Quando Curetar o alvéolo?

Perguntado por: Ema Mariana Esteves Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Após a extração de um dente o local em que estava inserido pode infectar-se e ser necessária uma curetagem desse local chamado alvéolo. Após uma extração o que não é normal é sangramento excessivo, mal cheiro, e dor excessiva. Também é preciso observar a cicatrização isto é, se o local está se fechando.

Como Curetar o alvéolo?

Alguns autores desaconselham à curetagem do alvéolo, a fim de evitar o aumento da dor para o paciente. A irrigação do alvéolo com salina estéril morna ou solução anestésica bem como a utilização de analgésicos orais estão indicados.

O que é curetagem no dentista?

A curetagem dentária é um tratamento dentário que é realizado para remover a placa bacteriana e a acumulação de tártaro. Este tratamento é mais invasivo do que uma limpeza dentária tradicional porque envolve a remoção das bactérias acumuladas no interior das gengivas para polir o dente até à raiz.

Quanto tempo demora para fechar o alvéolo?

O tempo médio para que o alvéolo se feche é de cerca de 3 meses. Em alguns casos, pode ser que o buraco não fique tampado totalmente e seja necessário colocar um enxerto na região.

O que fazer quando o paciente tem alveolite?

O tratamento da alveolite assenta fundamentalmente numa terapia medicamentosa (medicação ou remédios), nomeadamente com anti-inflamatórios e antibióticos, juntamente com manobras de manipulação anti-infeciosa do alvéolo por parte do médico dentista (desinfeção), associadas a um aumento dos cuidados de higiene oral por ...

Curetagem do Alvéolo | Dra Bianca Rosa

32 questões relacionadas encontradas

Como aliviar a dor da alveolite?

O tratamento da alveolite deve ser orientado pelo dentista após a avaliação do local, podendo ser indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos para aliviar os sintomas e tratar ou prevenir infecção no local.

O que acontece se não tratar alveolite?

A alveolite seca instala-se quando não ocorre a formação do coágulo sanguíneo pós-extração, sendo assim, o interior do alvéolo fica seco, ou seja, com exposição do respectivo osso e correspondentes terminações nervosas, o que leva a uma situação de desconforto e dor intensa.

Quanto tempo para fechar dente extraído?

Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.

Quanto tempo demora para fechar o espaço de um dente?

A duração do tratamento depende da técnica a utilizar e do tamanho e localização dos diastemas existentes. Normalmente, o tempo de tratamento varia de 12 a 36 meses, implicando em cada mês uma consulta para controlo e ativação do aparelho.

Quanto tempo demora para fechar o espaço do Pré-molar?

Depois que o dente é tirado, ele deixa um espaço aberto. Mas não precisa se preocupar! Em algum tempo essa área será corrigida, mas isso vai depender de cada caso e também de qual dente será extraído. Para os molares, localizados no final da cavidade bucal, o tempo médio é de 7 a 8 meses.

Como é feita a curetagem no útero?

Existem dois métodos de curetagem. A tradicional é feita com uma colher utilizada para raspar o interior do útero. A segunda opção é uma aspiração intrauterina que suga os restos da placenta. Esse método é mais moderno e há menos chances de lesar o útero e o endométrio.

Como fica a gengiva depois da raspagem?

A placa e o tártaro deixam a gengiva inflamada, por isso na hora do procedimento houve sangramento. Com a limpeza, a inflamação da gengiva melhora e o sangramento desaparece. Geralmente em dois dias. Quanto a sensibilidade, é possível que a inflamação tenha causado uma retração da gengiva e exposição da dentina.

Qual principal motivo de se realizar curetagem após a exodontia?

A curetagem após extração é um procedimento importante para prevenir inflamações, infeccoes e até mesmo cistos que tenham ficado no osso onde estava o dente que foi extraído.

O que é uma curetagem Subgengival?

Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.

Qual o pior dente para extrair?

O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.

O que é alveolite em odontologia?

Complementação A alveolite é uma complicação pós-operatória que ocorre com maior frequência na extração dentária, principalmente em extrações de terceiros molares impactados, caracterizada por apresentar dor de amplitude leve à intensa que ocorre devido à perda prematura do coágulo mal formado no interior do alvéolo ...

Como fechar o espaço entre os dentes?

Aqui estão alguns tratamentos comuns para curar o espaço entre os dentes:
  1. Aparelhos ortodônticos. Quando a movimentação necessária para os dentes é maior, é preciso realinhá-los para conservar a estética dos dentes. ...
  2. Restauração com resina ou porcelana. ...
  3. Cirurgia. ...
  4. Lente de contato dental. ...
  5. Botox.

Quanto tempo demora para fechar o diastema?

O tratamento é indolor, sem cirurgia e ainda fecha o diastema em pouco tempo. Se a frenectomia for realizada durante o tratamento ortodôntico, o fechamento pode ser rápido, entre 2 e 4 meses, mas vai depender também do tamanho do diastema pré existente e da técnica a ser utilizada.

O que é bom para cicatrizar extração de dente?

Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto.

Qual o antibiótico indicado para alveolite?

A prescrição de metronidazol para o tratamento de alveolite foi usada em um estudo e mostrou ser um método simples e efetivo para prevenção.

O que fazer para não ter alveolite?

Para evitar a ocorrência de alveolite sugere-se que, durante a extração, evite-se o tensionamento de bordas, realize-se retração sem traumas (apenas no osso), além de irrigação abundante antes, durante e após o procedimento, e realize-se a remoção de detritos e/ou resquícios de ossos polidos.

Como saber se a extração inflamou?

As complicações infecciosas após a extração dentária incluem inchaço, dor, drenagem de pus e febre. Quando o local onde o dente ficava não é preenchido por um coágulo de sangue, pode surgir uma “alveolite seca”, que causa dor intensa e mau cheiro.

Qual a diferença entre alveolite seca e umida?

A alveolíte pode-se apresentar de dois tipos (figura 2): a seca, que ocorre devido à ausência do coágulo, causando uma dor intensa, poís as terminações nervosas do alvéolo ficam expostas (figuras 1 e 4), e a purulenta ou úmida, onde o alvéolo apresenta-se com um coágulo em desarranjo ou com a presença de corpos ...

Qual melhor antiinflamatório para extração de dente?

A dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, em quase todos os casos, o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o paracetamol, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada médico.

Artigo anterior
São medidas de proteção aplicáveis aos pais ou responsável?
Artigo seguinte
Qual a pior polícia do Brasil?