Quando é a hora certa de trocar a correia dentada?
Perguntado por: Gabriel Frederico Pinho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)
Qual a durabilidade da correia dentada? Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados.
Como saber que a correia dentada está ruim?
Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta. O barulho virá do motor do automóvel e é sinal de que a correia dentada perdeu a sua tensão ou sofreu algum outro tipo de dano.
Quantos km posso rodar com a correia dentada?
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.
Qual o tempo de vida útil de uma correia dentada?
Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.
O que acontece com o motor quando quebra a correia dentada?
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais.
CARLOS - SAIBA QUANDO É A HORA DE TROCAR A CORREIA DENTADA DO MOTOR
Porque a correia dentada faz barulho?
Como dissemos, o barulho no carro relacionado à correia dentada demanda a atenção certa. Normalmente, ele demonstra a falta de lubrificação no componente. No entanto, o ruído também pode indicar outro quadro: a perda de tensão nessa correia.
O que é melhor correia dentada ou corrente?
Na hora de fazer contas, a correia dentada é bem mais vantajosa. A diferença pode chegar a 15 vezes dentro da própria marca. Um exemplo: um kit de correia dentada do VW Gol não sai por mais de R$ 100. Mas o conjunto de corrente do Tiguan e do Jetta TSI pode custar R$ 1.500.
Qual a diferença entre correias e correntes?
A correia é feita de borracha, enquanto a corrente é metálica. A correia, evidente, é mais elástica que a corrente.
Qual a vantagem da correia dentada?
Acionamento por correia dentada lubrificada
Isso aliado aos componentes do tensionador, bem mais leves, permitiria um aumento do desempenho, redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Essa tecnologia está em motores Ford (1.0 TiVCT e 1.5 TiVCT três-cilindros de Ka e EcoSport) e Peugeot (1.2 Puretech).
Quais são os carros que não usam correia dentada?
- Motor 1.3 T270 – Stellantis.
- Motor 1.3 Firefly – Fiat.
- Motor 2.0 350TSI/TFSI – Volkswagen/Audi.
- Motor 1.8 E.torQ Evo – Stellantis.
- Motor 1.4 Ecotec – Chevrolet.
- Motor 1.6 THP – Stellantis.
- Motor 3.0 V6 TDI – Volkswagen.
- Motor 1.5 – Honda.
O que fazer quando a correia dentada faz barulho?
- Borrife o condicionador até molhar a correia inteira.
- Isso provavelmente vai resolver o problema do barulho na correia.
Pode lubrificar a correia dentada?
Recebemos mais de uma vez essa dúvida pelo canal (Inscreva-se!). Por isso, decidimos entrar em contato com o fabricante da correia para que ele respondesse. Logo, a resposta foi clara: Não! Se você estiver ouvindo algum barulho que parece vir da correia de acessórios, não passe nenhum produto nesses itens.
O que passar nas correias para parar de fazer barulho?
Aplique uma quantidade pequena de WD-40, que seja o suficiente para cobrir levemente a área em que ocorre o barulho. O ideal é usar jatos fortes, mas curtos, para garantir que a correia não fique saturada, o que pode fazê-la escorregar completamente, danificando-a permanentemente.
Qual spray passar na correia dentada?
O produto Loctite® Protetor de correias é um produto de alta qualidade, especialmente formulado para eliminar chiados em correias, melhorar a transferência de potência e aumentar a vida útil da correia. O produto penetra nas fibras para restaurar a flexibilidade da correia.
O que posso passar na correia dentada?
- Desengripante (33)
- Silicone (33)
- Graxa (20)
- Limpa Contato (19)
- Vaselina (13)
- Grafite (13)
- Anticorrosivo (9)
- Óleos (8)
Pode passar vaselina na correia dentada?
Re:Dúvida lubrificação correias
Eu faço isso com vaselina solida, aquela industrial baratinha. Após a limpeza, com a correia seca eu aplico uma pequena quantidade por toda a correia. Faço isso de vez em quando. Isso reduz o ressecamento e previne rachaduras na correia.
Como cuidar da correia dentada?
- Faça a revisão. O indicado é fazer a revisão de todo o conjunto de transmissão de força (composto pela correia dentada, polias e tensionadores) a cada seis meses ou 10.000 quilômetros rodados. ...
- Fique atento na troca de marchas. ...
- Evite fazer o carro pegar no tranco. ...
- Não cante pneu.
Quais carros com corrente de comando?
É o caso do Firefly de três cilindros da Fiat, e também da família SCe da Renault e também da Hilux diesel, que nas últimas versões passou a adotar a corrente. Tanto uma como a outra são essenciais para o funcionamento do motor, já que fazem a sincronia entre virabrequim e comando de válvulas.
Quais são os carros que têm corrente de comando?
Honda e Toyota, por exemplo, só utilizam essa tecnologia em seus carros vendidos no Brasil. Motores bem populares, como Zetec Rocam e E. torQ também usam corrente.
Quais os motores com corrente de comando?
Os motores Ecotec e V6 3.6 presentes respectivamente nos modelos Omega e Captiva são ótimos modelos de carros que usam corrente de comando ao invés da correia.
O que é uma corrente de comando?
A corrente de comando é quem liga o virabrequim ao comando de válvulas de forma sincronizada. A corrente de comando da Riffel é uma peça com extrema qualidade e durabilidade.
Quais as motos com cardã?
O cardã é o sistema de transmissão secundária utilizado nas Honda GL 1800 Gold Wing e, no passado, nas Shadow 750, VFR 1200C e Crosstourer. É um sistema campeão em confiabilidade e robustez, que exige manutenção mínima, porém acarreta a maior perda de energia entre os três sistemas.
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