Quando é necessário fazer cirurgia de hérnia de disco?

Perguntado por: Lisandro Flávio Ferreira  |  Última atualização: 3. November 2024
Pontuação: 5/5 (15 avaliações)

Em caso de dor insuportável e resistente a medicamentos, bloqueio (infiltração) ou reabilitação funcional; Alteração severa da qualidade de vida do paciente; Distúrbio de movimento causado pela compressão da raiz nervosa, causando paralisia, incontinência, cauda equina e outros.

O que acontece se não operar hérnia de disco?

Se a hérnia de disco não for tratada, pode ocorrer a síndrome da cauda equina, uma emergência médica em que os nervos na parte inferior da coluna são comprimidos. Esta condição pode levar a problemas graves, como incontinência urinária e fecal e paralisia das pernas.

Quando a hérnia de disco é grave?

Quando a hérnia de disco cervical é grave? É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

Quanto tempo é o repouso de uma cirurgia de hérnia de disco?

De modo geral, a recuperação dura dois meses e deve incluir pequenas caminhadas (5 a 15 minutos) diariamente, a partir do quarto dia de cirurgia. Evite levantar objetos pesados por dois meses, relações sexuais, ficar sentado por mais de uma hora e dirigir. O retorno ao trabalho geralmente se dá após 45 a 90 dias. Ah!

Quem faz cirurgia de hérnia de disco fica bom?

A cirurgia de hérnia de disco está entre os tratamentos mais eficazes para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema. O procedimento é uma alternativa em casos em que as dores são intensas e os demais tratamentos não resultam no efeito desejado.

Quando o paciente deve fazer uma cirurgia para hérnia de disco

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as sequelas de uma cirurgia de hérnia de disco?

Danos nervosos após uma cirurgia de coluna podem gerar dores constantes nas costas ou nos membros inferiores, além de fraqueza, incontinência fecal, urinária e até mesmo disfunção sexual. No entanto, a mais grave sequela resultante do dano nervoso na coluna é a paralisia.

Quem tem hérnia de disco L4 L5 pode se aposentar?

Muitas pessoas se perguntam se quem tem hérnia de disco, especialmente na região L4-L5, pode se aposentar pelo INSS, e a resposta é SIM, quando essa hérnia torna o trabalhador incapaz e impede de realizar o trabalho, é possível pedir o auxílio por incapacidade temporária e até mesmo aposentadoria por incapacidade ...

Quanto tempo demora uma cirurgia de hérnia de disco pelo SUS?

Além disso, costuma ser rápido, em torno de 30 a 60 minutos. O paciente normalmente tem alta hospitalar no mesmo dia.

Qual o valor de uma cirurgia de hérnia de disco particular?

Os valores de uma cirurgia de hérnia de disco podem variar bastante dependendo da técnica realizada, dos materiais utilizados na cirurgia e dos honorários da equipe médica. Uma cirurgia de hérnia de disco pode custar entre R$ 10.000 e pode chegar a mais de R$ 50.000,00.

Quais são os direitos de quem tem hérnia de disco?

O tratamento varia, indo desde fisioterapia até cirurgia, dependendo da gravidade. Algumas pessoas com hérnia de disco podem ter direito a benefícios previdenciários, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, dependendo da intensidade da condição e de outros critérios estabelecidos pela INSS.

Qual o tipo de hérnia de disco dá direito a aposentadoria?

O direito à aposentadoria devido a uma hérnia de disco não está condicionado ao tipo específico de hérnia, mas sim à gravidade dos sintomas e ao impacto na capacidade de trabalho do indivíduo. Portanto, tanto a hérnia de disco lombar quanto a cervical podem resultar em incapacidade, contanto que causem limitações.

É possível viver com hérnia de disco?

A hérnia de disco pode sumir? Sim, as hérnias de disco mole podem sumir! Já as hérnias de disco duras geralmente não somem. Estas são formadas pela protrusão tanto do núcleo quanto da camada protetora do disco, chamada de ânulo fibroso, geralmente associada à calcificações.

Qual é o tipo de hérnia de disco mais grave?

