Quando devemos nos preocupar com a febre?

Perguntado por: Bruna Henriques  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

A partir de quantos graus devo me preocupar? Podemos considerar um quadro de febre quando os valores são maiores que 37,8 °C e, quando eles passam dos 39 °C, a classificação é de febre ALTA. Um ponto importante aqui é que a intensidade da febre não está relacionada à gravidade da doença.

Quando a febre deve ser preocupante?

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

É normal febre na Covid?

A febre é um dos sintomas mais recorrentes em pessoas infectadas pelo novo coronavírus, manifestando-se na maioria dos casos. Contudo, a manifestação desse sintoma não está restrita aos casos de Covid-19.

O que pode ser febre persistente?

A febre pode ser um forte indício de que há algo errado no organismo, como uma infecção causada por vírus ou bactéria, por exemplo. Por isso, é muito importante ter um termômetro em casa, para poder informar ao médico a temperatura exata.

O que a febre pode causar?

Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas.

Febre - quando preocupar

31 questões relacionadas encontradas

Por que a febre pode matar?

Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mal funcionamento da maioria dos órgãos. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepsia, malária ou meningite), podendo ser causada também por insolação ou pelo uso de certas drogas.

Estou com febre e dor no corpo o que pode ser?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Quanto tempo pode durar a febre?

A febre é um dos sintomas mais comuns após tomar vacina e pode iniciar em até 12 horas e durar de 1 a 2 dias. Em alguns casos a febre pode ir e voltar a aparecer em alguns dias. O que fazer: deve-se consultar o pediatra para prescrição de remédios antitérmicos e analgésicos caso seja necessário.

Quando é que a febre é considerada perigosa?

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

O que pode ser febre que não passa?

As causas de febre podem ser doenças infecciosas ou não. Às vezes significa gravidade e indica que a pessoa deve procurar um pronto socorro imediatamente. Outras vezes, a melhor atitude a ser tomada é ficar em casa, descansando, tomando analgésicos e bebendo líquidos. Febre é um sinal, não um sintoma.

Como diferenciar febre de Covid?

Gripe: febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Coriza, nariz entupido e diarreia também são comuns em crianças. Covid-19: febre alta, tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia. Em casos mais graves, pode surgir dificuldade para respirar.

Como usar cebola para baixar a febre?

No passado, quando a criança tinha febre, era comum as mães ou avós utilizarem batatas —algumas apostavam na cebola— para resolver o problema. O truque, passado de geração em geração, consistia em colocar rodelas cruas e geladas do alimento presas às solas dos pés ou à testa.

O que fazer quando ficar com febre?

Tratamentos naturais para baixar a febre
  1. Retirar o excesso de roupa;
  2. Ficar perto de um ventilador ou num local arejado;
  3. Colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos;
  4. Tomar um banho com água morna, não demasiado quente nem demasiado fria;
  5. Manter o repouso em casa, evitando ir trabalhar;
  6. Beber água fria;

É possível ter 42 de febre?

O corpo humano não aguenta grandes variações em sua temperatura interna. Aos 42 ºC, apenas 5 graus acima do normal, as proteínas começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane. Já o frio faz o metabolismo diminuir, mas não é tão fatal quanto o calor.

Quantos graus de febre pode dar convulsão?

Convulsões febris são aquelas que ocorrem em uma criança neurologicamente normal com < 6 anos de idade e temperatura > 38° C e sem nenhuma convulsão afebril anterior e que não têm nenhuma causa identificável.

Como saber se a febre e por causa dos dentes?

Afinal, a febre pode ser sintoma do nascimento dos dentes de leite? Embora muitas pessoas acreditem, o nascimento dos primeiros dentes da criança não está relacionado ao quadro. A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC.

É bom dormir quando está com febre?

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

O que fazer com febre de 39 graus?

Beber bastante líquido durante o estado febril também é importante, para evitar a desidratação. Porém, é importante lembrar que métodos físicos possuem pouca eficácia e a utilização de medicação adequada para controle da febre deve ser sempre orientada por um médico1.

Como se escreve 39 graus de febre?

A febre pode ser classificada como de baixa intensidade (37,8 a 38 °C), moderada (38 a 39 °C) ou alta (mais de 39 °C), dependendo de quanto a temperatura corpórea subiu.

Quanto tempo demora para passar a febre tomando antibiótico?

Alguns sintomas, como a febre, podem demorar até 72 horas para desaparecerem de vez. No entanto, é importante que, ao longo desse período, você já note pequenas melhoras, progressivas, na sensação de dor e mal-estar.

É possível ter febre mesmo tomando antibiótico?

Sim, é possível ter febre mesmo tomando antibiótico.

Dependendo do tipo de infecção e do antibiótico, o medicamento só começa a fazer efeito depois de várias horas, e, nesse período, a pessoa pode continuar tendo febre.

Quando a febre é preocupante no bebê?

Quando levar o bebê com febre ao hospital

Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.

Porque febre causa dor?

Ela funciona como um sinal de alerta, sinalizando que algo está errado. Uma dessas substâncias, a prostaglandina, ativa no cérebro a informação de alerta, causando igualmente a dor2. Por isso, é comum que quem tenha febre também sinta dor no corpo.

O que pode ser quando uma pessoa está com febre dor no corpo e na cabeça?

Dengue e Covid-19 podem ter sintomas iniciais semelhantes, com febre, dor de cabeça e dor no corpo. As duas doenças possuem um período febril e uma fase crítica e ambas são infecções sistêmicas, mas nem sempre típicos e com evolução padrão, principalmente nas crianças e bebês.

Como melhorar dor no corpo e febre?

O uso de compressas frias pode aliviar a dor no corpo que surge com a febre, pois a água gelada estimula os receptores da pele a ativar as fibras do sistema nervoso para contrair os vasos sanguíneos, diminuindo a inflamação local e, consequentemente, a sensação de dor.

Artigo anterior
Quantas horas de jejum para abdominoplastia?
Artigo seguinte
Quais foram os primeiros celulares?