Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?

Perguntado por: Miguel Mário Ferreira Leal Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

Direção da abertura: se as rachaduras na parede forem horizontais provavelmente não estarão relacionados à problemas estruturais. Nesses casos as causas podem ser a dilatação térmica ou infiltrações. Já as aberturas diagonais geralmente indicam algum problema na estrutura da construção.

Como saber se uma rachadura na parede e perigosa?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Quando uma rachadura é preocupante?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

É normal aparecer rachaduras na parede?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

O que causa fissuras na parede?

Suas possíveis causas são: argamassa com resistência insuficiente ou bloco e argamassa com resistência insuficiente. Se a fissura é devida ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser refeita. Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria.

Rachadura Na Parede. Quando se Preocupar? | Arthur Amaral #EngenheirandoComoNuncaCivil

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?

Causas mais comuns de fissuras, trincas e rachaduras no prédio
  • Recalque de Fundação. Os recalques diferenciais de fundação são algumas das causas mais recorrentes de fissuras e trincas nas edificações. ...
  • Variação Térmica. A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. ...
  • Retração do Concreto.

Que tipo de rachadura e perigosa?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

Quais os sinais de desabamento?

Quais os principais indícios de que o prédio corre risco?
  • Fissuras e Rachaduras. Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. ...
  • Portas, Janelas e outras Esquadrias. ...
  • Piso Estufando ou Rachando. ...
  • Infiltrações.

Qual a diferença entre rachaduras e fissura?

Qual é qual? Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Como saber se uma trinca está aumentando?

Já quando falamos de trinca temos um aumento na gravidade do problema. Neste caso, há um aumento na espessura, fazendo com que ela tenha entre 1 a 3 mm. Com uma abertura mais acentuada é preciso contratar um profissional para resolver o problema, já que ela pode afetar a estrutura da edificação.

O que é uma rachadura estrutural?

Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.

Como saber se uma casa está desabando?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Como saber se um muro vai cair?

É importante observar se há trincas ou rachaduras e buscar ajuda de um especialista. Com a chegada das chuvas, o risco de desabamento de imóveis e muros se torna iminente. Segundo especialistas, a falta de projetos e de vistorias periódicas são as principais causas das quedas de muros.

Como saber se a laje está cedendo?

Como saber se a laje está cedendo?
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Quais as causas das fissuras no concreto?

CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO

“Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.

O que causa trincas no reboco?

Elas podem surgir por conta de diversos motivos, como falhas de execução, materiais com baixa qualidade, falta de manutenção preventiva, abalos sísmicos e outros.

O que causa fissuras em azulejos?

CAUSA: A gretagem pode ser ocasionada pela má qualidade da peça cerâmica, ou pelas tensões atuantes na placa entre a base e o esmalte, após o assentamento, causadas por dilatação térmica ou expansão por umidade. A trinca é um defeito de fabricação, que, na maioria das vezes é imperceptível.

Como saber se a rachadura e estrutural?

Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.

Como consertar rachadura estrutural?

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

Como acabar com trincas de dilatação?

Agora, mãos à obra!
  1. #1 Proteja móveis ao redor. Para evitar que o pó acabe sujando os móveis, assim como o chão, é importante protegê-los com lona ou plástico. ...
  2. #2 Abra a fissura. ...
  3. #3 Tire todo o pó ...
  4. #4 Aplique a solução. ...
  5. #5 Aguarde tempo de secagem. ...
  6. #6 Faça o acabamento final.

O que uma fissura?

Fissura é um corte ou ferimento na borda do ânus que causa dor enquanto não for cicatrizado. Já hemorroidas são varizes ou veias dilatadas ao redor do ânus ou do reto, às vezes com prolapso (quando o intestino se projeta para fora do ânus), que causam sangramento e coceira, mas nem sempre dor.

Artigo anterior
Quanto dá pra lucra com um mercadinho?
Artigo seguinte
Quantos gols Messi fez na temporada 2021?