Hérnia de Disco Sequestrada

Trata-se do tipo mais grave de todos, pois danifica tanto o disco que pode até mesmo parti-lo ao meio. Quando isso acontece, o líquido gelatinoso penetra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, o que causa compressão contínua, inflamação e muita dor.

É possível curar hérnia de disco sem cirurgia?

O tratamento da hérnia de disco através da fisioterapia é individualizado, ou seja, pode variar conforme o tipo e grau da doença. Exercícios de alongamentos também são indicados para aumentar a flexibilidade, fortalecer o tônus muscular e reorganizar fibras musculares, ajudando na melhora da postura.

O que fazer quando a hérnia está doendo muito?

Já em casos de dor INTENSA ou persistente é necessário buscar uma unidade de pronto-atendimento para verificar as possíveis causas da alteração, que pode ter sido causada pelo excesso de atividades físicas ou representar uma complicação da hérnia, como o encarceramento e o estrangulamento.

Tem cura para hérnia de disco lombar?

Sim, a hérnia de disco tem cura. Contudo, o paciente precisa estar ciente que o processo do envelhecimento, um dos fatores responsáveis pelo surgimento das hérnias, não pode ser revertido. Com isso, problemas na coluna devido à senilidade podem ocorrer.

Como é a dor de uma hérnia de disco?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

É arriscado fazer cirurgia na coluna?

A cirurgia da coluna tem riscos sim, mas a situação deve ser avaliada sempre com cautela. Com uma séria de fatores que analisaremos em outros tópicos deste site, poderemos avaliar se a cirurgia da coluna e nervos tem riscos maiores ou menores em seu caso. A avaliação é fundamental.

Qual anestesia é usada para cirurgia de hérnia de disco?

Cirurgia de hérnia de disco lombar é realizada pelas costas, com o paciente sob anestesia geral, deitado com barriga para baixo. Alguns cirurgiões preferem realizar cirurgia na posição genupeitoral (de joelhos), como na figura abaixo.

Porque a hérnia de disco volta depois da cirurgia?

Geralmente, esse disco já é mais desidratado, com função alterada e com microlesões em sua capa mais externa (ânulo fibroso). Portanto, novos fragmentos de hérnia do interior do disco podem sair para fora com o tempo (recidiva de hérnia de disco). Por isso é mais comum ela voltar no mesmo disco!

Como conseguir uma cirurgia de hérnia de disco pelo SUS?

Primeiro, é preciso passar por uma avaliação médica. É ele quem irá analisar o seu estado de saúde e entender se é necessário, ou não, realizar o procedimento. Após isso, você é encaminhado para realizar os exames pré-operatórios.

Como é feita a cirurgia de hérnia de disco pelo SUS?

A técnica é aplicada com anestesia local e sedação, para permitir monitorar os movimentos do paciente. Após a anestesia, é feita uma pequena incisão e inserida uma cânula por onde passará o endoscópio e os instrumentais apropriados para a retirada do disco lesado. O paciente tem alta no mesmo dia.

Quem tem hérnia de disco na coluna pode se encostar pelo INSS?

Quem tem hernia de disco pode aposentar pelo INSS? Sim, como vimos, a hérnia de disco pode dar direito a aposentadoria por invalidez do INSS, mas, para isso é preciso que o segurado: tenha a qualidade de segurado, ou seja, deve estar contribuindo com o INSS.

Quem tem hérnia de disco na lombar pode ficar paralítico?

Em casos graves, pode gerar perda de força nos membros inferiores, principalmente na mobilidade dos pés e tornozelos. É bastante raro uma hérnia de disco lombar levar a uma perda total de movimentos nas pernas (paraplegia).

Como passar na perícia do INSS com hérnia de disco?

Como ser aprovado na perícia de hérnia de disco? Na perícia de hérnia de disco, é fundamental que você leve os documentos médicos. Além dos laudos, você precisa apresentar o raio-x ou a ressonância magnética, pois sem esses documentos não é possível avaliar corretamente a doença.

Artigo anterior
Como fazer um balão no Word?
Artigo seguinte
Como colocar o azinho em cima do número no Word?