Quando é a hora certa de trocar a correia dentada?

Perguntado por: Gabriel Frederico Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
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Qual a durabilidade da correia dentada? Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados.

Como saber que a correia dentada está ruim?

Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta. O barulho virá do motor do automóvel e é sinal de que a correia dentada perdeu a sua tensão ou sofreu algum outro tipo de dano.

Quantos km posso rodar com a correia dentada?

A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.

Qual o tempo de vida útil de uma correia dentada?

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

O que acontece com o motor quando quebra a correia dentada?

Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais.

CARLOS - SAIBA QUANDO É A HORA DE TROCAR A CORREIA DENTADA DO MOTOR

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Porque a correia dentada faz barulho?

Como dissemos, o barulho no carro relacionado à correia dentada demanda a atenção certa. Normalmente, ele demonstra a falta de lubrificação no componente. No entanto, o ruído também pode indicar outro quadro: a perda de tensão nessa correia.

O que é melhor correia dentada ou corrente?

Na hora de fazer contas, a correia dentada é bem mais vantajosa. A diferença pode chegar a 15 vezes dentro da própria marca. Um exemplo: um kit de correia dentada do VW Gol não sai por mais de R$ 100. Mas o conjunto de corrente do Tiguan e do Jetta TSI pode custar R$ 1.500.

Qual a diferença entre correias e correntes?

A correia é feita de borracha, enquanto a corrente é metálica. A correia, evidente, é mais elástica que a corrente.

Qual a vantagem da correia dentada?

Acionamento por correia dentada lubrificada

Isso aliado aos componentes do tensionador, bem mais leves, permitiria um aumento do desempenho, redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Essa tecnologia está em motores Ford (1.0 TiVCT e 1.5 TiVCT três-cilindros de Ka e EcoSport) e Peugeot (1.2 Puretech).

Quais são os carros que não usam correia dentada?

Carros que não usam correia dentada
  • Motor 1.3 T270 – Stellantis.
  • Motor 1.3 Firefly – Fiat.
  • Motor 2.0 350TSI/TFSI – Volkswagen/Audi.
  • Motor 1.8 E.torQ Evo – Stellantis.
  • Motor 1.4 Ecotec – Chevrolet.
  • Motor 1.6 THP – Stellantis.
  • Motor 3.0 V6 TDI – Volkswagen.
  • Motor 1.5 – Honda.

O que fazer quando a correia dentada faz barulho?

Borrife o condicionador diretamente na correia.
  1. Borrife o condicionador até molhar a correia inteira.
  2. Isso provavelmente vai resolver o problema do barulho na correia.

Pode lubrificar a correia dentada?

Recebemos mais de uma vez essa dúvida pelo canal (Inscreva-se!). Por isso, decidimos entrar em contato com o fabricante da correia para que ele respondesse. Logo, a resposta foi clara: Não! Se você estiver ouvindo algum barulho que parece vir da correia de acessórios, não passe nenhum produto nesses itens.

O que passar nas correias para parar de fazer barulho?

Aplique uma quantidade pequena de WD-40, que seja o suficiente para cobrir levemente a área em que ocorre o barulho. O ideal é usar jatos fortes, mas curtos, para garantir que a correia não fique saturada, o que pode fazê-la escorregar completamente, danificando-a permanentemente.

Qual spray passar na correia dentada?

O produto Loctite® Protetor de correias é um produto de alta qualidade, especialmente formulado para eliminar chiados em correias, melhorar a transferência de potência e aumentar a vida útil da correia. O produto penetra nas fibras para restaurar a flexibilidade da correia.

O que posso passar na correia dentada?

Spray lubrificante para correia dentada
  • Desengripante (33)
  • Silicone (33)
  • Graxa (20)
  • Limpa Contato (19)
  • Vaselina (13)
  • Grafite (13)
  • Anticorrosivo (9)
  • Óleos (8)

Pode passar vaselina na correia dentada?

Re:Dúvida lubrificação correias

Eu faço isso com vaselina solida, aquela industrial baratinha. Após a limpeza, com a correia seca eu aplico uma pequena quantidade por toda a correia. Faço isso de vez em quando. Isso reduz o ressecamento e previne rachaduras na correia.

Como cuidar da correia dentada?

Como preservar
  1. Faça a revisão. O indicado é fazer a revisão de todo o conjunto de transmissão de força (composto pela correia dentada, polias e tensionadores) a cada seis meses ou 10.000 quilômetros rodados. ...
  2. Fique atento na troca de marchas. ...
  3. Evite fazer o carro pegar no tranco. ...
  4. Não cante pneu.

Quais carros com corrente de comando?

É o caso do Firefly de três cilindros da Fiat, e também da família SCe da Renault e também da Hilux diesel, que nas últimas versões passou a adotar a corrente. Tanto uma como a outra são essenciais para o funcionamento do motor, já que fazem a sincronia entre virabrequim e comando de válvulas.

Quais são os carros que têm corrente de comando?

Honda e Toyota, por exemplo, só utilizam essa tecnologia em seus carros vendidos no Brasil. Motores bem populares, como Zetec Rocam e E. torQ também usam corrente.

Quais os motores com corrente de comando?

Os motores Ecotec e V6 3.6 presentes respectivamente nos modelos Omega e Captiva são ótimos modelos de carros que usam corrente de comando ao invés da correia.

O que é uma corrente de comando?

A corrente de comando é quem liga o virabrequim ao comando de válvulas de forma sincronizada. A corrente de comando da Riffel é uma peça com extrema qualidade e durabilidade.

Quais as motos com cardã?

O cardã é o sistema de transmissão secundária utilizado nas Honda GL 1800 Gold Wing e, no passado, nas Shadow 750, VFR 1200C e Crosstourer. É um sistema campeão em confiabilidade e robustez, que exige manutenção mínima, porém acarreta a maior perda de energia entre os três sistemas.

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