da Costa do Ouro, eventualmente, enviou uma força de 1.400 para conter a rebelião.

Quem liderou a rebelião Ashanti?

Yaa Asantewaa foi rainha-mãe de Ejisu, no Império Ashanti, atual Gana. Liderou a rebelião conhecida como a Guerra do Trono de Ouro, contra os colonizadores britânicos. A guerra teve início no ano de 1900 e durou cerca de sete meses.

Rebelião Ashanti Professora Roberta da Matta Cerqueira

15 questões relacionadas encontradas

Em qual região da África aconteceu a rebelião Ashanti e quem liderou a resistência *?

A região chamada de Costa do Ouro (atualmente Gana) era habitada pelo povo ashanti. Os ashanti organizaram um dos maiores movimentos de resistência enfrentados pelos britânicos no continente africano.

Quem foram os Ashantis?

Os Ashanti ou Asante são um importante grupo étnico do Gana. Eles foram um poderoso povo, militarista, e altamente disciplinado da África Ocidental. ... Durante o período do Império Mali, o Ashanti e o povo Akan em geral, ficaram ricos pelo comércio de ouro extraído do seu território.

O que foi a rebelião de Mamadou Lamine?

a Rebelião de Mamadou Lamine (1898-1901), no alto Senegal, ocorreu devido à crença de que os muçulmanos não deveriam se sujeitar a não muçulmanos. Portanto, deveriam se rebelar contra os trabalhos forçados a que eram submetidos. Derrota do povo ashanti perante as forças britânicas em 11 jul. 1824.

O que é luta pelo Trono de Ouro?

A guerra que se seguiu ficou conhecida como a "Guerra do Trono de Ouro” e também como a "Guerra de Yaa Asantewaa”. De acordo com Wilhemina Donkor, Yaa Asantewaa deixou algumas lições, nomeadamente, "ensinou-nos a defender aquilo em que acreditamos”.

O que representava o Trono de Ouro?

A população ficou enfurecida e se sentiu desrespeitada. Diz a lenda que o Trono de Ouro desceu do céu e é o guardião do espírito da nação Ashanti. É um considerado um objeto sagrado, símbolo de poder e união. Yaa Asantewaa decidiu, então, agir em defesa de seu povo.

Quem são os Ashanti e quais são as suas tradições?

Os axantes são um importante grupo étnico de Gana. Eles foram um povo poderoso, militarista e altamente disciplinado da África Ocidental. Os antigos axantes migraram das imediações da região noroeste do Rio Níger após a queda do Império do Gana no século XIII.

Quais são as principais informações do Reino de Ashanti?

O grupo étnico mais representativo desta região é o Asante e a capital é Kumasi, o centro do comércio e do transporte de produtos da região e principal produtor de cacau. As tribos Asante reuniram-se numa confederação de reinos no início do século XVIII e procuraram estender o seu domínio sobre as tribos Fanti.

O que os britânicos buscavam na Costa do Ouro?

Em 1901, todo o território da Costa do Ouro estava em mãos britânicas, com seus reinos e tribos unificadas sob uma administração. Os britânicos exportavam uma grande variedade de recursos naturais na área, tais como ouro, diamantes, marfim, pimenta, madeira, grãos e cacau.

Quem são os Akan?

Acãs (em acã: Akan) são um grupo étnico cuá do Gana e Costa do Marfim. Incluem os acuapins, aquiéns, anins, axantes, baúles, assins, bonos, fantes, zemas, etc. Do século XV ao XIX, dominaram a mineração de ouro e comércio de ouro na região. Sua cultura é dominante no Gana.

Como era o governo do reino do Congo?

Fundado por volta do século XIV, esse Estado centralizado dominava a parcela centro-ocidental da África. Nessa região se encontrava um amplo número de províncias onde vários grupos da etnia banto, principalmente os bakongo, ocupavam os territórios.

Como surgiu o Reino de Mali?

O Mali era um reino do povo malinqué. Seu fundador chamava-se Sundiata Keita. Ele assumiu o poder em Cangaba por volta de 1230 e começou a conquistar as terras ao redor, que eram ricas em minerais valiosos como ouro e sal. O império cresceu rapidamente.

Quais foram os movimentos de resistência na África?

Resistências como a “Revolução Urabista” no Egito, a luta de Sayyid Muhammad Abdullah Hassan pela libertação da Somália, as revoluções na Líbia e as duas guerras de Madagascar contra a França foram exemplos de luta contra a dominação europeia.

Quais países e povos africanos ofereceram resistência à colonização?

Nesse assunto, normalmente nos lembramos do continente africano, que foi completamente tomado e explorado pelos europeus no Imperialismo do fim do século 19. Ok, mas não foi bem assim. A África não foi totalmente dominada: dois países, Etiópia e Libéria, escaparam da colonização.

Quais foram os territórios ocupados por Portugal Alemanha e Espanha no continente africano?

Resumo
  • Portugal. Após a independência do Brasil, Portugal conseguiu manter suas possessões africanas como Angola, Cabo Verde, Guiné e Moçambique. ...
  • Espanha. A Espanha ocupou as ilhas Canárias, Ceuta, Saara Ocidental e Melila. ...
  • Bélgica. ...
  • Inglaterra. ...
  • França. ...
  • Holanda. ...
  • Itália. ...
  • Alemanha.

O que os britânicos exploraram?

São eles: África do Sul, Egito, Sudão, Gana, Nigéria, Somália, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Quênia, Malawi, Zâmbia, Gâmbia, Lesoto, Maurícia, Suazilândia, Seicheles e Zimbábue.

Quais as riquezas que os europeus buscavam na África?

A Revolução Industrial motivou esses países a explorar matérias-primas, especialmente minérios, dentre os quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo, além de produtos de origem agrícola, como algodão e borracha; todos fundamentais para a produção industrial.

Como era o comércio na Costa do Ouro?

O comércio costeiro era dominado pelos europeus, mas as rotas internas do comércio de ouro e de escravos estavam nas mãos dos africanos. Para se estabelecerem na costa, os europeus dependiam de acordos com os africanos.

O que levou os Ashanti a se rebelar contra os britânicos?

Diz a lenda que o Trono de Ouro desceu do céu e é o guardião do espírito da nação Ashanti. É um considerado um objeto sagrado, símbolo de poder e união. Yaa Asantewaa decidiu, então, agir em defesa de seu povo.

Porque é que o Império de Gana é chamado o senhor do ouro?

RESPOSTA: O Reino de Gana foi chamado pelos cronistas árabes de “terra do ouro” por existirem ricas zonas auríferas na região.

Artigo anterior
O que significa degenerativa na coluna?
Artigo seguinte
Qual o valor do cachê do Zezé di Camargo e Luciano?