Quando devemos usar um gráfico de colunas ou de barras?

Perguntado por: Érica Lima  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Quando usar gráfico de barras ou colunas?

O gráfico de barras ou gráfico de colunas é um dos mais utilizados. É um gráfico que permite comparar os dados por categorias. As quantidades associadas a cada categoria são representadas por barras, que podem ser apresentadas na vertical ou na horizontal.

Quando usar gráficos de barras?

Gráficos de barras são úteis para comparar categorias: o eixo X representa a categoria e o eixo Y representa o valor a comparar. Você também pode usar um gráfico de barras para criar um histograma que exibe a distribuição dos dados no eixo X.

O que é um gráfico de colunas?

Um gráfico de colunas é criado exibindo um campo de string no eixo x e um campo de contagem, campo numérico ou taxa/proporção no eixo y. O comprimento de cada coluna representa o valor de cada categoria.

O que é tabelas e gráficos?

Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.

Gráfico de Barras e Gráfico de Colunas - Professora Angela

21 questões relacionadas encontradas

Qual a importância de se trabalhar tabelas e gráficos?

A importância dos gráficos está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações visuais. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, tornado mais fácil a compreensão da informação que se deseja passar.

O que é um gráfico de linha exemplo?

Gráficos de linhas são ideais para exibir tendências ao longo do tempo. Um exemplo padrão seria como as ações de uma certa empresa se comportam ao longo do tempo no mercado da bolsa. Gráfico de linha enfatiza o fluxo de tempo e taxa de mudança mais do que a quantidade de mudanças. ...

O que é um gráfico de linha?

Os gráficos de linhas mostram as informações como uma série de pontos de dados que estão conectadas por segmentos de linha reta.

O que é um gráfico de pontos?

Os gráficos de pontos são úteis para mostrar os dados quantitativos de uma forma organizada. Os gráficos de pontos utilizam diversos pontos para organizar os dados no eixo ordinal. Um gráfico de pontos assemelha-se ao gráfico de linhas, sem as linhas. Somente os pontos de dados são exibidos.

Quando usar um gráfico?

Gráficos são representações utilizadas em análises informativas ou de valores numéricos. Esses dados são transmitidos por pontos, linhas e formas geométricas. Servem para destacar a dimensão estática dos fenômenos, indicar padrões e tendências, além de comparar determinadas circunstâncias em um período de tempo.

Como interpretar um gráfico de barras?

3 dicas para ler e interpretar gráficos
  1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício. ...
  2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal. ...
  3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas.

Que tipo de gráfico usar?

Alguns tipos de gráficos funcionam melhor quando o interesse é comparar valores. Isso porque eles conseguem destacar melhor valores altos e baixos para ilustrar a comparação. Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de Barras, Linhas e de Dispersão.

O que é um gráfico de barras duplas?

Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular. A altura de cada barra é proporcional a uma agregação específica (por ex., a soma dos valores na categoria que representa).

O que é gráfico de barra dupla?

Gráfico de linha dupla - Este gráfico de eixo duplo compara dois gráficos de linhas. Pode haver mais de duas linhas, se necessário. Coluna agrupada e gráfico de linhas - Este gráfico de eixo duplo combina um gráfico de colunas agrupadas com um gráfico de linhas.

Como ler um gráfico de colunas?

Gráfico de colunas

A primeira informação a considerar no momento da interpretação do gráfico: o título, ele vai informar o tema que o gráfico está abordando. A partir disso já é possível fazer inferências sobre os dados, a partir de conhecimentos anteriores sobre o assunto, facilitando a leitura.

Como se constrói um gráfico de linhas?

Um gráfico de linhas é normalmente desenhado para ser delimitado por duas linhas perpendiculares , chamadas eixos . O eixo horizontal é chamado de eixo - x e o eixo vertical é chamado de eixo y . Para auxiliar na visualização de medição , pode haver mais linhas traçadas paralelamente a um dos eixos .

Como fazer um gráfico de linha no caderno?

Criar um gráfico de linhas
  1. Copie os dados da planilha de exemplo em uma planilha em branco ou abra a planilha que contém os dados que você deseja plotar em um gráfico de linha. ...
  2. Selecione os dados que você deseja plotar no gráfico de linha.
  3. Clique na guia Inserir e clique em Inserir Linha ou Gráfico de Área.

Como fazer um gráfico de segmento?

Para construir o gráfico de setores, basta fazer a tabela com as frequências relativas em porcentagem e, depois, utilizar essas porcentagens para descobrir o ângulo de cada um dos setores circulares do gráfico. Para isso, usa-se a regra de três.

O que é linha na estatística?

Gráficos de Linha

Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.

Como ler uma tabela?

Tabelas
  1. Título – indica o assunto e também tem a função de chamar a atenção do leitor.
  2. Subtítulo – detalha o tema da tabela e contextualiza a situação.
  3. Cabeçalho – corresponde ao título dos conteúdos das colunas e linhas.
  4. Corpo – os dados da tabela.

Qual o objetivo de trabalhar com tabela?

Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida. ... - Não Devem apresentar a maior parte das células sem informação de qual dado se trata.

Qual a importância da interpretação dos gráficos?

A interpretação de gráficos se tornou uma habilidade essencial em qualquer meio, mas principalmente dentro das empresas. Afinal, os gráficos são uma forma bastante efetiva e clara de representar informações, bem como suas correlações e contextos.

Artigo anterior
Quais são as disciplinas do curso de Estética?
Artigo seguinte
Quantas linhas tem uma lauda no Word?