Quando começa a contar o prazo para contrarrazões de agravo?

Perguntado por: Catarina Maria Martins Moreira Reis  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

O prazo para interposição de agravo de instrumento passou de 10 para 15 dias úteis, iniciando a partir do dia em que os advogados são intimados da decisão interlocutória. Outra novidade é que se algum dos requisitos do artigo 1.017 não forem atendidos, o agravante será intimado para fazê-lo dentro do prazo de 5 dias.

Quando começa a contar o prazo das contrarrazões?

O CPC/2015 esclarece que o prazo processual para interpor contrarrazões à apelação será de 15 dias úteis, a partir da intimação sobre o recurso, ou seja, mesmo prazo processual do recurso de Apelação. “Art.

Qual o prazo para contrarrazões de agravo de instrumento novo CPC?

Segundo previsão estabelecida no novo CPC/2015, o agravado/recorrido terá o prazo de 15 (quinze) dias úteis para oferecer Contrarrazões/contraminuta ao Agravo de Instrumento Cível, in verbis: Art. 1.019 - Recebido o agravo de instrumento no tribunal e distribuído imediatamente, se não for o caso de aplicação do art.

Quando começa a contar o prazo para contrarrazões recurso inominado?

De acordo com o disposto no art. 42, § 2º, da Lei nº 9.099/95, as Contrarrazões ao Recurso Inominado deverá ser respondido no prazo de 10 dias a contar da intimação do recorrido.

Como fazer Contrarrazoes de agravo?

A estrutura básica de modelo de contrarrazões ao agravo de instrumento deve conter:
  1. observação, análise e exposição minuciosa das questões processuais e de caráter preliminar;
  2. impugnação específica e pormenorizada de todos os argumentos fáticos, elementos de prova e correlação jurídico legal;

Qual O Prazo Das Contrarrazões Da Apelação?

44 questões relacionadas encontradas

Como iniciar uma contrarrazões?

Inicialmente, para a apresentação das contrarrazões, é preciso apresentar uma folha de rosto, dirigida ao juízo a quo, com requerimento de juntada e remessa ao tribunal.

Qual o prazo para resposta ao agravo de instrumento?

O prazo para interpor agravo de instrumento é de 15 dias úteis, contados a partir do momento que a decisão interlocutória do magistrado é publicada.

O que acontece se apresentar contrarrazões fora do prazo?

O que acontece se apresentar contrarrazões fora do prazo? Consoante entendimento doutrinário e jurisprudencial, as razões apresentadas fora do prazo legal constitui mera irregularidade e não nulidade processual à parte desidiosa.

O que acontece se a outra parte não apresentar contrarrazões?

Em que pese a não apresentação das contrarrazões não afete diretamente o conteúdo da decisão, já que supõem o exercício da recorribilidade pelo vencido, reputa-se adequado revisitar o entendimento dominante de que sua apresentação constitui mera faculdade do jurisdicionado e não se consubstancia em um ônus processual.

O que acontece se perder o prazo das contrarrazões?

O que fazer quando se perde o prazo para apresentar as contrarrazões? Se você não recorreu em prazo hábil e a outra parte recorrer, no prazo de contrarrazões você pode interpor o recurso adesivo. Você vai fazer as contrarrazões e também o recurso que perdeu o prazo.

O que é contrarrazões do agravo?

Contrarrazões de agravo de instrumento no novo cpc, em linguagem bem simples, é como se fosse a contestação. É o momento em que abre o prazo para que você consiga contra argumentar o que foi colocado no agravo de instrumento.

Como contar prazo de agravo?

O Novo CPC definiu que o prazo para interposição do agravo de instrumento é de 15 dias úteis, contados a partir do momento que a decisão interlocutória do magistrado é publicada. O prazo máximo para manifestação do Tribunal em relação ao recurso de agravo de instrumento é também de 15 dias.

O que vem depois das contrarrazões ao agravo de instrumento?

Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.

Quando começa a contar o prazo?

§ 3º A contagem do prazo terá início no primeiro dia útil que seguir ao da publicação. Assim, nos casos dos processos eletrônicos, de forma similar, a contagem se inicia na data posterior à publicação no ato processual no diário do juízo processual competente.

O que é contrarrazões ao recurso inominado?

As contrarrazões são uma peça processual elaborada pela parte recorrida com o objetivo de apresentar seus argumentos e contrapontos em relação ao recurso interposto pela parte recorrente.

Quando começa a correr o prazo para recurso?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial.

Como o juiz deve proceder depois das contrarrazões?

Como o juiz deve proceder depois das contrarrazões? Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida.

Qual o prazo dado ao recorrido para oferecer suas contrarrazões?

1) O recorrido será intimado para oferecer resposta escrita (contrarrazões de apelação/recurso inominado) no prazo de dez dias.

Quem apresenta contrarrazões tem que pagar custas?

CUSTAS. É necessário pagar algum valor para apresentar contrarrazões? Não.

Sou obrigado a apresentar contrarrazões?

É obrigatório apresentar contrarrazões de apelação? Assim, para o STF, basta que a defesa seja intimada do recurso interposto pela acusação. Deve-se, portanto, intimar o defensor para que apresente contrarrazões, não havendo consequência em caso de inércia da defesa (não apresentação das contrarrazões recursais).

Quanto tempo demora para o desembargador julgar uma apelação?

Quanto tempo demora para o desembargador julgar uma apelação? Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Precisa de preparo para contrarrazões?

As contrarrazões são elaboradas seguindo a mesma forma e estrutura das razões, ou seja, contém 2 peças: 1ª peça => a folha de rosto, dirigida ao juízo a quo com requerimento de juntada e remessa do anexo ao tribunal. O prazo é o mesmo da interposição (15 dias) e não há preparo.

Qual o próximo passo depois do agravo de instrumento?

Após a interposição, o agravo de instrumento sobe para ser julgado. Isto é, para o Tribunal de Justiça que irá apreciá-lo.

Precisa juntar documentos no agravo de instrumento processo eletrônico?

O TJSP afirmou que a juntada de cópia da petição do agravo ao processo principal é facultativa em autos digitais, porém é obrigatória nos autos físicos, como no caso.

Qual é a resposta ao agravo de instrumento?

Após a apresentação da contraminuta de agravo de instrumento, o processo entra na fase de análise pelo tribunal competente. O tribunal irá revisar as informações e argumentos apresentados pelas partes no agravo de instrumento e na contraminuta para tomar uma decisão sobre a questão em disputa.

Artigo anterior
Quais os músicos mais famosos do forró?
Artigo seguinte
Quando é necessário fazer colostomia?