Quando e como o servidor público adquire a estabilidade constitucionalmente prevista no art 41 o que significa esta estabilidade?

Perguntado por: Rafaela Juliana Vicente Henriques  |  Última atualização: 12. April 2022
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Art. 41. São estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público. § 1º - O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

Quando o servidor adquire estabilidade?

Hoje, segundo o artigo 41 da Constituição, introduzido no cenário constitucional pela Emenda 19/1998, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Como surgiu a estabilidade no serviço público?

Origem da estabilidade no serviço público. O instituto da estabilidade no serviço público surgiu no ordenamento jurídico brasileiro em 1915, com a Lei nº 2.942, que estabelecia que o servidor com mais de dez anos de serviço só poderia ser afastado de seu cargo após processo administrativo.

Que condições devem ser atendidas pelo servidor público para adquirir a estabilidade?

Para adquirir a estabilidade no serviço público, você tem de preencher todos os seguintes requisitos: aprovação no concurso público; nomeação e posse para cargo efetivo; execução das atividades e funções pelo prazo de 3 anos, período em que terá avaliações de desempenho durante o estágio probatório.

Como condição para a aquisição da estabilidade?

Segundo a Constituição Federal brasileira, duas são as condições para que um servidor venha adquirir estabilidade: (i) efetivo exercício no serviço público por três anos e (ii) ser aprovado por comissão de avaliação especial de desempenho.

CF/88 - Art. 41 (Estabilidade do Servidor Público)

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O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

41 - São estáveis, após 2 anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.]

O que é um cargo de provimento efetivo?

Provimento efetivo: quando relacionado a cargo público permanente, que garanta, após o cumprimento do estágio probatório, estabilidade ou vitaliciedade ao seu titular; ou. Provimento em comissão, quando o ingresso em cargo público acontece em cargo que destituído de estabilidade.

Qual é o período probatório de um servidor público?

O estágio probatório se entende pelos 3 primeiros anos de atividade, e é iniciado logo na entrada do cargo público. Há alguns anos, houve uma certa confusão nessa questão do prazo, porque a Lei nº 8.112 de 1990 falava que o prazo era de 2 anos, porém, em 1998 a Emenda Constitucional nº 19 alterou para 3 anos.

Como condição para a aquisição da estabilidade do servidor público é obrigatória a avaliação periódica de desempenho?

O procedimento de avaliação periódica de desempenho é indispensável, na forma de lei complementar, sendo desnecessária, por isso mesmo, a ampla defesa. ... Como condição para a obtenção da estabilidade pelo servidor, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Como condição para a aquisição da estabilidade é obrigatória a avaliação especial de desempenho na forma de lei complementar?

Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho, na forma de lei complementar. A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

É condição necessária e suficiente para a aquisição da estabilidade no serviço público o exercício efetivo no cargo por período de três anos?

132) (CESPE) É condição necessária e suficiente para a aquisição da estabilidade no serviço público o exercício efetivo no cargo por período de três anos. Gabarito: Errado.

Quais os requisitos para efetivação do servidor público?

Também é requisito para ganhar a estabilidade que o servidor tenha cumprido pelo menos 20 anos de efetivo exercício no serviço público até a data de promulgação desta emenda à Constituição, caso seja aprovada pelo Congresso.

Quais os requisitos da estabilidade excepcional prevista no art 19 do ADCT?

3- ESTABILIDADE EXCEPCIONAL PARA SERVIDORES NÃO CONCURSADOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS QUE, QUANDO DA PROMULGAÇÃO DA CF, CONTASSEM COM, NO MÍNIMO, CINCO ANOS ININTERRUPTOS DE SERVIÇO PÚBLICO, QUE NÃO SE CONFUNDE COM ESTABILIDADE.

Quando um funcionário público pode ser demitido?

As falhas podem ser, por exemplo, em casos de abandono do cargo, faltas injustificadas e outras. Já os crimes estão relacionados à corrupção ativa e passiva, contrabando, prevaricação e outros. Ou seja, se encaixam nos motivos que comentei no tópico anterior e, portanto, podem causar a demissão do funcionário público.

Qual a importância da estabilidade do servidor público?

A estabilidade do servidor público existe para resguardar a administração pública de interferências de governos de ocasião e de oscilações de chefias. A estabilidade é um direito constitucional e não é, e nunca foi, um privilégio. Governos saem, os serviços públicos permanecem. ...

O que significa estabilidade no serviço?

O que é a estabilidade

A estabilidade é a garantia de emprego ao servidor público após um determinado período de tempo. Seu maior objetivo é fazer com que ela garanta continuidade dos serviços, protegendo o servidor e o estado de práticas de um ou outro governado em detrimento ao interesse público.

O que é estabilidade no serviço?

A estabilidade do empregado traduz-se no direito em manter o emprego, mesmo contra a vontade do empregador, caso não exista lei em sentido contrário. Assim, se não houver uma causa legal que possibilite a dispensa do empregado, ele manterá o emprego enquanto durar a estabilidade.

Quando o servidor se torna efetivo?

De modo geral, cargos públicos efetivos são todos aqueles ocupados por servidores devidamente classificados e aprovados através de concurso público específico, tanto de provas quanto de títulos, quando couber, conforme previsto pela Constituição Federal.

Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

O que é um servidor estabilizado?

Servidor público estabilizado é aquele que antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 prestava serviços para a administração pública há pelo menos 5 (cinco) anos. Estes servidores, ainda que tivessem ingressado no serviço público sem concurso, foram estabilizados, nos termos do art. 19 do ADCT/CF/88.

O que é avaliação periódica de desempenho?

A avaliação periódica de desempenho visa controle de resultados no serviço público, isto é, não é mais possível a qualquer servidor, como ocorria no passado, se acomodar, agir com imprudência, negligência... Esse é um padrão que nós seguimos para não antecipar juízos ou avaliações."

O que é avaliação de desempenho do servidor público?

No serviço público um dos principais objetivos da avaliação de desempenho é o levantamento de informações da eficiência diante do serviço prestado pelo servidor, através dos resultados práticos do ano anterior permitindo que a avaliação subsequente possa beneficiar o órgão público de maneira singular.

Quem pode ser considerado agente público estabilizado ou servidor estabilizado?

I - Foram considerados estáveis no serviço público todos os servidores civis que já estavam em exercício há pelo menos cinco anos continuados, em 5 de outubro de 1988, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, inciso II da Magna Carta.

Qual a duração do estágio probatório?

3º: O estágio probatório terá a duração de 24 meses, de acordo com o disposto no art. 20, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.”

Qual o prazo do estágio probatório?

O estágio probatório tem a duração de 3 anos após iniciar as atividades na administração pública. No entanto, nem sempre foi esse prazo, porque houve uma certa confusão entre a lei 8.112/1990 que previa 2 anos, mas a EC 19/1998 alterou para 3 anos.

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