Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave?

Perguntado por: Leonardo Salvador de Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Questão 3. Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave, podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos: a) análogos, pois apresentam origem embrionária semelhante.

Quando comparamos a asa de um inseto com a asa de um morcego podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos?

As asas do morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função: garantir o voo desses dois animais. Essas estruturas, apesar de possuírem a mesma função, não possuem mesma origem embrionária, sendo um caso de: ... Órgãos análogos são aqueles que não possuem mesma origem embrionária e podem ou não ter a mesma função.

O que se pode afirmar quando comparamos dois indivíduos de espécies diferentes que possuem muitas semelhanças?

O que é homologia? A homologia pode ser definida como semelhanças encontradas em diferentes espécies resultadas de uma ancestralidade comum e que apresentam a mesma origem embrionária. As características consideradas homólogas podem apresentar ou não a mesma função.

Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas a asa de morcego e asa de borboleta?

Questão 5. (Fuvest) Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas? a) Asa de morcego e asa de borboleta. b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.

Qual o evento evolutivo representado Quando observamos a asa da ave e a nadadeira do golfinho justifique?

Resposta: As asas das aves e as nadadeiras dos golfinhos são órgãos homólogos, pois, apesar de terem funções distintas – as asas são adaptadas ao voo e as nadadeiras, à natação – têm a mesma origem embrionária e apresentam esqueletos com o mesmo plano estrutural.

HOMEM CRIA ASAS E CONSEGUE VOAR! BIRD MAN!

37 questões relacionadas encontradas

Qual o nome do processo evolutivo que resultou em asas para seres vivos distintos?

Como exemplo de convergência evolutiva podemos citar as asas dos morcegos e das aves. Apesar de desempenharem a mesma função (o voo) as asas destes animais possuem origens evolutivas distintas.

Como é chamado o processo evolutivo que explica a semelhança entre tubarões e golfinhos?

A) A semelhança encontrada entre os tubarões e os golfinhos deve-se a um processo evolutivo de convergência adaptativa, no qual, seres de ancestrabilidade distinta migram para ambientes que apresentam as mesmas carcterísticas e passam a sofrer processos de seleção semelhantes – processos que levam à permanência dos ...

Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas * 1 ponto a asa de ave e asa de mosca B nadadeira de golfinho e asa de ave c asa de ave e asa de borboleta?

Alternativa “c”. O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.

O que são estruturas homólogas Cite exemplos?

Estruturas homólogas

A definição mais correta para homologia seria: São estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.

Como você explicaria as estruturas homólogas das asas dos morcegos e das nadadeiras das baleias?

Homologia e Analogia

O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há similaridade funcional.

O que é homólogos e análogos?

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

O que são características homólogas?

Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.

Qual é o conceito de homologia?

O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. Desde a sua origem, muitas definições propostas diferem na definição e na aplicação.

O que justifica a semelhança morfológica entre os animais citados já que como afirma esse texto esses animais pertencem a grupos distintos e sem parentesco evolutivo?

Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

São exemplos de órgãos análogos?

Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

Qual não deve ser considerada uma evidência da evolução *?

Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de: ... Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução: a) Fósseis.

Quais são as estruturas homólogas?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

O que são estruturas vestigiais dê exemplos?

Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.

O que os tubarões e os golfinhos têm em comum?

Um dos principais exemplos utilizados para mostrar a ação da evolução convergente é o dos golfinhos e tubarões: ambos são animais marinhos que não possuem um ancestral comum muito próximo, porém, por viverem nas mesmas condições aquáticas, eles possuem estruturas corporais semelhantes como as nadadeiras e caudas.

Qual a relação entre tubarões e golfinhos?

Golfinhos são vistos, às vezes, protegendo um membro doente ou machucado de seu grupo (que é normalmente um membro de sua grande família) de ataques de tubarões. Os golfinhos são conhecidos por protegerem humanos de ataques de tubarões na água, e até carregá-los com segurança para a costa.

Como é chamado o processo evolutivo que explica as semelhanças?

Semelhanças entre as espécies

O processo que originou órgãos homólogos é chamado de divergência evolutiva.

Quais são os processos evolutivos?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

O que é o processo de evolução dos seres vivos?

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

Quais são os tipos de evolução?

Variação
  • Mutação.
  • Recombinação.
  • Transferência horizontal de genes.
  • Genética populacional.
  • Selecção natural.
  • Deriva genética.
  • Fluxo génico.
  • Adaptação.

Como surgiu o conceito de homologia?

Um biólogo britânico do século 19, Sir Richard Owen, foi o primeiro a definir homologia e analogia em termos precisos. Quando dois ou mais órgãos ou estruturas são basicamente semelhantes entre si na construção, mas são modificados para desempenhar funções diferentes, eles são considerados serialmente homólogos.

Artigo anterior
Quem tem artrose pode fazer atividades físicas?
Artigo seguinte
Pode usar toalha de mesa e sousplat?