Quando dois ou mais juízes se declaram incompetentes qual é a espécie de conflito de competência?

Perguntado por: Melissa Mia Fernandes Castro Lima  |  Última atualização: 18. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

Conflito positivo é aquele em que dois ou mais órgãos judiciais se declaram competentes para processar e julgar o feito. Conflito negativo é aquele em que dois ou mais órgãos judiciais entendem ser incompetentes para o processamento e julgamento do caso.

Quando dois ou mais juízes se declaram incompetentes?

Conforme o texto do artigo 66 do CPC, o conflito de competência ocorre quando dois ou mais juízes se declaram competentes ou incompetentes para julgar um processo ou quando juízes discordam quanto à reunião ou separação de processos.

Quais são os tipos de conflito de competência?

Existem conflitos negativos de competência (quando ambas os juízes dizem que não são competentes para julgar a causa) e conflitos positivos (quando dois juízes se dizem competentes para a mesma causa).

Quem julga conflito de competência entre juízes de Estados diferentes?

TJ-RS - Conflito de Competência: CC 70069762128 RS

JUÍZES VINCULADOS A TRIBUNAIS DIVERSOS. Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar os conflitos de competência entre juízes vinculados a tribunais diversos.

Qual é a diferença entre o conflito negativo e positivo de competência e o conflito negativo e positivo de atribuição?

Enquanto o conflito de jurisdição ou de competência se verifica entre autoridades judiciárias, o de atribuições ocorre entre autoridades judiciárias e administrativas ou entre estas apenas. Desse conflito cuidam os arts. 163 a 168 do RI STF.

Conflito de Competência

43 questões relacionadas encontradas

Quando os juízes se declaram incompetentes?

Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

O que fazer quando há conflito negativo de competência?

§ 1o Quando negativo o conflito, os juízes e tribunais poderão suscitá-lo nos próprios autos do processo. § 2o Distribuído o feito, se o conflito for positivo, o relator poderá determinar imediatamente que se suspenda o andamento do processo.

O que compete julgar os conflitos de competência entre tribunais superiores?

Competente é o Superior Tribunal de Justiça, art. 105, I, d, da Constituição Federal, dispondo o texto que, originariamente, compete a esse egrégio Colegiado processar e julgar os conflitos de jurisdição entre quaisquer tribunais.

Quem decide conflito de competência entre Justiça Estadual e Federal?

A competência para decidir esse conflito é do TRF, conforme visto acima (Súmula 428 do STJ).

Quem julga conflito entre estados?

Conflito federativo configurado. Competência do STF para julgar “as causas e os conflitos entre a união e os estados” (art.

Quais são os 3 tipos de conflitos?

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

Quem julga os conflitos de competência?

O conflito de competência é decidido através de suscitação de dúvida ao órgão hierarquicamente superior. O STF decide os conflitos entre o STJ e quaisquer outros tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal.

O que acontece quando há declínio de competência?

Resposta: O juiz decidiu que o processo deverá tramitar e ser julgado em um juizado. O processo continuará com o mesmo número, mas será distribuído a um juizado.

Qual a natureza jurídica do conflito de competência?

6 NATUREZA JURÍDICA DOS CONFLITOS DE COMPETÊNCIA

Afirma a maioria da doutrina que o conflito de competência tem natureza jurídica de ação incidental.

Quando o juiz é relativamente incompetente?

A incompetência é relativa quando tratamos da violação de regras de fixação de competência em razão do território ou do valor da causa. Nesses casos, como estamos tratando de interesse das partes, admite-se certa flexibilização e o juízo que era incompetente pode tornar-se competente.

O que é conflito de jurisdição?

Existe um conflito de jurisdição entre tribunais quando dois ou mais tribunais integrados em categorias distintas (ou seja, em jurisdições diferentes) consideram que têm poderes, ou que não têm poderes para conhecer da mesma questão (cfr. n.º 1 do artigo 109.º do Código de Processo Civil).

Quem julga conflito de competência entre juízes federais?

Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I - processar e julgar, originariamente: (...) d) os conflitos de competência entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art.

Quem julga conflito de competência entre juiz estadual e juiz federal?

Em consequência, permanecem hígidos os seguinte entendimentos jurisprudenciais em vigor: i) quando juiz estadual e juiz federal entram em conflito, a competência para apreciar o incidente é do Superior Tribunal de Justiça ( CF , art.

Quem julga conflito de competência entre juiz estadual e juiz do trabalho?

STJ, em casos de conflito: Entre TRT e TJ. Entre TRT e TRF. Entre juiz do trabalho e juiz de direito não investido na jurisdição trabalhista (estadual ou federal)

Quais são os casos de competência do STF?

a) contrariar dispositivo da Constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição. d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal.

Quando o conflito de jurisdição pode ser arguido?

Segundo o art. 114 do Código de Processo Penal, haverá Conflito de Jurisdição: I - quando duas ou mais autoridades judiciárias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso; II - quando entre elas surgir controvérsia sobre unidade de juízo, junção ou separação de processos.

Qual o recurso para conflito de competência?

Conforme orienta o Código de Processo Civil (CPC), o conflito de competência, seja negativo ou positivo, pode ser suscitado pelas partes e pelo Ministério Público, por meio de petição; ou pelo juiz, por ofício.

Como será processado o incidente de conflito de competência?

O conflito será suscitado ao presidente do tribunal: I - pelo juiz, por ofício; II - pela parte e pelo Ministério Público, por petição. Parágrafo único. O ofício e a petição serão instruídos com os documentos necessários à prova do conflito.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Artigo anterior
O que fazer para aumentar a pressão quando está baixa?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre progressiva e progressiva a laser?