Quando casamos qual nome muda?

Perguntado por: Filipe Valentim Henriques Nascimento Paiva  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Como funciona mudança de nome casamento?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as possibilidades de mudança de nome em decorrência do casamento em nosso país. As regras brasileiras sobre o tema estão previstas no art. 1.565, § 1º do Código Civil, que estabelece que “qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome ao do outro”.

Qual o nome do marido que passa pra esposa?

Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido.

Qual sobrenome sai no casamento?

A lei sobre a mudança de sobrenome no Casamento Civil

Já com o advento do Código Civil de 2002, os maridos passaram a ter o direito de adotar o nome da família da noiva, assim como passou a ser uma opção da noiva manter seu nome de solteira.

Pode escolher o sobrenome do marido?

Sendo assim, a lei no Brasil não impõe mais a alteração do sobrenome e, você pode decidir conforme sua preferência: De acordo com o § 1º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos futuros cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro.

Mudar ou não de nome no casamento civil? | Bel Ornelas

33 questões relacionadas encontradas

Qual o sobrenome que vem primeiro?

Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.

Tem como acrescentar o sobrenome do marido após o casamento?

É possível acrescentar o sobrenome do cônjuge ao nome civil durante o período de convivência do casal. ... De acordo com a Quarta Turma do STJ, a opção dada pela legislação, de incluir o sobrenome do cônjuge, não pode ser limitada à data do casamento.

Quantos sobrenomes posso tirar quando casar?

Quando duas pessoas decidem se casar, ambas podem mudar o sobrenome, e podem incluir sobrenomes do cônjuge (o que é o mais comum), e, caso o façam, podem retirar algum sobrenome que já tinham. Ou podem não mudar seu sobrenome.

Quanto tempo tenho para mudar os documentos depois de casar?

Isso deve ser feito até o mês seguinte ao casamento, para que não corra o risco de se envolver em problemas de nomes diferentes nos documentos, que pode levar até uma 'falsidade ideológica'” – Ricardo Augusto de Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

O que é necessário para mudar o sobrenome?

É possível alterar o nome (prenome) ou sobrenome, desde que cumpridos os requisitos previstos na Lei nº. 6.015/73. ... As razões para alteração são muitas, como, por exemplo, prenome que exponha a pessoa ao ridículo, erro gráfico ou, ainda, acrescentar ou excluir sobrenomes.

Sou casada Posso usar meu nome de solteira?

Não se preocupe: você só muda seu nome se quiser. Na verdade, essa regr permanece por tradição. Hoje, a esposa não precisa adotar o sobrenome do marido se não quiser. E o homem também tem a mesma escolha: embora seja pouco comum, nada impede o marido de adotar o sobrenome da mulher, se ele desejar.

Como atualizar o CPF depois de casar?

Para isso, siga as instruções a seguir:
  1. Acesse o portal de alteração do CPF no site da Receita Federal;
  2. Confira o formulário;
  3. Preencha seu número de CPF e seu nome atual, selecionando no campo "Documento" a opção "Certidão de Casamento". ...
  4. Coloque os demais dados solicitados no formulário e clique em "Enviar".

Quanto custa para mudar de nome no cartório?

Quanto custa o serviço? Os cartórios cobram valores diferentes para fazer a alteração do registro civil e a emissão dos documentos necessários em cada estado. Esses valores são determinados pela Corregedoria Geral da Justiça local. Em São Paulo capital, o procedimento custa R$ 129,20.

Tem como renovar o RG pela internet?

Como solicitar a renovação do RG?
  1. Abra o app e selecione a opção “Solicitar 2ª via do RG“;
  2. Informe os dados solicitados;
  3. Siga as etapas de confirmação de dados;
  4. Anote o local de retirada do documento.

Quantos sobrenomes posso colocar no meu filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Quem vem primeiro o sobrenome do pai ou da mãe?

O que vem primeiro o sobrenome do pai ou da mãe? Por incrível que pareça a ordem de sobrenomes “mãe/pai” não existe.

Como colocar o sobrenome do meu filho?

Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou às vezes só o sobrenome do pai. No entanto, a Lei de Registros Públicos não traz nenhuma obrigatoriedade neste sentido, sendo somente um costume.

Quais as regras para registrar o nome do filho?

Quando nasce uma criança, seu pais ou responsáveis devem registrá-la no Cartório de Registro Civil onde ocorreu o nascimento ou do domicílio dos pais. É importante destacar que o registro deve ser feito no prazo de 15 (quinze) dias, ou no prazo de 60 dias caso a declarante seja a mãe da criança.

Tem como mudar o nome do bebê no cartório?

No Brasil, não é uma operação fácil mudar o nome de uma pessoa oficialmente, portanto essa deve ser a última alternativa. É preciso consultar um juiz, e o pedido só é aprovado quando existe algum tipo de constrangimento causado pelo nome original.

Tem como mudar a idade legalmente?

109 da Lei nº 6.015 /73 permite a retificação de assento de nascimento. No entanto, é imprescindível prova irrefutável acerca do erro apontado.

Onde atualizar o CPF?

Dirija-se a uma unidade de atendimento da rede conveniada à Receita Federal:
  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal; ou.
  • Correios.

Como atualizar meu CPF?

Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br.

Como atualizar o CPF online?

Como regularizar o CPF pela internet?
  1. Entre no site oficial da Receita Federal e clique na opção “Meu CPF”, que aparece logo na tela de início.
  2. Na próxima página, você encontra os serviços em destaque e, para regularizar seu CPF, escolha o serviço “Atualizar CPF”.

Sou casada mas uso documentos de solteira?

É necessário atualizar o 'estado civil' de solteiro para casado! Mesmo que o casal decida não mudar o sobrenome, alguns documentos – como o próprio Registro Geral (RG) e o CPF – precisam ter o item 'estado civil' atualizado. ... Para atualizar a CNH tem que alterar primeiro o RG.

Pode usar documento de solteira?

Após o casamento, é primordial que a noiva atualize seus documentos com nome de solteira. O cônjuge – lembrando que os homens também podem fazer a alteração – que decidir utilizar o sobrenome do outro deverá reemitir RG, CPF, passaporte, CNH e outros títulos.

Artigo anterior
O que significa cessação de benefício?
Artigo seguinte
Quantos irmãos Emma Watson tem?