Quando é considerado tráfico privilegiado?

Perguntado por: Ema Soraia Figueiredo Esteves Morais  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

De acordo com o artigo 33, § 4º, da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), são requisitos para a concessão do tráfico privilegiado: ter sido primário, ter bons antecedentes, não se dedicar a atividades criminosas nem integrar organização criminosa e ter sido de pequena quantidade a droga objeto da conduta.

Quando é cabível o tráfico privilegiado?

Conhecida como “tráfico privilegiado”, a figura traz requisitos cumulativos de modo que será aplicada desde que (i) o agente seja primário; (ii) de bons antecedentes; (iii) não se dedique às atividades criminosas; e (iv) nem integre organização criminosa.

Quem tem direito ao tráfico privilegiado?

O tráfico privilegiado é a diminuição da pena concedida aos condenados que são primários, têm bons antecedentes e não integram organização criminosa. O réu havia sido condenado em primeira instância a 13 anos e quatro meses de prisão por tráfico.

Como saber se é tráfico privilegiado?

O tráfico privilegiado está previsto na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33, parágrafo 4º) e consiste na diminuição da pena de um sexto a dois terços aos condenados que forem primários, tiverem bons antecedentes e não integrem organização criminosa.

O que pode afastar o tráfico privilegiado?

A natureza e a quantidade de droga só podem afastar o reconhecimento do tráfico privilegiado quando outras circunstâncias do caso concreto demonstrarem a dedicação do réu a atividade criminosa ou sua participação em organização voltada ao crime.

Aprenda TUDO que você precisa sobre Tráfico Privilegiado (SIMPLES e OBJETIVO)

42 questões relacionadas encontradas

Qual a quantidade de droga que caracteriza tráfico?

Fato é que no Brasil uma pessoa pode ser condenada por tráfico de drogas na posse de menos de 10 gramas de entorpecentes como ser absolvida com mais de um quilo de entorpecentes em sua posse, tudo a depender das circunstâncias do caso concreto.

O que é tráfico qualificado?

Tráfego qualificado é a atração de pessoas que são de fato o seu publico-alvo e que estão realmente interessadas no seu negócio e naquilo que ele oferece. Ou seja, é uma das melhores formas de atingir potenciais clientes e aumentar as vendas.

Quanto tempo pega um réu primário por tráfico de droga?

A pena pelo delito de tráfico de entorpecentes prevista no artigo 33 da Lei 11.343/06 é de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa.

Porque o tráfico privilegiado não é hediondo?

Levada a divergência ao Supremo Tribunal Federal, firmou-se jurisprudência no sentido que não era crime hediondo. Portanto, o tráfico privilegiado não é considerado crime hediondo ou equiparado.

É possível que o condenado por crime de tráfico de drogas inicia o cumprimento de sua pena no regime aberto?

Assim, com base no recente entendimento do Supremo Tribunal Federal, poderá o condenado, conforme o caso concreto, cumprir a pena desde o seu início em regime menos gravoso que o fechado.

O que é pena privilegiada?

O crime privilegiado é uma figura jurídica prevista no Código Penal brasileiro, que estabelece condições específicas para a aplicação de uma pena mais branda ao autor do delito.

O que pode ser considerado como maus antecedentes?

“Maus antecedentes” são tudo o que remanesce da reincidência. Ou seja, decorrido o prazo de cinco anos, por exemplo, do cumprimento da pena (período no qual há reincidência, como acima se demonstrou) deixa o indivíduo de ser considerado reincidente, mas carregará ele em sua ficha o gravame de maus antecedentes.

Tem fiança para tráfico de drogas?

A fiança não poderá ser concedida nos casos de crimes de racismo, tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, hediondos e cometidos por grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Quais os requisitos cumulativos necessários para a configuração do tráfico privilegiado previsto no artigo 33 4º da Lei 11.343 06?

33, § 4º, da Lei 11.343/2006 elenca, como requisitos necessários para a sua aplicação, circunstâncias inerentes não à conduta praticada pelo agente, mas à sua pessoa - primariedade, bons antecedentes, não dedicação a atividades criminosas e não integração de organização criminosa.

Quando incidirá a figura do tráfico privilegiado art 33 4º da Lei 11343 06 );?

Segundo o relator, ministro Ribeiro Dantas, o parágrafo 4º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 dispõe que os condenados por tráfico terão a pena reduzida – de um sexto a dois terços – se forem primários, tiverem bons antecedentes e não se dedicarem a atividades criminosas ou integrarem organizações criminosas.

Qual é a nova Lei do tráfico de drogas?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (13) a proposta de emenda à Constituição que inclui a criminalização da posse e do porte de drogas, em qualquer quantidade, na Carta Magna (PEC 45/2023).

É verdade que o tráfico não é mais hediondo?

O Superior Tribunal de Justiça, o STJ, em suas decisões recentes continuam reafirmando a natureza hedionda do crime de tráfico de drogas. A posição do STJ, por meio de ambas as Turmas Criminais, estabeleceram a posição de que o crime de tráfico é hediondo.

Quais crimes de tráfico são hediondos?

O tráfico de drogas é previsto na Lei de Drogas (Lei 11.343), e só serão equiparadas a hediondo as seguintes modalidades: Artigo 33, caput: é o tráfico de drogas em si. Artigo 33, §1º: São as condutas equiparadas ao tráfico de drogas.

Qual é a vantagem de ser réu primário?

Benefícios do Réu Primário na Sentença

Os réus primários, em muitos casos, podem ter direito a benefícios que réus reincidentes não têm. Esses benefícios estão relacionados à possibilidade de acordos com o Ministério Público, suspensão condicional do processo, redução de pena e outros.

Quais os benefícios de ser réu primário?

O réu primário é aquele que nunca foi condenado por sentença transitada em julgado. Ou seja, é aquela pessoa que nunca cometeu um crime ou que nunca foi condenada, em caso de acusação, por exemplo.

Quanto tempo dura uma audiência por tráfico de drogas?

Esses 240 dias poderão ser prorrogados por igual período se a causa for muito complexa ou se o réu tiver provocado algum atraso na investigação. Já o prazo de conclusão do inquérito policial passa de 10 para 30 dias se o indiciado estiver preso, e de 30 para 90 dias quando estiver solto.

Como conseguir tráfego qualificado?

Como gerar tráfego qualificado?
  1. Produza conteúdo de qualidade.
  2. Utilize técnicas de SEO.
  3. Produza conteúdo para diversos canais.
  4. Faça parte de grupos específicos.
  5. Busque parcerias e guest posts.
  6. E-mail marketing.
  7. Invista em patrocínio online.

Quando é considerado tráfico?

A lei 11.343/2006, que define os crimes relacionados à prática do tráfico ilícito de drogas, em seu artigo 33, prevê que dentre as diversas condutas que caracterizam o crime de tráfico está o ato de entregar a consumo ou fornecer drogas, mesmo que seja de graça.

Quais os tipos de tráfico que existe?

Quais tipos de tráfico existem?
  • Tráfico de drogas.
  • Tráfico de armas.
  • Tráfico de influências.
  • Tráfico de animais.
  • Tráfico de pessoas.
  • Tráfico de órgãos.
  • Tráfico de sangue humano.

Tem como responder em liberdade por tráfico?

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (10/5) que suspeitos de tráfico de drogas têm direito à liberdade provisória, assim como qualquer outro cidadão que responde a processo criminal.

Artigo anterior
Qual é a única maravilha do mundo antigo que existe até hoje?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre impermeabilizante e selador?