Quando devo utilizar o Jelco?

Perguntado por: Soraia Júlia Alves Paiva  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

Indicações para acesso venoso com jelco: pacientes estáveis hemodinamicamente; pacientes chocados; pacientes politraumatizados.
...
  1. locais com infecções ou com lesões na pele;
  2. presença de trombose na região;
  3. veias que estejam lesionadas.

Quando se deve utilizar o Jelco e Scalp?

Jelco e scalp são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico. A técnica consiste na introdução de um dispositivo em uma veia periférica com o objetivo de tirar uma amostra de sangue, administrar drogas via endovenosa ou realizar reposição volêmica e de hemoderivados.

Quanto tempo pode ficar com o Jelco?

Os cateteres periféricos flexíveis simples têm como recomendação o período médio de troca 72 a 96 horas, sendo que os cateteres do tipo fluoroetilenopropileno (FEP), também patenteado e conhecido como Teflon® FEP da marca Jelco® devem ser trocado a cada 72 horas e o cateter de matéria prima em copolímero poliéster ( ...

Quando é indicado puncionar um acesso venoso com dispositivo intravenoso de longa permanência?

Nas situações em que o paciente necessite de hemodiálise, quimioterapia, nutrição parenteral (alimentação realizada por uma via endovenosa), antibioticoterapia prolongada, transplante de medula óssea ou plasmaférese (método usado para retirar o plasma), os cateteres de longa permanência são os utilizados.

Para que serve cateter de longa permanência?

Dentre os cateteres de longa permanência, o mais comum é o cateter totalmente implantável, também conhecido como portocath. Eles são uma forma prática e confortável de administrar medicamentos venosos, colher amostras de sangue, infusão de dieta parenteral e transfusões.

SCALP Vs JELCO: QUANDO e em que situações DEVEM SER utilizados?

17 questões relacionadas encontradas

O que é cateter de longa permanência?

Os cateteres venosos centrais de longa permanência são utilizados em situações em que há necessidade de acesso prolongado ou definitivo ao sistema vascular, encontrando uso clínico frequente em hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e nutrição parenteral prolongada (NPP).

Quanto tempo um paciente pode ficar com o mesmo acesso?

Esses cateteres são frequentemente substituídos a cada 3 a 4 dias para tentar prevenir a irritação da veia ou a infecção do sangue.

Quanto tempo o Scalp pode ficar no paciente?

Quando usar scalp? Diferentemente do cateter intravenoso, o scalp borboleta deve ser utilizado para infusão de curta duração (em torno de 24 horas), de baixo volume, quando não há necessidade de manter o acesso no paciente.

Quando perde acesso venoso?

As unidades pediátricas apresentam frequência alta de perdas de acesso venoso periférico por diferentes causas: infiltração e extravamento, obstrução, flebite e agitação.

Em que situação utilizamos o cateter Agulhado?

O Cateter Agulhado deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Sua principal contra-indicação é de nunca usar com solução vesicante ou irritante.

Para que serve cada scalp?

Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue. Laranja (25G) e Cinza (27G): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.

Quais os locais indicados para uma punção venosa?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Como saber se perdi o acesso venoso?

Verificar sempre se há sinais de sujeira e sangramentos; Avaliar se há vermelhidão, edema e se a pele na região do acesso estiver quente; Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente.

O que significa perder a veia?

A "veia difícil" é consequência das dificuldades encontradas pelos profissionais, para manter os recém-nascidos em terapia intravenosa durante a internação e deve ser considerada uma complicação do uso frequente de acessos venosos periféricos que levam ao esgotamento da rede venosa e às múltiplas punções.

Qual scalp mais fino?

São eles: O Bege (19G), O Verde (21G) e Azul (23G) e também o Laranja (25G) e Cinza (27G). Os Escalpes / Scalps bege, é indicado para veias de maior calibre, e para coletas de sangue, ou medicações em grande dosagem. Geralmente é utilizada em adultos, idosos e adolescentes.

O que é scalp na enfermagem?

Scalp é um dispositivo bastante usado em infusões intravenosas de curta duração. Indicado para procedimentos rápidos, pois, durante a utilização do dispositivo, a agulha que acompanha o scalp fica dentro da veia do paciente. Em longos períodos pode causar lesões.

Quais são os números de scalp?

Os scalps são compostos por agulhas com calibres 19G, 21G, 23G, 25G e 27G sendo que quanto menor o número, maior é o calibre. Para melhor identificação dos dispositivos e seu uso, cada calibre possui uma cor.

Quais são os cateteres de curta permanência?

Cateteres de curta permanência

É utilizado para administrar medicações de forma mais rápida e volumes menores (um exemplo seria o atendimento em uma emergência ou pronto socorro).

Quais são os tipos de cateter?

Quais os tipos de cateter?
  • Cateter venoso. O cateter venoso pode ser de dois tipos: cateter venoso periférico, introduzido nos membros, e cateter venoso central, usado em pacientes que precisam de quantidades maiores de medicamento e soro. ...
  • Cateter intravenoso. ...
  • Cateter duplo J. ...
  • Cateter nasal.

Quais os tipos de cateter para quimioterapia?

Aqui, há a necessidade de a equipe médica ter acesso à veia do paciente por mais tempo. O cateter pode ser parcialmente implantado (Hickman®), ou então totalmente implantado (Port-a-cath®). Ambos são tunelizados e inseridos na região torácica, para tornar mais seguro e menos incômodo para o paciente.

O que é salinização de acesso venoso?

É a prática de irrigação sob pressão positiva em períodos regulares dos dispositivos vasculares com solução salina.

Qual a diferença entre infiltração e extravasamento?

A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.

Quando extravasa o soro?

As causas de infiltração ou extravasamento podem estar relacionadas com o tipo de medicamento, anormalidades nos vasos sanguíneos, edema no membro puncionado e tempo de infusão do medicamento.

Como fazer uma punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Artigo anterior
O que é uma neoplasia benigna?
Artigo seguinte
Qual a proporção de catalisador para borracha de silicone?