Quando doa sangue quais exames são feitos?

Perguntado por: Helena Andreia Lourenço de Oliveira  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Como saber o resultado da doação de sangue?

Os exames ficam disponíveis a partir de 20 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante a apresentação de documento oficial com foto, ou a terceiros que apresentem procuração. Os exames devem ser retirados na recepção do Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Quais exames são feitos no Hemocentro?

Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.

Porque o Hemocentro manda carta?

Por carta registrada, o doador com algum resultado alterado nos exames laboratoriais é convocado para ser esclarecido e para coletar nova amostra. O esclarecimento é feito por um dos mé dicos do banco de sangue, apenas pessoalmente e de maneira individual.

Como é a triagem de sangue?

Na triagem clínica, são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato à doação de sangue. A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais. A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos.

Doação de sangue: conheça o passo a passo

26 questões relacionadas encontradas

Como é feita a triagem do sangue após coletado?

Com o que foi coletado em tubos são realizados testes para classificar o seu tipo sanguíneo (Sistemas ABO e Rh) e testes sorológicos para identificar doenças infecciosas que são transmitidas pela transfusão de sangue como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, Infecção pelo vírus HIV e HTLV.

O que é triagem sorológica do sangue?

Cada metodologia utilizada nos testes sorológicos tem o principio de detectar doenças transmissíveis pelo sangue, tendo como principal característica a sensibilidade reduzindo, assim, o risco de transmissão de doenças através da transfusão sanguínea.

Quais doenças podem ser detectadas na doação de sangue?

Hemocentro - HU - Testes realizados. - Quando você doa sangue são realizados testes para identificar doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela transfusão de sangue: Hepatites B e C, Sífilis, HIV, HTLV, Doença de Chagas. - O sangue só será utilizado se todos os testes forem “não reativos”.

Quem não pode ser doador de sangue?

Você não poderá doar sangue se:
  • » tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos. ...
  • » tiver peso inferior a 50 quilos.
  • » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
  • » estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.

Como fazer para dar sangue?

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
  1. Estar alimentado. ...
  2. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  3. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  4. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Como é a entrevista para doar sangue?

Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue. Às vezes, não está anêmica, mas o meio litro de sangue que será retirado poderá fazer-lhe falta. Em seguida, mede-se a pressão arterial, o pulso e a temperatura.

É preciso saber o tipo sanguíneo para doar sangue?

Faça uma doação de sangue

Os doadores de sangue precisam realizar exames sanguíneos. Ou seja, ao doar sangue, você consegue descobrir qual o seu tipo de sangue de graça.

Porque é importante a doação de sangue?

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão. A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Quanto custa uma bolsa de sangue 2020?

Uma bolsa de sangue com 350 mililitros custa de 300 a 800 reais. A maioria dos pacientes recebe de duas a três bolsas. Se o doente passa mais de sete dias no hospital, costuma receber pelo menos uma bolsa para compensar o sangue perdido em sucessivas coletas para exames.

Como pegar resultado de exame no Hemominas?

Como faço para receber o resultado dos exames? Compareça à unidade da Hemominas mais próxima de você, com documento de identificação oficial, original, válido e com foto e solicite o resultado dos exames realizados em sua última doação.

Quem tem pressão alta pode doar sangue?

Pode-se doar sangue com a pressão alta ou baixa? Portadores de hipertensão arterial crônica, desde que com a pressão arterial controlada, em uso de um único medicamento que não contraindique por si a doação e sem alterações de órgão alvo (p. ex.: coração, rins), poderão doar sangue.

Quem usa algum tipo de droga pode doar sangue?

Já história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas (ilegais) é contraindicação definitiva para a doação de sangue, pois é relacionado à aquisição de doenças infecciosas e transmissíveis pelo sangue. O uso de outras drogas será avaliado pelo triagista durante a consulta.

Quem tem problema de tireóide não pode doar sangue?

Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.

O que é testado na doação de sangue?

Antes de toda doação, o candidato é submetido a um teste de anemia, à aferição de seus batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura e passa por uma entrevista onde lhe é perguntado detalhadamente questões sobre sua saúde e sobre seu comportamento.

Qual a finalidade da triagem sorológica no sangue dos doadores?

A maioria dessas doenças, são muitas vezes assintomáticas nos doadores. pesquisar os agente causadores de doenças transmitidas pelo sangue. Objetivo: Através de testes laboratoriais disponibilizar para comunidade componentes sanguíneos com qualidade, livres de agentes infecciosos.

Quais as principais técnicas aplicadas na rotina de triagem sorológica em banco de sangue?

O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial. Também é utilizado o teste NAT, de biologia molecular, para identificar o antígeno viral do HIV e das hepatites B e C.

Quais os tipos de triagem que são submetidos os doadores de sangue?

Quais as etapas da triagem de doadores de sangue? A triagem inclui três etapas básicas: registro do doador, triagem clínica e triagem sorológica.

Quem fez cirurgia pode doar sangue?

Quanto tempo depois das cirurgias (pequeno, médio e grande porte) a pessoa poderá doar sangue? Candidatos submetidos a cirurgia de grande porte devem ser recusados de 6 meses a 1 ano. Para cirurgias de pequeno e médio portes, a recusa é por 3 meses.

O que é feito com o sangue que doamos?

O que é feito com o sangue doado? Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas.

Quanto tempo demora para fazer doação de sangue?

Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses). Veja também: O que é preciso para doar sangue?

Artigo anterior
Quanto custa uber de guarulhos para congonhas?
Artigo seguinte
O que e tribulus?