Quando começam os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional?

Perguntado por: Luana Lopes  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Como dito anteriormente, a pílula causa grandes alterações hormonais, por isso alguns sintomas pré-menstruais, como dores de cabeça, dor abdominal e náuseas, são comuns nas primeiras semanas de utilização.

Como saber se estou tendo efeito colateral do anticoncepcional?

Principais efeitos colaterais
  1. Dor abdominal e náuseas. ...
  2. Alteração do fluxo menstrual. ...
  3. Aumento de peso. ...
  4. Surgimento de espinhas. ...
  5. Alterações do humor. ...
  6. Diminuição da libido. ...
  7. Dor de cabeça. ...
  8. Maior sensibilidade dos seios.

Quanto tempo demora pro anticoncepcional se adaptar ao corpo?

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.

Quais são os sintomas de quando começa a tomar anticoncepcional?

1 – Dor de cabeça e náuseas:

Algumas mulheres sentem ainda mais nas primeiras semanas de uso do anticoncepcional, devido às grandes alterações hormonais. O recomendado, nestes casos, é consultar o ginecologista quando os sintomas impedirem a realização de atividades diárias ou demorarem alguns meses para desaparecer.

Quais os sinais que a pílula está fazendo mal?

Sintomas como dor na panturrilha, dor de cabeça intensa, falta de ar e dor no peito devem ser tratados como emergência médica. É importante estar ciente de como seu corpo responde ao uso de anticoncepcionais e reconhecer sinais de que esse método contraceptivo pode não estar fazendo bem.

Tudo o que você sempre quis saber sobre a pílula anticoncepcional

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os piores efeitos colaterais do anticoncepcional?

O efeito adverso mais grave dos anticoncepcionais é, sem dúvidas, o surgimento da trombose. Mulheres com histórico familiar ou que apresentam sintomas como enxaqueca com aura, por exemplo, não devem fazer uso da pílula.

Quantos dias dura o efeito colateral da pílula?

Os principais efeitos são náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Se houver vômitos ou diarreia até 2 horas após a ingestão da pílula, importante falar com o médico pois a absorção da mesma pode ter sido comprometida. Os efeitos colaterais podem durar de 2 a 3 dias.

O que muda no corpo depois de começar a tomar anticoncepcional?

Alterações na percepção do peso. Mudanças no tempo e volume do ciclo. Sintomas intensos das alterações hormonais. Melhora do desejo sexual.

O que fazer para diminuir os efeitos colaterais do anticoncepcional?

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Quanto tempo dura o enjoo do anticoncepcional?

De maneira geral, os sintomas costumam passar depois de algumas semanas. “Mas se o enjoo continuar muito forte, atrapalhando suas atividades diárias, ou demorar mais de três meses para desaparecer, é necessário conversar com o médico, pois ele pode pensar na troca do anticoncepcional”.

Como saber se meu corpo se acostumou com o anticoncepcional?

Sangramento de escape que não para

Ter alguns "escapes", quando há um sangramento leve e escuro fora da época da menstruação que dura poucos dias, pode ser normal para quem está se adaptando à pílula ou para quem já está há algum tempo com ela.

É normal ficar com a barriga inchada tomando anticoncepcional?

Como usar o anticoncepcional sem ficar inchada (com retenção de líquido) O uso de anticoncepcionais não leva diretamente ao aumento de peso, porém aumenta a retenção de líquidos, podendo deixar a mulher mais inchada, além de também aumentar a chances de surgirem celulites.

Quais são os problemas que o anticoncepcional pode causar?

Entretanto, sua alta carga de hormônios faz com que o medicamento seja muito contestado por seus efeitos colaterais, que podem apresentar alteração do fluxo menstrual, aumento de peso, alteração de humor, diminuição da libido e até risco de trombose.

Como é o corrimento de quem toma anticoncepcional?

As mulheres que usam pílula anticoncepcional, especialmente quando estão iniciando o uso, podem apresentar um corrimento marrom chamado escape ou spotting, devido à variação nos níveis de hormônio no corpo. Este tipo de corrimento normalmente é pequeno, para espontaneamente e não é considerado um problema grave.

É normal sentir cólica no início da cartela de anticoncepcional?

As cólicas podem ser por conta do uso da medicação, podem ser menstruais ou ter outro motivo.

É normal ficar enjoada depois de tomar anticoncepcional?

Pode ocorrer enjôos sim no uso de pílulas anticoncepcionais orais, na maioria das vezes passa depois dos primeiros meses. Tente tomar a noite para ver se tolera melhor. Depois consulte com seu médico ou médica, para reavaliar sua situação.

O que corta o efeito da pílula anticoncepcional?

Alguns chás como o chá de alcaçuz ou chá de alfafa, quando ingeridos em grandes quantidades podem interferir na absorção do anticoncepcional ou alterar os níveis de hormônios no corpo, diminuindo a eficácia ou cortando o efeito da pílula anticoncepcional.

Quais remédios não pode tomar com anticoncepcional?

Entre eles, os mais famosos são o fenobarbital (utilizado para evitar convulsões) e a carbamazepina (utilizado para conter ataques epiléticos). “As medicações que diminuem a eficácia das pílulas são os anticonvulsivantes carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, topiramato e lamotrigina”, explica a ginecologista.

Qual o anticoncepcional que dá mais corpo?

O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona.

O que acontece com o corpo depois da pílula?

Por mexer diretamente com as fases do ciclo menstrual e ser também uma bomba hormonal, a pílula pode gerar alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, dores de cabeça, dores nas mamas e até tonturas.

Pode começar a tomar anticoncepcional sem estar menstruada?

Pode começar a tomar anticoncepcional em qualquer dia? Na verdade, a pílula anticoncepcional pode ser iniciada em qualquer dia do ciclo. No entanto, a desvantagem em não começá-la no primeiro dia da menstruação é que a proteção não será conferida de forma imediata à paciente.

Porque tem que tomar a pílula no primeiro dia da menstruação?

Sempre que se começa o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação há segurança anticonceptiva no primeiro mês. Em contrapartida pode vir sim sangramento mais dias e no final escuro, pois a menstruação fica um pouco bloqueada.

Qual o anticoncepcional que faz menos mal à saúde?

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula

Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Quais os 10 melhores anticoncepcional?

Confira o ranking com os 10 métodos contraceptivos mais eficazes:
  • Implanon, conhecido como chip anticoncepcional (99,95% de eficácia)
  • Vasectomia (99,9% de eficácia)
  • Diu com hormônios (99,8% de eficácia)
  • Injeção, pílula e anel vaginal (99,7% de eficácia)
  • Laqueadura (99,5% de eficácia)

É verdade que o anticoncepcional muda o corpo?

Embora as revisões de estudos em larga escala não tenham chegado à conclusão de que a pílula engorda, ela pode alterar a forma e a composição do corpo feminino. Existem três grandes razões para isso, e elas têm a ver com o ganho de massa muscular, retenção de líquidos e acúmulo de gordura.

Artigo anterior
Para que serve multivitaminas e minerais?
Artigo seguinte
Qual o tipo de queijo que não engorda?