Quando deve ser utilizada uma chave primária composta?

Perguntado por: Marcos Davi Henriques Carvalho Torres  |  Última atualização: 3. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (10 avaliações)

Espero ter ajudado. Chave composta deve ser usada se e somente se você quiser garantir a integridade referencial no seu banco de dados de que nunca existirá uma combinação igual destas chaves para um registro na mesma tabela.

O que é uma chave primária composta?

Em alguns casos, você deseja usar dois ou mais campos em uma tabela como chave primária. Por exemplo, uma tabela de Detalhes do Pedido que armazena itens da linha para pedidos pode usar dois campos na chave primária: ID do pedido e ID do produto. Uma chave que possui mais de um campo é chamada de chave composta.

Qual a finalidade de uma chave primária?

A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária.

O que é uma tabela composta?

É uma tabela composta por linhas (horizontais) e colunas (verticais) que tem como objetivo organizar dados e realizar cálculos através de fórmulas que relacionam os dados para que você veja insights mais rapidamente.

Qual é o objetivo principal da utilização de chaves primárias em uma tabela?

Para que uma tabela se qualifique como uma tabela relacional, ela deve ter uma chave primária. A chave primária consiste em uma ou mais colunas cujos dados contidos são usados para identificar exclusivamente cada linha na tabela.

Chave Primária em Bancos de Dados (Simples e Composta) - Explicação Simples com Exemplos

31 questões relacionadas encontradas

Qual a necessidade do uso de chaves numa base de dados?

As chaves fornecem um meio de identificar e relacionar registros dentro de uma tabela ou entre tabelas diferentes. Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de chaves de dados e entender sua importância na estruturação de um banco de dados.

Qual é a principal função de uma chave primária em um banco de dados relacional?

Todas as tabelas em um banco de dados relacional têm um atributo conhecido como chave primária, que é um identificador exclusivo de uma linha. Cada linha pode ser usada para criar uma relação. entre tabelas diferentes usando uma chave externa, uma referência a uma chave primária de outra tabela atual.

O que é chave primária exemplos?

Exemplos de chave primaria que utilizamos no Brasil por exemplo é o nosso RG, CPF, CNH, Titulo Eleitor, que são identificadores únicos de cada pessoa.

O que é chave composta SQL?

A chave primária composta é aquela que é criada em dois campos e desta forma passa a utilizar a junção dos dados dos dois campos indicados para formar um valor único e assim aplicar o bloqueio de duplicidade.

Para que servem as chaves primárias é estrangeiras?

Chave primárias e estrangeiras são dois tipos de restrições que podem ser usadas para impor integridade de dados nas tabelas do SQL Server. Esses são objetos de banco de dados importantes.

Como escolher uma chave primária?

Ao escolher uma chave primaria, devemos nós atentar a algumas regras, uma destas regras é o principio da minimalidade. Principio que determina que a chave primaria da entidade deve ser composta por um conjunto mínimo de atributos necessários para identificação unívoca de uma instância da entidade.

É obrigatório que uma chave primária seja também uma chave natural?

Em uma chave primária composta, todos os campos que a compõem devem ter valores não nulos. A afirmação "É obrigatório que uma chave primária seja, também, uma chave natural" é verdadeira. Uma chave primária pode ser uma chave natural, ou seja, ter correspondência com algum elemento do mundo real.

Como criar chave primária composta SQL Server?

Usar o SQL Server Management Studio
  1. Em Pesquisador de Objetos, clique com o botão direito do mouse na tabela à qual você deseja adicionar uma restrição exclusiva e selecione Design.
  2. Em Tabela Designer, selecione o seletor de linha para a coluna de banco de dados que você deseja definir como a chave primária.

Quantas chaves candidatas uma tabela pode ter?

Uma tabela pode ter várias chaves candidatas, mas apenas uma única chave primária. Propriedades da chave candidata: Deve conter valores únicos.

O que é uma chave primária em uma tabela de um banco de dados?

A chave primária é o identificar único que usamos para um registro, usamos isso para evitar algum tipo de confusão, por exemplo, o nome não poderia ser uma chave primária porque há muitas pessoas que tem exatamente o mesmo nome.

O que é uma chave Surrogada?

Uma Surrogate Key (SK), ou chave substituta, assim como uma Natural Key (NK), é um identificador único em uma tabela, capaz de identificar unicamente cada registro. No entanto, uma SK não possui nenhuma relação semântica com os demais atributos de uma tabela.

Quando usar chaves estrangeiras?

A utilização da chave estrangeira possibilita a implementação da integridade de dados diretamente no banco de dados, conhecida como integridade referencial. Uma chave estrangeira é a representação de um relacionamento entre tabelas.

Qual é a função de uma chave estrangeira em um banco de dados?

Chave externas ou estrangeiras (Foreign Key - FK)

Ou seja, passa a existir uma relação entre duplas de duas tabelas ou de uma única tabela. A finalidade da chave estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais, pois apenas serão permitidos valores que supostamente vão aparecer na base de dados.

Quantos campos podem compor a chave estrangeira FK )?

Uma tabela pode fazer referência a no máximo 253 outras tabelas e colunas como chaves estrangeiras (referências de saída). O SQL Server 2016 (13. x) e posterior aumenta de 253 para 10.000 o limite para o número de outras tabelas e colunas que podem fazer referência a colunas em uma tabela (referências de entrada).

O que é uma chave primária no mysql?

O que é uma Chave Primária? Chave primária (Primary Key) é um conceito muito importante aplicado a bancos de dados relacionais, e se refere a um campo ou conjunto de campos em uma tabela empregados para identificar de forma única e exclusiva cada linha (registro) na tabela.

Como alterar a chave primária de uma tabela SQL?

Abra o Designer de Tabela da tabela cuja chave primária você quer modificar, clique com o botão direito do mouse no Designer de Tabela e escolha Índices/Chaves no menu de atalho. Na caixa de diálogo Índices/Chaves , selecione o índice de chave primária na lista Índice ou Chave Exclusiva/Primária Selecionada .

O que é uma chave estrangeira SQL?

Chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas. Assim, uma coluna corresponde à mesma coluna que é a chave primária de outra tabela. Dessa forma, deve-se especificar na tabela que contém a chave estrangeira quais são essas colunas e à qual tabela está relacionada.

Quais são os tipos de bancos de dados?

9 tipos de banco de dados
  1. Oracle. O sistema tradicional da Oracle é um sistema para banco de dados relacional que funciona perfeitamente em softwares operacionais usuais, como Linux e Windows. ...
  2. SQL Server. O SGBD da Microsoft se destaca por recursos robustos de segurança. ...
  3. MySQL. ...
  4. NoSQL. ...
  5. PostgreSQL. ...
  6. DB2. ...
  7. MongoDB. ...
  8. Redis.

O que é a MySQL?

O MySQL serve para armazenar, organizar e recuperar informações de forma eficiente. Ele é utilizado em uma ampla variedade de aplicativos e cenários, como por exemplo: Desenvolvimento de aplicativos web — o MySQL é uma escolha popular para sites, blogs, lojas online e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS).

O que é um banco de dados NoSQL?

Os bancos de dados NoSQL podem ser chamados de "não relacionais", "BDs NoSQL" ou "não SQL" para destacar o fato de que podem processar grandes volumes de dados não estruturados e em constante mudança de maneiras diferentes de um banco de dados relacional (SQL) com linhas e tabelas.

Artigo anterior
Tem que pagar para ser trainee de K-pop?
Artigo seguinte
O que é pronome de tratamento?