Quando devo provisionar na contabilidade?

Perguntado por: Raquel Yara Neto Monteiro Maia  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

A provisão contábil pode acontecer de duas maneiras. A primeira delas é por meio de uma estimativa de valores negativos. Um exemplo é quando a empresa realiza um investimento que envolve risco. A segunda é para suprir exigências futuras, como o pagamento de despesas trabalhistas ou impostos.

Quando se deve fazer uma provisão?

Quando se deve fazer uma provisão? Uma provisão deve ser reconhecida quando: a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e.

Quando provisionar?

Deve se aplicar, especialmente, quando existem grandes investimentos previstos, de maior impacto no caixa. Além disso, é fundamental que as obrigações recorrentes (mensais) também sejam provisionadas, tendo em vista que representam um montante importante na estrutura da empresa.

O que deve ser provisionado na contabilidade?

Provisão financeira é outro nome do provisionamento, também podendo ser definida como a estratégia de cobrir gastos que vão ou têm grandes chances de ocorrer no futuro. A provisão financeira evita imprevistos na hora de pagar dívidas como impostos, 13º salário ou férias dos colaboradores, por exemplo.

Quando a provisão deve ser reconhecida?

Uma provisão deve ser reconhecida quando: (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e (c) possa ser feita uma estimativa confiável do ...

TODAS AS CONTAS BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO, PASSIVO (CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE) PATRIMÔNIO LÍQUIDO

32 questões relacionadas encontradas

Para que serve a provisão na contabilidade?

O que é provisão contábil? A provisão contábil é a estimativa das despesas e obrigações financeiras futuras, garantindo à empresa a possibilidade de criar uma reserva financeira para arcar com esses gastos.

Para que serve a provisão?

Provisões servem para contabilizar uma variação patrimonial ocorrida cujo valor exato ainda é desconhecido. Sendo assim, há a certeza do acontecimento, mas não se sabe exatamente o valor envolvido. Em termos contábeis, a provisão tem o objetivo de cobrir um custo ou despesa cuja possibilidade de ocorrência seja grande.

Quais são os tipos de provisões?

Existem dois tipos de provisões:
  • Provisões ativas ou provisões redutoras do ativo.
  • Provisões passivas ou provisões representativas de exigibilidade.

Qual a diferença entre provisionar e aprovisionar?

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista o verbo provisionar («do lat[im] provisiōne-, "previdência; precaução" + -ar»), mas remete-nos para aprovisionar, a forma preferível. Aprovisionar significa «munir de provisões; abastecer; prover» e «fazer provisões».

Quais os tipos de provisões?

Vamos citar os dois principais tipos de provisões contábeis:
  • As provisões com base no que se estima de perda de ativo;
  • As provisões para exigibilidades, como encargos trabalhistas e impostos.

Por que provisionar?

Provisionar é importante para garantir que uma empresa tenha recursos suficientes para cumprir suas obrigações financeiras futuras, como pagamentos de despesas, impostos ou garantias, ajudando a evitar surpresas financeiras negativas.

Como provisionar contas a pagar?

Como fazer o controle financeiro com a provisão de pagamentos?
  1. Fazer o controle do seu fluxo de caixa diariamente.
  2. Registrar todas as movimentações financeiras de sua empresa.
  3. Realizar a provisão de pagamentos.
  4. Manter um fundo de reserva financeira para seu negócio.
  5. Definir projeções de custos e orçamentos.

O que é provisão no DRE?

Provisão para imposto de renda é uma estimativa de quanto uma empresa ou indivíduo deve pagar em impostos. Saiba como calcular essa previsão aqui. 6 min. A provisão fiscal é a quantia estimada do imposto de renda que uma empresa é legalmente obrigada a pagar a Receita Federal durante o ano corrente.

São exemplos de provisões?

São exemplos de provisões:
  • férias;
  • décimo terceiro;
  • encargos sociais;
  • dividendos;
  • gratificações e participações devidas aos empregados e administradores;
  • participações de partes beneficiárias e outros.

O que se entende por provisão?

Provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

O que é um provisionamento financeiro?

Provisionamento financeiro, ou provisão, definido pela Deliberação CVM 594/2009 é “um passivo de prazo ou de valor incerto”. Em outras palavras, é uma reserva de dinheiro que determinada atividade ou setor possui para cobrir gastos.

O que é uma provisão de pagamento?

A provisão de pagamentos é um processo contábil e financeiro em que uma empresa registra e reserva uma quantia de dinheiro para cobrir pagamentos futuros. É uma prática importante para garantir que os recursos financeiros necessários estejam disponíveis quando os pagamentos devidos forem exigidos.

O que é uma provisão financeira?

A provisão financeira é o processo de identificar eventos futuros que podem gerar gastos, de valor ainda desconhecido, para a companhia. Assim, os gestores podem organizar e planejar as finanças para honrar pagamentos previstos para o próximo período (mês, bimestre, semestre, ano, etc.).

O que são provisões no passivo?

Uma provisão é um passivo de prazo ou valor incerto. Atenção: O termo provisão não deve remeter a elementos do ativo, como ajuste para perdas de recebíveis, por exemplo.

Como provisionar fluxo de caixa?

Dicas para controlar o fluxo de caixa:
  1. Faça o lançamento diário de suas vendas e despesas.
  2. Em situação deficitária, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro.
  3. Se o saldo for positivo, avalie a possibilidade de realizar investimentos na sua empresa.
  4. Lance seus pagamentos e recebimentos futuros.

Pode provisionar receita?

Na contabilidade de exercício, a receita é reconhecida como auferida somente quando o pagamento é recebido do cliente e os bens ou serviços são entregues a ele. Assim, a receita diferida é provisionada se o cliente tiver pago a mercadoria ou serviço antecipadamente, mas a empresa ainda deve entregá-la posteriormente.

Qual é o total do valor de provisionamento?

O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual.

Quais são as provisões da folha de pagamento?

Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRF descontados dos salários, valor do desconto relativo ao vale-transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.

Qual a diferença entre provisão e passivo contingente?

A diferença principal é que a provisão, na verdade, é um passivo que possui prazo e valores incertos. E o passivo contingente é aquele que não satisfaz nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis. Ou seja, são obrigações possíveis, que ainda podem – ou não – ser confirmadas.

Artigo anterior
O que é mesa francesa?
Artigo seguinte
Quem fundou a primeira Igreja protestante?