Quando e como Cecília Meireles morreu?

Perguntado por: Yara Luísa de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira.

Onde e Quando Cecília Meireles morreu?

Cecília Meireles morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964.

Que acontecimentos marcaram a vida de Cecília Meireles?

1927 — Primeiro contato profissional com o modernismo. 1929 — Escreveu para O Jornal, do Rio de Janeiro. 1930 — Dirigiu seção do Diário de Notícias. 1934 — Fundou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro e do Brasil.

Como morreram os pais de Cecília Meireles?

Nascida no dia 7 de novembro de 1901, faleceu em 9 de novembro de 1964, vítima de câncer. Três meses antes de Cecília nascer, Carlos Alberto de Carvalho Meirelles, seu pai, faleceu. Quando Cecília tinha três anos, sua mãe Mathilde Benevides também partiu.

Quem matou Cecília Meireles?

Ela morreu de câncer, aos 63 anos, no entardecer do dia 9 de novembro de 1964.

A HISTÓRIA DE CECÍLIA MEIRELES

38 questões relacionadas encontradas

Que tema Cecília Meireles costumava abordar?

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

Quem foi Cecília Meireles e suas principais obras?

Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.

Quais as principais características das obras de Cecília Meireles?

A literatura de Cecília Meireles é composta por um hibridismo de formas, estilos e conteúdo. Conheça algumas de suas principais características: Em suas obras é possível encontrar características das poesias romântica, parnasiana e simbolista com o uso de formas fixas, de esquemas de rimas e de linguagem elevada.

Quais os poemas de Cecília Meireles?

Os poemas publicados nesta seleção fazem parte do livro “Cecília Meireles — Poesia Completa”, editora Nova Fronteira.
  • Motivo. Eu canto porque o instante existe. ...
  • Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, ...
  • Cenário. ...
  • Lua adversa. ...
  • Nadador. ...
  • Recado aos amigos distantes. ...
  • Este é o lenço. ...
  • Segundo motivo da rosa.

Em qual lugar existe o nome de uma rua em homenagem a Cecília Meireles?

Falece no Rio de Janeiro a nove de novembro de 1964, sendo-lhe prestadas grandes homenagens públicas. Seu corpo é velado no ministério da Educação e Cultura. Esta é uma síntese da vida da escritora e poeta Cecília Meireles, que empresta o seu nome a uma rua do Bairro Planalto I.

Porque Cecília Meireles foi importante?

Colaborou na imprensa carioca escrevendo sobre folclore. Atuou como jornalista entre 1930 e 1931, publicou vários artigos sobre os problemas na educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro. O interesse de Cecília pela educação se transformou em livros didáticos e poemas infantis.

Quantas obras Cecília Meireles fez?

Cecília Meireles (1901-1964) foi uma poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas.

Quais são as principais características do poema retrato?

Os primeiros quatro versos do poema se constroem com base numa oposição central entre o passado e o presente. Há uma comparação entre o que aconteceu antes e como o eu-lírico se encontra agora, apesar de não ficar claro o motivo dessa mudança tão radical. No presente vemos registrado o sofrimento.

Quais os temas recorrentes nas obras de Cecília Meireles?

Além disso, é recorrente nas obras da autora a melancolia, a fuga no sonho, o uso de sinestesia, a consciência da efemeridade da vida, da fugacidade do tempo, além de temáticas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o sofrimento, a religião e a morte.

Por que a obra de Cecília Meireles se aproxima do simbolismo?

Tem mais depois da publicidade ;) Seu apreço pelo Simbolismo fez com que a poeta se interessasse pelo espiritualismo e orientalismo: foi admiradora e tradutora do poeta hindu Tagore, do chinês Li Po e do japonês Bashô.

Como chamava a avó de Cecília?

Trata-se de uma composição produzida em razão da morte de Jacinta Benevides, avó de Cecília, que a criou depois da morte dos pais.

Quais são os poemas?

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

Como são os poemas de Cecília Meireles?

Conhecida pelo tom intimista e confessional, Cecília Meireles expressava, através dos seus versos, suas experiências enquanto mulher e poeta. Refletindo sobre temas intemporais como a identidade e a solidão, a autora continua sendo uma das favoritas entre os leitores contemporâneos.

Artigo anterior
Qual o valor máximo de queda de tensão permitido por norma para circuitos terminais?
Artigo seguinte
Como saber se a minha televisão e digital?