Quando cabem embargos infringentes no processo civil?

Perguntado por: Laura Martins de Assunção  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência.

Quando cabem embargos de infringentes?

Quando não for unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que poderão ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicação de acórdão, na forma do art. 613. ... Vale destacar que não cabe interposição de embargos infringentes para o órgão acusador.

O que são embargos infringentes no Processo Civil?

O que são Embargos Infringentes:

Embargos infringentes é um recurso que existe em processos criminais. É usado pelo réu quando ele não concorda com uma decisão no processo. Os embargos infringentes permitem que a decisão seja analisada novamente e seja alterada, de acordo com o pedido do acusado.

Qual é a hipótese de cabimento dos embargos infringentes?

[7] Conforme visto no ponto 3, são hipóteses de cabimento para interposição dos embargos infringentes o acórdão não unânime que reforma em grau de apelação a sentença de mérito, ou o acórdão não unânime que julga procedente a ação rescisória.

Quais são as hipóteses de cabimento dos embargos infringentes e de nulidade?

Cumpre esclarecer que são recursos diferentes e autônomos, os embargos infringentes são cabíveis quando o acórdão impugnado possuir divergência em matéria de mérito. Por sua vez, os embargos de nulidade são a impugnação adequada contra acórdão divergente em matéria de nulidade processual.

ENTENDA OS EMBARGOS INFRINGENTES

23 questões relacionadas encontradas

O que são os embargos infringentes e de nulidade?

São recursos oponíveis contra a decisão não unânime de órgão de segunda instância, desde que desfavorável ao réu.

Quando Cabe embargos de nulidade?

Quando a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, não for unânime, e versar a divergência sobre matéria estritamente processual, capaz de tornar inválido o processo, os embargos são denominados "de nulidade", porquanto não lhe visam à modificação, mas à anulação do feito, possibilitando sua renovação.

Qual a principal característica do recurso de embargos infringentes?

O recurso de embargos infringentes é disposto nos arts. 530 a 534, CPC, e sua origem remonta ao direito português. De índole ordinária, permite ao tribunal a reanálise das provas, e tem prazo de quinze (15) dias para ser interposto, de acordo com o art. 508, CPC.

Em que situações poderíamos ter embargos de declaração com efeito infringente?

Podemos, por conseguinte, arrolar três hipóteses em que são admitidos os embargos com caráter infringente: 1) quando utilizados para a correção de erro material manifesto; 2) quando utilizados para o suprimento de omissão; e 3) quando utilizados para a extirpação de contradição.

Quando Cabe embargos infringentes no STF?

O parágrafo único do art. 333 do RI/STF afirma que cabem embargos infringentes se houve, no mínimo, 4 votos divergentes. Em outras palavras, para ser possível esse recurso, a decisão condenatória deve ter sido tomada por maioria e, no mínimo, quatro Ministros devem ter ficado vencidos.

Onde cabem embargos infringentes?

Art. 530. Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência.

O que vem depois dos embargos infringentes?

No atual procedimento dos embargos infringentes que uma vez interpostos, abre-se primeiro vista ao embargado para que responda, só então, os autos seguirão ao Relator do acórdão embargado, para que faça o juízo de admissibilidade. Cabe ao relator agir dentro das prerrogativas do artigo 557 do CPC.

O que significa a palavra infringente?

adjetivo Que pode infringir; que desobedece, desrespeita ou infringe. Etimologia (origem da palavra infringente).

Quando é cabível a carta testemunhável?

Basicamente a carta testemunhável será utilizada quando da denegação de um recurso em sentido estrito ou de um agravo em execução penal interposto pela defesa (ou pelo Ministério Público).

Quais as hipóteses de cabimento de recurso especial?

105 da Constituição Federal preveem o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal ...

Quais recursos foram excluídos do CPC 2015?

Assim, o Código de Processo Civil de 2015 tem o intuito de garantir celeridade e segurança jurídica no processo. Dentre as mudanças ocorridas neste Códex, no tocante aos recursos, foram excluídos o agravo retido e os embargos infringentes. Além disso, o art.

Em quais circunstâncias podem ter os embargos de declaração efeitos modificativos ou infringentes do julgamento?

Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; corrigir erro material.

Quem julga embargos de declaração com efeitos infringentes?

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de que, ao se atribuir efeitos infringentes a recurso de embargos de declaração em que se vislumbra a possibilidade de modificação do julgamento, deve ser oferecida à parte contrária a oportunidade de manifestar-se, resguardando-se, assim, a garantia do ...

Qual o principal objetivo dos embargos de divergência?

​​​No âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o recurso conhecido como embargos de divergência tem a finalidade de uniformizar a jurisprudência interna, sendo direcionado a controvérsias jurídicas de mérito em que os colegiados do tribunal, apesar de tratarem do mesmo objeto e aplicarem a mesma legislação federal ...

O que é recurso regimental?

Agravo regimental, também chamado de agravo interno, sendo este o nome adotado pelo novo CPC no art. 994, inciso III, é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a revisão de suas próprias decisões.

Qual a diferença dos embargos infringentes e de nulidade art 609 único do CPP para os embargos de declaração art 619 do CPP )?

- Embargos Infringentes – a divergência diz respeito a matéria penal (mérito). - Embargos de Nulidades – a divergência diz respeito a matéria processual (nulidade processual). - Prazo: - 10 dias contados da publicação do acórdão embargado.

Quem tem legitimidade para interpor embargos infringentes?

É o recurso cabível em caso de decisão não unanime proferida em segundo grau e desfavorável ao réu. A legitimidade para oposição deste recuro é, em regra, do réu ou seu defensor, por ser via da defesa, como já aclarado. ...

Quem julga embargos infringentes CPP?

Tais embargos devem ser opostos no prazo de 10 (dez) dias, dirigidos e apresentados diretamente ao tribunal de segunda instância, responsável pelo julgamento do recurso em sentido estrito ou da apelação.

É possível o uso dos embargos infringentes em todos os tribunais?

Cabem Embargos Infringentes à decisão não unânime do Plenário ou da Turma: I – que julgar procedente a ação penal; Parágrafo único. O cabimento dos embargos, em decisão do Plenário, depende da existência, no mínimo, de quatro votos divergentes, salvo nos casos de julgamento criminal em sessão secreta”.

Quanto tempo demora para julgar um embargo infringente?

Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e não se sujeitam a preparo”. A partir da entrega da petição ao juiz, o mesmo terá o prazo de cinco dias para julgar os embargos, conforme aponta o artigo 1.024 do Novo CPC.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para ser o enterro?
Artigo seguinte
O que é ideologia para Gramsci?