Quando é considerado condomínio?

Perguntado por: Rui Valentim Soares de Ferreira  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

Na prática, um condomínio pode ser definido como um espaço dividido por diversos proprietários, que também compartilham áreas em comum. Cada proprietário possui sua unidade privativa, de acordo com as especificações feitas no momento da compra.

O que é considerado um condomínio?

O condomínio é a copropriedade, onde existem diversos proprietários titulares de direitos sobre determinado bem. Tem-se o condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes.

Quais são os tipos de condomínios?

Tipos de condomínios
  1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
  2. Condomínio Horizontal. ...
  3. Condomínios Residenciais. ...
  4. Condomínios comerciais. ...
  5. Condomínios Mistos.

Quem é considerado morador em condomínio?

O condômino é o dono do imóvel, mesmo que ele não more nele. São considerados condôminos também aqueles que são donos da unidade, mesmo sem escritura, mas que tem promessa de compra e venda assinadas. Já o morador pode ser condômino ou não, afinal, ele pode ser apenas um inquilino, isto é, aquele que aluga o imóvel.

São exemplos de condomínio necessário ou legal?

O condomínio necessário é aquele obrigatório em situações específicas e decorre de determinação de lei. É uma consequência inevitável. É o caso de paredes, muros, cercas e valas que dividem terrenos vizinhos.

O que é um condomínio? (TUDO REVELADO)

28 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser considerado condômino?

Quem é o condômino? São classificados como condôminos os proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente se fazem uso do imóvel ou não.

O que é considerado condômino fiduciário na legislação brasileira?

Ref.: 3991175 Pontos: 0,00 / 1,00 É considerado Condômino Fiduciário na legislação brasileira aquele: possui a propriedade do imóvel conforme apontamento no Cartório de Registro de Imóvel, podendo dispor dele livremente; sujeito que detém a propriedade, entretanto, com efeito suspensivo até realizar a quitação da ...

Qual a diferença entre condômino e co possuidor?

O condomino é o proprietário e possuidor é o que está morando no prédio normalmente por cessão de parentes, ou de amigos.

Qual a diferença entre os três tipos de condomínios?

Tipos tradicionais de condomínio

A diferença entre eles é que, no condomínio edilício, há o exercício simultâneo do direito de propriedade das áreas comuns, mas há áreas de propriedade exclusiva de cada um dos condôminos. Já no caso do condomínio comum, inexiste essa exclusividade.

Qual a lei que rege os condomínios?

Lei do Condomínio - Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.

Quanto à classificação do condomínio está pode Dar-se de forma convencional eventual ou legal?

Classificação do Condomínio em geral no direito condominial

Origem: Convencional: Decorre da vontade das partes, em razão de um negócio jurídico. Ex: contrato de compra e venda de um imóvel por duas ou mais pessoas; Eventual: Advém da vontade de um terceiro.

Quem posso cadastrar como morador?

Morador: - Quem é: A pessoa que reside na unidade seja ele proprietário ou inquilino. ... devendo assim ser considerado também o "morador" (inquilino ou ... A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita ...

Quem é morador?

Quem é: A pessoa que reside na unidade seja ele proprietário ou inquilino. Cabe a ele cumprir com as regras de Convenção e às decisões tomadas em Assembleia.

O que é ser morador?

adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que habita, que reside em algum sítio ou localidade; habitante, residente. Vizinho ou inquilino.

Qual a diferença entre o condomínio universal e particular?

a) Condomínio universal – compreende a totalidade do bem, inclusive os seus acessórios, caso de frutos e benfeitorias. Em regra, o condomínio tem essa natureza. b) Condomínio particular – compreende determinadas coisas ou efeitos, o que geralmente é delimitado no ato de instituição.

O que é um condomínio ordinário?

Tem-se por condomínio ordinário ou voluntário a espécie de propriedade, comum a dois ou mais titulares, em que se atribui a cada um deles uma fração ou cota ideal sobre o todo, a base do modelo é o respeito ao princípio da exclusividade (art. 1.231).

O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?

a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. ... b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos.

O que caracteriza um condomínio residencial?

O que é condomínio residencial? Para explicar de forma bem simples, o condomínio residencial é um espaço fechado no qual diversas casas ou apartamentos são construídos. Nele, você encontra uma estrutura completa que inclui desde opções de lazer até alta segurança.

Qual a diferença entre condomínio e residencial?

“Condomínio é uma fração ideal e você vende a fração, o imóvel pronto.” Para diferenciar os residenciais é fácil: loteamentos são maiores e as casas são construídas pelos proprietários, enquanto os condomínios são menores, de casas iguais ou prédios.

Qual a diferença entre condomínio e prédio?

O Edifício em especial, é para torres de apartamentos residenciais ou comerciais que não possuem estrutura de condomínio, pois são independentes já o condomínio, é a união de várias torres dentro de uma mesma estrutura física e de serviços.

Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?

Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.

Qual a diferença entre condomínio comum e Edilicio?

O condomínio edilício (artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil) se diferencia do condomínio comum (artigos 1.314 a 1.330 do Código Civil), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações.

O que é um condomínio horizontal?

Condomínios horizontais

Esse tipo de imóvel é caracterizado por grandes condomínios de casas, que são construídos horizontalmente em uma propriedade, ocupando vários metros quadrados. Uma outra classificação, é quanto a finalidade do condomínio. Diante disso podemos afirmar que há dois tipos: residenciais e comerciais.

O que significa a palavra Co-proprietário?

substantivo masculino Indivíduo que tem a posse de alguma coisa, juntamente com outra ou outras pessoas; condômino. [Jurídico] Aquele que com outra ou outras pessoas tem o direito de posse sobre um bem não dividido; comproprietário. adjetivo Que se refere a quem é dono de algo juntamente com outra pessoa.

O que são sócios condôminos?

Pessoa com quem dividimos os investimentos ou direção.

Artigo anterior
Qual é a lei do Funrural?
Artigo seguinte
Como calcular anestesista Cbhpm?