Quando é indicado o uso de talas coletes e tração ortopédica?

Perguntado por: Catarina Helena de Mota  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Imobilização em casos de contusões, luxações, luxações recidivantes e instabilidades do ombro, traumáticas ou da artrite reumatoide.

Quando é indicada uma imobilização?

A maioria das vítimas de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.

Quando é indicado o uso de tala gessada?

A tala gessada é utilizada para a mesma finalidade que o gesso rodado, portanto tem a função de imobilizar regiões das extremidades dos membros. Porém, é mais indicada para fraturas simples, em que não há um rompimento do osso.

Quando usar tala no dedo?

Tala para mão: saiba quando você pode precisar
  1. Lesões por Esforço Repetitivo. ...
  2. Pós operatório. ...
  3. Fraturas. ...
  4. Prevenção da recidiva.

Qual é a função da tala?

A tala é um dispositivo que tem como função evitar o movimento de uma determinada articulação ou pode ser usada para manter em uma posição os ossos que sofreram fratura. Por isso, é um item muito importante para o socorro de acidentados e a recuperação de um paciente.

Colete Ortopédico: Dr. Carlos Barsotti explica a importância de seu uso

40 questões relacionadas encontradas

Para que serve a tala no pé?

Ele é indicado para afecções traumáticas do joelho e substitui o aparelho gessado. Também é indicado para a instabilidade da artrite reumatoide, artrose e em treinos de ortostatismo em lesões paralíticas de membros inferiores.

Qual a função da tala de gesso?

Independente do material, o princípio e a utilização são iguais: A tala tem a função de imobilizar a articulação e o membro, não deixando o paciente movimentar. Pode servir para melhorar a dor do paciente ou como tratamento de algumas fraturas mais simples em que o osso não foi completamente rompido.

Quanto tempo fica com a tala no dedo quebrado?

Os dedos próximos ao local da fratura também podem ser imobilizados, aumentando a estabilidade. A grande maioria das fraturas na mão consolidam entre 3 e 4 semanas, período que o paciente irá usar o gesso. A indicação de cirurgia depende do tipo de fratura e do deslocamento.

Quando imobilizar dedo?

A imobilização é o tratamento de escolha nas primeiras quatro a seis semanas, mas pacientes com travamento acentuado podem se beneficiar de infiltração com corticosteróides na fase inicial. Uma imobilização simples com fita junto ao dedo adjacente pode ser tentado primeiramente.

Como tomar banho com tala no dedo?

O gesso não é à prova de água, portanto, precisa ser protegido na hora do banho. Uma boa ideia é colocar um saco plástico ou enrolar magipack no gesso, para evitar que se molhe. Se isso não for possível, então nada de banho de chuveiro.

Quando é necessário colocar gesso?

As lesões ortopédicas, de um modo geral, podem ser tratadas de forma adequada com o uso do gesso. Normalmente essas lesões são as fraturas, contusões, torções, distensões, sinovites, tendinites e doenças inflamatórias osteoarticulares.

Quando imobilizar o pé?

Quando usar uma Bota imobilizadora? Após uma fratura ou outra lesão é obrigatório respeitar o período de cicatrização das estruturas lesionadas. A Bota imobilizadora M1 é bilateral, podendo ser usada tanto no pé esquerdo quanto no direito.

O que é imobilização gessada?

A imobilização gessada é uma estrutura que envolve uma parte lesionada do corpo com a finalidade de protegê-la, imobilizá-la e permitir-lhe a cura.

Quando imobilizar uma fratura?

Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo.
...
Quando suspeitar de fratura
  1. Dor intensa;
  2. Inchaço ou deformação;
  3. Formação de uma área arroxeada;
  4. Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro;
  5. Encurtamento do membro afetado.

Quando imobilizar o pulso?

O que fazer: Assim como na fratura, a entorse do punho é bastante desconfortável e, por isso, é recomendado que a pessoa vá ao ortopedista para que seja feito exame de imagem para confirmar a entorse e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que normalmente é feito com imobilização do pulso e repouso.

Porque imobilizar?

Imobilizar a articulação ajuda a manter a dor do trauma estável. O objetivo de manter a articulação imobilizada é prevenir possíveis danos à área traumatizada. “O local afetado pelo trauma cria um processo inflamatório que resulta em dor.

Como saber se o seu dedo está quebrado?

Principais sintomas de fratura
  1. Dor intensa;
  2. Inchaço do local fraturado;
  3. Deformidade do local;
  4. Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  5. Presença de hematomas;
  6. Presença de ferimentos no local da fratura;
  7. Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
  8. Dormência e formigamento da área;

O que fazer para parar de latejar o dedo?

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário.

Quando quebra o dedo fica roxo?

Dor, inchaço e às vezes hematomas são os sinais mais comuns de uma fratura no pé. Se você tem um dedo do pé quebrado, você pode ser capaz de andar, mas isso geralmente agrava a dor. Calçar sapatos fechados também pode ser difícil devido a dor e o edema.

Quanto tempo demora para curar uma fissura no osso?

O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.

O que fazer depois que tira a tala?

Um cuidado que você deve tomar é após 2 meses sem o gesso e com fisioterapia. Nesse período a movimentação do membro já está boa, mas o osso e os músculos ainda estão fracos. Deve-se evitar a prática de esportes de contato e atividades que tenham risco de nova queda e uma nova fratura.

Quanto tempo leva para colar o osso do dedo?

Contudo, saiba que o osso pode demorar entre 3 e 6 semanas para colar, porém isso depende do tipo de fratura ou lesão que você teve.

Quanto tempo devo ficar com a tala?

Entre os principais pontos de discussão estão se o uso de tala ou imobilizador ortopédico comum é mais efetivo se o período for por seis ou três semanas.

Pode tirar a tala para tomar banho?

Retirável: as órteses são somente encaixadas no corpo com velcro e não fixas como o gesso. Ou seja, pode tirar para tomar banho! Além de permitir o uso periódico, quando há indicação de um profissional.

Pode tirar a tala antes da hora?

Só pode retirar o gesso com orientação e ordem direta do seu médico. Ainda mais que o gesso é o tratamento da fratura e por isso retirar ou parar ele antes da hora, pode te causar problemas.

Artigo anterior
Como fica a barriga depois de emagrecer?
Artigo seguinte
Quais são os conceitos básicos da estatística?