Quando calibrar as pipetas?

Perguntado por: Júlia Ema Domingues Almeida  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Como deve ser feita a calibração de pipeta volumétrica?

A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2).

Como aferir uma pipeta?

Aferição de Pipeta Volumétrica

Mede-se a massa do conjunto erlenmeyer ou béquer + água. Repete-se a aferição descrita. A seguir, calcula-se o volume da pipeta. A diferença entre as duas determinações não deve exceder de 0,025 mL.

Quais são as regras para o uso de pipeta?

Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.

Qual a tolerância adotada pela vidraria calibrada?

O resultado mostrou uma diferença de 100,90 ± 1,56 para a vidraria calibrada e de 96,02 ± 2,23 % para a não calibrada. Esta diferença pode ser crítica no caso de medicamentos que apresentam o teor próximo à faixa limite de aceitação ou quando o custo da matéria prima é muito elevado.

Calibração de Pipetas - Prix Lab

40 questões relacionadas encontradas

O que é a calibração de vidrarias?

A Calibração de Vidraria é um procedimento que garante um resultado analítico confiável. É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando a Calibração de Vidraria, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões, seja nas vidrarias, balanças ou termômetros.

Como é feita a calibração de vidrarias?

Ao se realizar uma Calibração de Volume o ideal é colocar água destilada em cada vidraria até o menisco, pois a água é considerada o líquido padrão para a calibração de vidrarias. Em seguida, a água deve ser transferida para um béquer previamente pesado. O béquer será pesado juntamente com a água.

Quais são os principais cuidados que o aluno deve ter ao manusear pipetas?

Jamais pipete com a boca – utilize sempre um dispositivo para auxiliá-lo. Utilize pipetas limpas e secas. Utilize pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. O fluxo do líquido deve ser contínuo (tanto na aspiração, quanto na dispensação).

Como funciona uma pipeta de laboratório?

As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. ... Depois, fecha-se a abertura de cima, criando o vácuo que vai segurar o líquido dentro desse instrumento.

Como usar pipeta descartável?

– A parte inferior da pipeta, onde há um êmbolo (bulbo) branco, deve ser encaixada no tubo de coleta. – A pressão exercida no interior do tubo e o filtro, localizado na parte superior da pipeta, farão com que o sangue preencha a pipeta, por capilaridade.

Como calcular o volume de uma pipeta?

Calcular os volumes reais de água medidos a partir da bureta na Parte A (à temperatura ambiente, a densidade aproximada da água é de 1,0012 g cm-3). Idem para as pipetas. Volume verdadeiro = massa de água medida / 1,0012 g cm-3.

O que é aferição do material volumétrico?

O volume pode ser medido confiavelmente com uma pipeta, uma bureta, ou um frasco volumétrico. ... A pipeta volumétrica ou aferida é calibrada para transferir um volume fixo único, entre 0,5 e 200 ml. A pipeta graduada é calibrada como uma bureta, ela é usada para transferir um volume variável, como, por exemplo, 5,6 ml.

Como saber se o volume aferido em uma vidraria está feito de modo correto?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

Como fazer a calibração de uma pipeta?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Como calibrar um balão volumétrico?

Calibração do balão volumétrico: Pese o frasco limpo e seco com precisão de um miligrama. Então encha até a marca com água em equilíbrio térmico e pese novamente. Calcule o volume do balão volumétrico.

Como calibrar o Picnometro?

4.1 – Calibração do picnômetro

Será utilizada água destilada para calibrar o picnômetro. Como existem gases dissolvidos na água, para minimizar erros experimentais esses gases devem ser eliminados através do aquecimento, em um béquer, da água até ebulição, durante alguns minutos.

Como funciona uma pipeta volumétrica?

A sucção deve ser feita com auxílio de uma pera de sucção. A pera de sucção gera uma pressão diferente da atmosférica (fecha o sistema e apresenta válvulas que permitam a retirada de ar de seu interior), que facilita a subida do líquido. Para que o líquido escoa, é necessário que o sistema seja aberto.

Quais são os dois tipos básicos de pipetas?

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).

Como é feita a pipetagem?

A pipetagem consiste em aplicar uma pressão negativa na abertura superior da pipeta para a sucção de líquidos. É expressamente proibido pipetar com a boca e também nem há necessidade, pois existem no mercado vários tipos e modelos de dispositivos auxiliares para pipetas.

Qual a importância da pipeta?

Pipeta é o instrumento utilizado para manipular líquidos em um ambiente laboratorial. Outras vidrarias também podem ser usadas para essa finalidade, mas no entanto, as pipetas são materiais mais específicos para aplicações onde é necessária uma quantidade mais exata de um líquido.

Quais são os 3 tipos de pipetas e quais suas diferenças?

Tipos de pipetas. As pipetas podem ser de vidro ou de plástico e variam de acordo com sua capacidade. Dentre as manuais podemos incluir as do tipo Pasteur, as volumétricas e as graduadas, já as automáticas são classificadas como monocanal ou multicanal.

Qual a função de uma pipeta graduada?

Uma pipeta graduada é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado, com secção uniforme que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Estas pipetas apresentam uma escala que permite efetuar a medição de frações do seu volume total.

O que é calibração de instrumentos de medição?

A Calibração de Instrumentos é um processo que visa verificar se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso, para evitar desvios nos processos de análise e reduzir custos.

Como a temperatura afeta a calibração de uma vidraria?

A diferença da temperatura da água na determinação da massa específica da água e da calibração não deve variar mais que 0,3 °C. Nota: Tanto o instrumento a ser calibrado quanto a água deverão ficar pelo menos 1 hora em estabilização.

Quais os diferentes sistemas de medição utilizados durante a calibração de vidrarias?

A calibração de vidrarias utiliza os mais referenciados métodos, rastreáveis a RBC (Rede Brasileira de Calibração). Isso significa que são seguidos todos os protocolos estabelecidos em normas nacionais e internacionais no processo de calibração.

Artigo anterior
O que quer dizer casa não está averbada?
Artigo seguinte
Como denunciar um militar do Exército?