Quando devo registrar uma RRT extemporânea e por quê?

Perguntado por: Mateus Gabriel Antunes de Antunes  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

Segundo a Resolução Nº 91 do CAU/BR, os prazos para este registro são: Para as atividades técnicas de execução, o RRT deve ser registrado antes do início da obra; Para as demais atividades técnicas, o RRT deve ser registrado antes ou durante a realização da atividade.

O que significa RRT Extemporaneo?

O que é? É a condição do Registro de Responsabilidade Técnica feito fora dos prazos legais determinados pela Resolução CAU/BR nº 184/2019. O registro das atividades do grupo Execução deve ser feito antes do seu início.

O que é extemporâneo CAU?

O que é? É a condição do Registro de Responsabilidade Técnica que é feito fora dos prazos legais determinados pela Resolução CAU/BR nº 91/2014. O registro das atividades do grupo Execução deve ser feito antes do seu início e para as atividades dos demais grupos, como Projeto ou Gestão, por exemplo, até a sua conclusão.

Como prorrogar uma RRT?

Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF e senha, por meio do menu: RRT>PESQUISAR/RETIFICAR RRT.

Como preencher RRT para regularização de edificação?

Aprenda o passo a passo de como emitir uma RRT
  1. Fazer login e acessar o SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU) ...
  2. Ir na guia RRT > Preencher Registro de Responsabilidade Técnica. ...
  3. Forma de Registro > Selecione “INICIAL” ...
  4. Selecione o Modelo > “SIMPLES” ...
  5. Dados. ...
  6. Atividades contratadas. ...
  7. Dados do contratante/contrato.

RRT (Registro de Responsabilidade Técnica): Tudo que você precisa saber!

43 questões relacionadas encontradas

Qual RRT para regularização de imóvel?

Neste caso, a regularização do profissional ou empreendimento é feita através do chamado RRT Extemporâneo.

Como pagar uma RRT vencida?

Após o vencimento do boleto, somente é possível aprazá-lo caso o RRT ainda esteja dentro das condições de tempestividade de registro, ou seja, caso ainda não configure um RRT Extemporâneo. Estando ainda dentro das condições de tempestividade, o boleto poderá ser aprazado por igual período e uma única vez.

Quantas vezes posso retificar um RRT?

São permitidas até 10 retificações do mesmo RRT inicial. O profissional deverá incluir justificativa do motivo da retificação em campo de preenchimento obrigatório. O QUE PODE SER CORRIGIDO? Valor do contrato/honorários; • Contratante; • Participação; • Endereço da obra ou serviço técnico; • Número do contrato.

Como fazer uma retificação de RRT?

Para retificar um RRT, ele precisa estar pago (caso não seja isento de taxa) e com o boleto já compensado no sistema, além de não poder estar com baixa. Cada retificação realizada em um mesmo RRT fica registrada no próprio documento, no campo “Histórico de Retificações”. O RRT retificador é gratuito.

O que significa a palavra extemporânea?

adjetivo Que ocorre fora do período ideal; que se manifesta numa época inapropriada; que acontece além do tempo determinado; serôdio: roseira extemporânea. Que acontece inoportunamente; fora do momento oportuno; impróprio para o tempo ou circunstância em que ocorre; inoportuno: argumento extemporâneo.

O que é declaração de tempestividade?

O que significa Declaração de Tempestividade ? Os RRTs com atividades de projeto agora são categorizados como extemporâneo não só pelas datas declaradas de início e previsão de término, mas também pela declaração de ações já realizadas em relação à atividade – o que chamamos de Declaração de Tempestividade.

O que é RRT normal?

O RRT é um instrumento de defesa da sociedade contra a prática ilegal da Arquitetura e Urbanismo. É o documento de preenchimento obrigatório e fundamental para atender as demandas de segurança e regularidade da lei e garante ao contratante que o profissional é habilitado para tanto.

Pode emitir art com data retroativa?

A ART múltipla deve relacionar as atividades referentes às obras e aos serviços de rotina contratados ou desenvolvidos no mês calendário. Por fim, há proibição que o registro de atividade seja concluído em data anterior ou iniciada posteriormente ao período do mês de referência a que corresponde a ART múltipla.

Quanto tempo sai uma RRT?

Quanto tempo leva? Em média 10 (dez) minutos para solicitação, podendo variar conforme a complexidade dos dados para registro (serviço online de emissão automática pelo sistema) e em até 3 (três) dias úteis a emissão definitiva realizada somente após a compensação do pagamento do boleto.

Quais os tipos de RRT?

Ao iniciar o preenchimento do formulário de RRT, o profissional deve escolher a modalidade de registro entre as quatro disponíveis:
  • 5.1. RRT Simples. Serve para registrar a responsabilidade técnica por atividade de Arquitetura e Urbanismo. ...
  • 5.2. RRT Múltiplo Mensal.
  • 5.3. RRT Mínimo. ...
  • 5.4. RRT Derivado.

Como excluir um RRT?

1. No ambiente do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br), o profissional deve solicitar a exclusão do RRT, clicando em “RRT”, “RRTs Pendentes”, selecionando o RRT a ser excluído e clicando no botão “Excluir”.

Como dar baixa em um RRT?

Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF e senha, o profissional deve solicitar a baixa do RRT, por meio do menu: RRT>ALTERAR STATUS DE RRT.

O que acontece se não pagar RRT?

O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) só poderá ser excluído caso tenha sido preenchido indevidamente e não utilizado, caso o boleto tenha sido emitido e não pago, poderá ser excluído somente depois do vencimento do boleto.

Como gerar novo boleto RRT?

Para imprimir o boleto, pesquise o RRT e, na página de visualização do RRT, clique em Imprimir Boleto. O boleto será aberto em uma janela pop-up. Certifique-se de que o seu navegador está com essa função habilitada.

Como pagar boleto RRT CAU?

COMO PAGAR BOLETOS DO CAU

Conforme as normas, os boletos deverão ser registrados pelo CAU, antes da liquidação, no Banco do Brasil. O procedimento vinculará automaticamente os boletos ao CPF (no caso de pessoas físicas) ou CNPJ (pessoas jurídicas) dos pagadores.

Qual ART para regularização de obra?

Regularização de Obra/Serviço concluída ou Cargo/Função extinto sem a devida ART. Conforme artigo 28 da Resolução 1025/09 do Confea, é vedado o registro de ART após a conclusão da obra/serviço, ou após a extinção do cargo/função.

Como preencher uma ART passo a passo?

Para preencher uma ART, é necessário ter o registro no CREA ativo. A empresa também deve ter registro, se for o caso. A ART deve ser feita na jurisdição do local da obra ou do serviço, exceto para os trabalhos de laboratório/escritório, nos quais o registro pode ser feito onde o profissional possui seu registro.

Como fazer projeto de regularização?

Como funciona o processo de regularização do imóvel na prefeitura?
  1. Contrate um profissional habilitado. ...
  2. Consulte a Secretaria de Planejamento, Obras e/ou Urbanismo. ...
  3. Registre o terreno em cartório. ...
  4. Providencie as certidões negativas. ...
  5. Obtenha o “Habite-se”

Como fazer o registro no CAU SP?

Acessar a área pública do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU através do site do CAU/SP (https://servicos.caubr.gov.br/), por meio do menu: SOLICITAR REGISTRO DE EMPRESA>Preencher o requerimento e encaminhar toda a documentação digitalizada.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para marcar a prova teórica?
Artigo seguinte
Qual é a doença causada pelo chumbo?